terça-feira, 7 de setembro de 2010

EXPEDIÇÃO PARAOPEBA


 Navegação Inédita e Histórica no rio Paraopeba

     Quatro navegadores terão o enorme desafio de navegar os mais de 500 km do leito do rio Paraopeba que iniciou-se em 4 de setembro de 2010, partindo do município de Cristiano Otoni (nascente do Paraopeba) até a foz, em Felixlândia. A atividade teve início, nesse dia,  às 9h na Rua Joaquim Ribeiro de Castro (Ponte próxima à Câmara Municipal), e prosseguiu durante o dia com programações culturais diversas, com vistas à mobilização social para a recuperação das águas do Paraopeba.
   Nunca ninguém, ou nenhuma instituição programou fazer registros (filmagens, fotografias, diário de bordo, etc.) e, sobretudo disponibilizou coordenadas geográficas de pontos de poluição/degradação e pontos de preservação e boas práticas, em toda extensão do rio Paraopeba (da nascente à foz).
   Tais registros servirão como referência básica para uma série de atividades lúdico-educativas e institucionais, relacionadas diretamente com a política pública das águas, sobretudo para o Comitê da Bacia do rio Paraopeba e para sua secretaria executiva, o Consórcio Intermunicipal da bacia Hidrográfica do rio Paraopeba - CIBAPAR.
   O potencial histórico e de exclusividade do material gerado é tão grande que um marco em praça pública será implantado nas cidades de Betim, Esmeraldas e Paraopeba/Caetanópolis e guardará cópia da filmagem e do livro de forma a ser aberta e comparada com a situação futura, em 5, 10, 20 e 30 anos respectivamente, juntamente com a CARTA DO PARAOPEBA, com os compromissos e metas de qualidade e quantidade assumidas pela administração pública estadual, prefeituras e usuários das águas; bem como por instituições da sociedade civil, cidadãs e cidadãos.
Passeata pela recuperação do rio Paraopeba, em Cristiano Otoni, dia 16 de agosto de 2010
  Como outro de seus objetivos específicos encontra-se a formação de um embrião de mobilização social para a recuperação do rio, a Rede Solidária de Vigilância Permanente – ReSOL, formada inicialmente por mais de 600 pescadores, estudantes e professores; moradores localizados às margens de toda extensão do rio. Estes cidadãos e cidadãs já participaram de diversas atividades realizadas antes do início da navegação.
    A empresa Geosan fará análises das águas em todas paradas culturais utilizando-se de uma sonda multiparâmetros da Clean Environment Brasil. Os resultados são apresentados em tempo real.
   A Expedição é uma realização do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CIBAPAR), em parceria com a Petrobras, Gerdau-Açominas, Ferrous, Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil, Fiat, Usiminas, Brennand Cimentos, Instituto Ekos, CBH-Paraopeba e Prefeituras Municipais. Além de contar com recursos públicos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (FHIDRO).
   A Marinha do Brasil, de forma inédita, irá participar da navegação, cumprindo suas competências específicas de salvaguardar a vida humana, garantir a segurança e prevenir a poluição advinda das embarcações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário