segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"Um inimigo do povo - a história de um homem livre"

Contax apresenta:


“Um inimigo do povo – a história de um homem livre”
Teatro Marília – Belo Horizonte - Brasil
12 a 27 de novembro
Quinta a sábado 20h30
Domingo 19h
Informações: (31) 3277-4697

   Uma excelente opção de teatro em Belo Horizonte é a peça “Um inimigo do povo – A história de um homem livre”. Trata-se de uma adaptação de uma obra prima do autor norueguês Henrik Ibsen que “apresenta as contradições humanas e a impotência do indivíduo diante a unanimidade.”
   São abordados temas de nossa contemporaneidade como a questão dos agrotóxicos, as relações de poder na sociedade; a questão da representação política, o contexto das massas e a excelente mensagem sobre a conquista da liberdade. O que afinal é ser livre na sociedade atual ? O que pensa a massa ? O pensamento da grande maioria da população é de fato expressão do que realmente queremos ou é a imposição da grande mídia sobre as ações humanas ? Este espetáculo de mérito em conteúdo, tem excelente performance dos atores, além da boa direção e adaptação atual como foi dito, pode nos levar a questionar inúmeras atitudes dos seres humanos. Desde como percebemos os problemas da sociedade, como os problemas ambientais e até mesmo nos levar a indagações de como conquistar a liberdade de imprensa, de livre manifestação da opinião diante a pressão do poder econômico.
   “O texto, adaptado pelo diretor e dramaturgo Walmir José, apresenta como personagem central o Dr. Tomás Stockmann, pesquisador da universidade de uma cidade do interior que toma atitudes frente à proliferação do uso indiscriminado de agrotóxicos. A cidade é administrada por seu irmão, o prefeito Pedro Stockmann que recebe as novas pesquisas realizadas pelo cientista como uma ameaça à prosperidade da região.”
   O autor Henrik Ibsen (1828-1906) “foi um dos revolucionários do teatro moderno na medida em que colocou em cena não um mundo idealizado, povoado de heróis e heroínas sobre-humanas, mas sim os sentimentos resultantes das desavenças comuns à maioria das pessoas da classe média de seu tempo.
   Deste modo foi considerado o Shakespeare do drama moderno, superando o dualismo existente entre o artificial (o que se passava no palco) e a realidade (a vida secreta das pessoas da platéia), tornando mais próxima a representação dos verdadeiros dramas íntimos dos seus personagens.”
   Um momento interessante é quando os espectadores sentem-se parte da peça quando da realização de uma Conferência. Vale à pena assistir e divulgar.

Ficha técnica:


Texto: Um inimigo do povo
Autor: Henrik Ibsen
Diretor e Adaptador: Walmir José
Diretor assistente: Rômulo Duque
Elenco por ordem de entrada:
Jefferson da Fonseca Coutinho (Dr. Tomás Stockman)
Geraldo Peninha (Pedro Stockman)
Ana Amélia Cabral (Catarina)
Bianca Tocafundo(Petra)
Olavo de Castro (Lessa)

Márcio Miranda (Horta)
J. Bueno (Velho Martins)
Beto Plascides (Jorge Aslaksen)
Luiz Hermidas (Bêbado)
Participação especial em vídeo: Christiane Antuña
Preparadora corporal: Dulce Beltrão
Preparadora vocal: Silvana Stein
Trilha sonora original – Léo Correia
Preparação músico/instrumentista – Fabiano Martins
Iluminação: Felipe Cosse e Juliano Coelho
Concepção cenográfica – Walmir José e Rômulo Duque
Execução de cenário – José Geraldo
Figurinos e adereços – William Rausch
Técnico – Alex Magalhães
Participação vozes gravadas – Abdon Braga, Dílson Mayron, Carla Cristina, Fernanda Botelho, Léo Correia, Marcelo Duque, Marísia do Prado, Ricardo Batista, RômuloDuque.
Programação visual: Márcio Miranda e Samuel Araújo
Assessoria de imprensa – Luciana Rocha
Fotografias – Andrea Maia e Nello Aun
Produção – Rômulo Duque e Marisia do Prado


Nenhum comentário:

Postar um comentário