quinta-feira, 27 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES EM BH E NO BRASIL BASEIAM-SE NA PAZ



                                         Manifestação pacífica em BH - Foto: Jornal O Ecoambiental

   As manifestações que ocorrem em BH e no Brasil buscam unir pessoas na direção de um Brasil e mundo melhor, pacificamente.
   O ato de caminhar pelas ruas pacificamente e manifestarmos o que o Brasil precisa melhorar em todos os aspectos socioambientais vem renovando a política nacional. 
                              Cartazes dos manifestantes em BH - Foto: Jornal O Ecoambiental
   Quem percorre as ruas percebe a população jovem e adulta buscando construir alternativas para vencermos a crise socioambiental que o Brasil e o mundo atravessam.  Alguns manifestantes levam crianças no colo, levantam cartazes, tambores, cantam, apitam, acenam bandeiras e acreditam que unindo bons pensamentos e atitudes podemos vencer a opressão de sociedades insustentáveis. A Paz é o caminho das vitórias que a sociedade brasileira está conquistando nas ruas.

Jovens acreditando em um Brasil melhor Foto: Jornal O Ecoambiental
 
População de todas as idades presentes a manifestação em BH
Foto: Jornal O Ecoambiental
 
  Ontem, em BH foi decretado feriado municipal.  Mais de setenta mil pessoas saíram em passeata do centro da capital, na Praça 7,  em direção ao Mineirão.  Grande parte levantava cartazes com inúmeras mensagens que atestam o caráter pacífico que une a maioria dos manifestantes.  O simples ato de caminhar é um ato de não violência. Assim Mahatma Gandhi uniu a Índia na defesa do povo de seu país.  Por ocorrer no dia do jogo entre o Brasil e Uruguai, a manifestação questionou os gastos com a Copa das Confederações e Copa do Mundo, com frases e cartazes dizendo: “queremos educação e saúde públicas com o padrão Fifa”.  Quem ainda não compreendeu o porque das manifestações no Brasil basta andar nos ônibus coletivos nas grandes cidades do país nos horários de pico. Como a população leva mais de seis meses para conseguir uma consulta no SUS. Por que a maioria dos jovens brasileiros está excluída de uma educação pública de qualidade?  Por que os professores públicos recebem em MG menos de mil reais?  Os problemas de degradação ambiental que o país e a Amazônia vêm sofrendo; ainda somos um dos países de pior distribuição de renda do mundo e que utiliza a maior quantidade agrotóxicos nos alimentos no planeta. Tudo isto contrastando com a divulgação de que o Brasil está entre as sete maiores economias do mundo. Além de nosso país abrigar tantos recursos naturais que poderiam beneficiar a toda população com qualidade de vida para todos.
                                Manifestantes em passeata em BH - Foto: Jornal O Ecoambiental
   A crise que o Brasil atravessa é uma crise socioambiental que atinge todo o mundo, na medida em que a economia é globalizada.  Sempre é atual a fala emblemática de Serven Suzuki na Eco/92 que hoje nas ruas vemos inúmeros jovens traduzindo suas palavras pacificamente manifestando que o Brasil e o mundo precisam acordar e construir cidades que respeitem o ser humano melhore a qualidade de vida de todos e defendamos o meio ambiente, que toda nossa espécie humana e biodiversidade necessitam para sobreviver.
  O que o Brasil vem manifestando pacificamente nas ruas que é possível construirmos uma Nação sustentável. Não apenas com conquistas simbólicas de redução de centavos em passagens, mas mostrando que é possível nos unirmos em busca de melhor educação, saúde, alimentação, transporte, lazer, cultura, meio ambiente sadio para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário