quinta-feira, 11 de julho de 2013

DIA NACIONAL DE LUTA


 










    O Brasil quer uma sociedade sustentável, com qualidade de vida para todos.   E tudo começou com a manifestação dos povos indígenas em defesa de suas culturas e da Floresta Amazônica. Logo em seguida, a juventude sintonizada com a causa socioambiental  vai às ruas em defesa de um transporte público “passe livre”, “tarifa zero”, por saúde e educação publica “padrão Fifa”.  Agora, os sindicatos fazem lembrar à sociedade a exclusão que atinge a maioria da população brasileira. 
  O Brasil está no caminho da conquista de uma sociedade sustentável, com qualidade de vida e meio ambiente sadio para todos. Este  caminho passa pela distribuição de renda já; pela valorização e apoio a agricultura familiar, a agroecologia, a produção orgânica sem agrotóxicos; queremos saúde e educação pública de qualidade e para todos; queremos cidades sustentáveis, com a valorização da cultura popular, regional; queremos um país sem discriminações étnicas, com valorização e respeito  aos povos indígenas, às comunidades quilombolas e às populações tradicionais. Queremos a democratização das comunicações, o fim da precarização nas relações  de trabalho e terceirizações.  Aqui em Minas lutamos pela melhoria da qualidade de vida e meio ambiente da Serra do Curral; pela  criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela, em defesa das nascentes que abastecem a região metropolitana de BH. O atendimento das reivindicações dos aposentados, que sempre trabalharam pelo fortalecimento da economia do país e que ainda não têm seus direitos respeitados.   Queremos uma sociedade ambientalmente mais sadia,  com qualidade de vida para toda a população jovem e adulta.
   Sabemos que a democracia política só existirá de fato quando houver uma democracia econômica. Sendo considerada uma das maiores economias do mundo nosso país pode promover esta democracia econômica. A sociedade civil brasileira está aprendendo este caminho nas ruas. Que nossas manifestações populares continuem seguindo a fundamentação pacífica, com muita criatividade, solidariedade e alegria nas ruas. O Brasil precisa valorizar os brasileiros. Precisa valorizar o trabalho dos pais e famílias para que nossa juventude tenha perspectiva de um presente e futuro melhor.  Somos um povo feliz, que sabe o valor de habitarmos esta Nação megadiversa, que possui água, florestas, clima, biodiversidade e diversidade cultural das mais importantes do planeta. O Brasil não precisa imitar o caminho de outros países, de economias e sociedades insustentáveis, porque estamos construindo o caminho de nossa sustentabilidade. O Brasil fazendo sua parte pode contribuir em muito para um mundo sem aquecimento global, sem exclusão de bilhões de seres humanos a uma vida digna. Defendemos a autodeterminação dos povos em defesa de toda a humanidade e da sustentabilidade do planeta.  Estamos seguindo  o caminho da “civilização brasileira”, de uma sociedade sustentável. Não é um sonho, uma utopia apenas, mas o Brasil dá passos concretos de um bom significado a existência humana.  Basta de tanta opressão.   Que possamos unir cada vez mais pessoas e instituições que acreditam no que de bom nossa espécie humana possui para que a defesa da vida seja prioridade e a valorização de todo meio ambiente seja um direito de todos humanos e todas as formas de vida na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário