quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

EDITORIAL DE FEVEREIRO 2014


   A busca de um meio ambiente mais sadio está no centro de debates da atualidade. 
Enquanto cientistas de várias ideologias  discutem se há ou não aquecimento global, rios, mares, oceanos, terras, atmosfera, ecossistemas estão sofrendo as consequências das atividades produtivas humanas.
   Em se tratando de meio ambiente as populações e culturas que mais se harmonizam com o todo ambiente são aquelas que não estão dentro de universidades, escolas e academias. As culturas e saberes de povos indígenas, culturas tribais, de diversas etnias são justamente as que mais sofrem com a degradação do meio ambiente. A alienação do ser humano sobre si mesmo e do mundo que o cerca provocam conflitos socioambientais dos mais diversos: a contaminação de rios, cursos d'água;  o desmatamento - como da Floresta Amazônica e nos centros urbanos; a poluição atmosférica; as mudanças climáticas; a contaminação de alimentos com uso abusivo de agrotóxicos; a queima indiscriminada de combustíveis fósseis; a exposição humana contínua a radiação de ondas eletromagnéticas como de celulares; espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, inclusive os seres humanos; o desenvolvimento de tecnologias de exclusão e não de inclusão; as precárias condições de: saúde, educação, alimentação, trabalho, transporte, moradia de bilhões de pessoas no mundo; sofrimento humano que origina o surgimento de diversas seitas, religiões que buscam solucionar conflitos da alma em comércio mercadológico. Acreditando-se em Deus ou não, podemos nos unir para que a pessoa humana no Brasil e no mundo possam conquistar uma vida digna e partilhar um meio ambiente mais sadio e feliz.
    Os problemas e conflitos socioambientais  podem ser vencidos pela humanidade. Basicamente uma das formas dos conflitos socioambientais está na contradição de um apelo exacerbado ao individualismo e ao consumo sem limites em detrimento dos problemas ambientais que são coletivos. Atingem toda sociedade. Como resolver este problema ? A saída está na coletividade. Na união de pessoas e atitudes em defesa da vida, de todos os seres humanos. Na valorização da vivência comunitária, cidadã, de culturas e saberes. Exercitar a tolerância, o saber ouvir e a disposição em aprender. Unir saberes que contribuem na evolução do ser. Aprender com a natureza e todo meio ambiente para termos mais felicidade, amor, prosperidade, saúde, harmonia, paz.

Inscreva-se no blog do Jornal O Ecoambiental: www.oecoambiental.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário