terça-feira, 15 de abril de 2014

O QUE SÃO ALIMENTOS ORGÂNICOS



O QUE SÃO ALIMENTOS ORGÂNICOS 

    Ter qualidade de vida e meio ambiente saudável é direito de todos nós. O acesso ao consumo de alimentos produzidos dentro da agroecologia, da agricultura orgânica ou biológica deve estar disponível para toda a população. É preciso aumentarmos a produção de alimentos orgânicos, conquistando preços acessíveis para toda a população. Segundo os técnicos da Emater é possível se produzir alimentos orgânicos em grande escala. Resta a população conquistar este direito a uma melhor saúde e meio ambiente. Nosso Jornal O Ecoambiental divulga redes de produção agroecológicas como a Rede Terra Viva, no intuito de favorecer a população conhecer os produtores de alimentos sem agrotóxicos.
  Consideramos que existem alguns caminhos que podemos trilhar na solução deste problema socioambiental: plantar alimentos orgânicos com orientação técnica ( em áreas rurais, em casas, apartamentos, lotes vagos) ou comprar dos produtores orgânicos diretamente.  
Que possamos nos unir na conquista de uma melhor qualidade de vida e meio ambiente mais sadio  para todos.


   Definição 1

O que é alimento orgânico?

Dra. Elaine de Azevedo:

  "O alimento orgânico não é somente “sem agrotóxicos” como se veicula normalmente. Além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos (e isso resulta na isenção de uma infinidade de subprodutos como nitratos, metais pesados, etc) ele também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso das radiações ionizantes (que produzem substâncias cancerígenas, como o benzeno e formaldeído) e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.

Alimento orgânico vem da Agricultura Orgânica que na Legislação Brasileira de 2007 tem como objetivos a auto-sustentação da propriedade agrícola no tempo e no espaço, a maximização dos benefícios sociais para o agricultor, a minimização da dependência de energias não renováveis na produção, a oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente, o respeito à integridade cultural dos agricultores e a preservação da saúde ambiental e humana.

Você deve também entender que alimento orgânico não é menor ou de aspecto inferior do que o convencional. Normalmente esse tipo de alimento provém de uma fazenda orgânica em sua fase inicial de produção ou a um sistema produtivo que não aplica adequadamente as práticas da agricultura orgânica.

Um alimento orgânico de qualidade é competitivo, saboroso e mais saudável que o convencional." (Dra. Elaine de Azevedo - nutricionista - autora do livro - "Alimentos Orgânicos" - Editora Senac)

Definição 2

O que são alimentos orgânicos


   "Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. O Brasil, em função de possuir diferentes tipos de solo e clima, uma biodiversidade incrível aliada a uma grande diversidade cultural, é sem dúvida um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica.

   Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais."  (Ministério da Agricultura)


Definição 3

    "Agricultura orgânica ou agricultura biológica é o termo frequentemente usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como certos fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável.

A sua base é holística e põe ênfase no solo. Os seus proponentes acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais. Em diversos países, incluindo os Estados Unidos (NOP - National Organic Program), o Japão (JAS - Japan Agricultural Standard), a Suíça (BioSuisse) a União Europeia (CEE 2092/91), a Austrália (AOS - Australian Organic Standard / ACO - Australia Certified Organic) e o Brasil (ProOrgânico - Programa de Desenvolvimento da Agricultura2 ), já adotaram programas e padrões para a regulação e desenvolvimento desta atividade.

Este sistema de produção, que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Pressupõe ainda a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos. "(Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário