domingo, 9 de novembro de 2014

PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS

Apresentação do Projeto Música nas Escolas Praça 7 BH - Foto: Jornal Oecoambiental

 O Projeto Música nas Escolas, que há nove anos promove o ensino de música para crianças e jovens,  realizou uma bela apresentação no evento Varanda Cine Brasil,  no quarteirão fechado da Rua dos Carijós - Praça Sete.

Os mais de 30 jovens regidos pelo maestro Rogério Vieira apresentou composições eruditas e populares como:

- Rondó - Henry Purcell;
- Marcha Turca - Ludwig van Beethoven;
- Bydlo - Modest Mussorgsky;
- Edvard Grieg - No Hall do Rei da Montanha;
- Dmitri Shostacovitch - Valsa da Jazz Suite n°3;
- Rogério Vieira - Minueto em ré;
- Josué Francisnáel - Mí Pasión;
- John Williams - Star Wars;
- Monty Norman - James Bond;
- Adele - Skyfall;
- Ennio Morricone - O bom, o mau e o feio;
- Klaus Badelt - Piratas do Caribe;
- Joaquim Callado - Flor Amorosa;
- Toquinho - Aquarela;
- Luiz Gonzaga - Asa Branca




   O Projeto Música nas Escolas, idealizado e produzido pela Imago Mundi Cultural, que tem a frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages, engloba as orquestras Jovem Vallourec, Orquestra Jovem da Escola Estadual Padre João Botelho e o Grupo de Câmara. Os músicos realizam concertos em escolas e locais públicos de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais, sempre com a regência do maestro Rogério Vieira. 



   Inspirado no maestro Heitor Villa Lobos, um dos primeiros a introduzir a música nas escolas, o Música nas Escolas teve início em 2005, numa iniciativa da Imago Mundi Cultural. O projeto incentiva e investe na formação musical de crianças e adolescentes, de oito a 20 anos, estudantes de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por meio de concertos didáticos e cursos de formação musical, eles têm acesso à história de grandes compositores da música erudita e popular, têm aulas de teoria musical, história da música e apreciação musical. 

   Ao ingressarem no projeto, eles participam de aulas diárias e gratuitas de instrumento musical à sua escolha, como: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas transversais e doces, trompetes, fagotes, oboés e percussões etc. As aulas são ministradas por 15 professores contratados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que os aproximam do universo da música erudita e popular. 

   Desde o início do projeto, já são mais de 200 apresentações realizadas para cerca de 60 mil espectadores em eventos culturais, escolas, creches, hospitais, metrôs e praças da capital e do interior de Minas Gerais. 

   Depois de anos estudando e respirando música, muitos jovens continuam no projeto aperfeiçoando-se e atuando como multiplicadores do conhecimento adquirido. A qualidade do planejamento pedagógico e da formação musical também favorece a atuação de vários integrantes das orquestras em grupos profissionais, fora do âmbito do projeto, propiciando a geração de emprego e renda para os jovens músicos, e também tem favorecido a entrada de alguns músicos em conceituadas universidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário