segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A COP 21 - AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, A SOCIEDADE CIVIL E OS GOVERNOS


  A CONFERÊNCIA DO CLIMA – PARIS 21 que será realizada em dezembro deste ano refletirá o nível de compromissos e ações efetivas que o Brasil e o mundo tomarão diante o agravamento das consequências das mudanças climáticas em nível local e global.
  Sabemos que os segmentos mais empobrecidos de todos os Países é que mais sofrem as consequências destes conflitos socioambientais: como a escassez de água, o êxodo rural crescente; os refugiados que em todo o mundo alcançam mais de 50 milhões de pessoas.
  É urgente valorizar o ser humano possibilitando a todos o acesso a uma melhor qualidade de saúde e educação públicas, principalmente nos países em desenvolvimento. Precisamos deter o desmatamento urbano e na Amazônia. Deter a contaminação química crescente no Brasil com o uso abusivo de agrotóxicos na produção de alimentos. Que possamos conquistar a oferta de alimentos sem agrotóxicos com preço acessível para toda a população.  Valorizarmos o saber das populações tradicionais e indígenas. Há uma urgência em se renovarem as matrizes energéticas com tecnologias limpas.

   A sociedade civil brasileira e mundial tem um papel fundamental de debaterem e buscarem unir esforços no sentido de que haja avanços em ações e compromissos efetivos de valorização da pessoa humana e de todo o meio ambiente. Propomos que os debates e a participação da sociedade civil do Brasil e de todo o mundo seja ampliada e ouvida.  Que de fato as pessoas e Governos sejam mais solidários e possamos nos unir para vencermos os problemas socioambientais que se agravam no Brasil e em todo mundo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário