quarta-feira, 23 de junho de 2021

PROFESSORES E SEUS TRABALHOS DURANTE A PANDEMIA EM PESQUISA DA UNESCO

 

UNESCO realiza pesquisa com professores sobre seu trabalho durante a pandemia

Fonte: ONU - BRASIL
  •    Durante este período de pandemia, os professores têm sido a sustentação dos sistemas educacionais e precisaram fazer adaptações em um contexto de educação a distância, presencial ou híbrida.
  •    Por isso, a UNESCO quer conhecer suas experiências e estratégias de trabalho implementadas, através de um formulário online.
  •    A "Pesquisa de professores da América Latina e do Caribe sobre sua situação e necessidades de apoio no contexto do COVID-19" busca reunir as opiniões de professores de toda a região sobre os desafios que enfrentaram durante a pandemia, os ajustes metodológicos e curriculares feitos por eles e suas necessidades de apoio em meio à incerteza.
  •    Os resultados serão úteis para a tomada de decisões em nível local, nacional e regional, para promover programas de treinamento e apoio relevantes e oportunos para trabalhadores da educação.
professora usa máscara em sala de aula
A pesquisa online da UNESCO busca fornecer subsídios para promover uma melhor resposta às demandas educacionais que a pandemia causada pela COVID-19 continua impondo

   No contexto da crise sanitária causada pela COVID-19, a maioria dos países implementou estratégias de educação a distância, e isso fez com que os docentes tivessem que desenvolver novas estratégias de ensino e ajustar-se às exigências desta modalidade de trabalho e ensino. A transformação impulsionada por este contexto implicou novas necessidades de formação e apoio para o pessoal docente, em um contexto de educação a distância, presencial ou híbrida.

   Diversos estudos realizados até o momento demostraram que os professores tiveram que maximizar seus esforços, tanto para enfrentar condições de trabalho desfavoráveis, como para ajustar seu trabalho pedagógico às novas exigências da educação a distância, com recursos escassos e, na maioria dos casos, desconhecidos anteriormente. 

   O Escritório Regional de Educação para América Latina e o Caribe (OREALC/UNESCO Santiago), com a colaboração do Instituto de Tecnologias da Informação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (IITE/UNESCO), propuseram a realização de uma pesquisa com os professores de América Latina e do Caribe com o objetivo de aprofundar a dimensão pedagógica e curricular das transformações realizadas. Da mesma forma, esta pesquisa busca identificar e priorizar os desafios e necessidades de apoio e treinamento para os próximos ciclos educacionais.

   As informações fornecidas na pesquisa serão anônimas e confidenciais, e serão usadas somente para finalidades de estudo. Os resultados permitirão fornecer melhores orientações para que os países possam desenvolver programas de apoio e formação pertinentes e oportunos aos professores. Ademais, o escritório da OREALC/UNESCO, através de sua Estratégia Regional para Docentes, vai fornecer materiais e espaços de diálogo político, com o intuito de divulgar seus resultados e promover uma melhor resposta às demandas educacionais que a pandemia causada pela COVID-19 continua impondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário