quarta-feira, 6 de setembro de 2023

CEPAL E AS PROJEÇÕES DE CRESCIMENTO PARA OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E CARIBE


Estudo Econômico da América Latina e do Caribe 2023
Legenda: De acordo com o Estudo Econômico da América Latina e do Caribe deste, os países da região continuarão a enfrentar um panorama econômico e social bastante complexo. Prevê-se que o baixo crescimento econômico e do comércio mundial continue, e apesar da queda na inflação.
Foto: © CEPAL

FONTE: ONU - BRASIL

   A comissão regional das Nações Unidas divulgará o Estudo Econômico da América Latina e do Caribe 2023, no qual avalia o desempenho das economias da região nos últimos meses e atualiza as suas estimativas de crescimento para cada um dos países..

Sobre o Estudo Econômico da América Latina e do Caribe:

Com sua primeira edição apresentada em 1948, o estudo é publicação periódica mais antiga da CEPAL. Agora, na sua 75ª edição, o relatório resume o desempenho da economia regional e analisa sua evolução em 2023 e as perspectivas para 2024. 

De acordo com o relatório deste ano, os países da América Latina e do Caribe continuarão a enfrentar um panorama econômico e social bastante complexo. Prevê-se que o baixo crescimento econômico e do comércio mundial continue, e apesar da queda na inflação, as taxas de juro elevadas e a menor liquidez global persistem, o que implica custos elevados para o financiamento que a região pode obter.

Neste contexto, espera-se que o crescimento das economias da região permaneça baixo em 2023 e 2024, com espaço fiscal limitado para enfrentar as crescentes exigências de gastos sociais e investimentos.

Juntamente com a análise da conjuntura macroeconômica da região, a segunda parte do estudo examina de forma especial o papel do investimento para o crescimento e o combate às mudança climática, bem como o financiamento de uma transição sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário