segunda-feira, 30 de outubro de 2023

UNIDO - BIOGÁS E GEF BIOGÁS BRASIL - INOVAÇÃO INDUSTRIAL

 

FONTE: ONU - BRASIL

   Especialistas da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e do projeto GEF Biogás Brasil participaram de palestras e de reunião técnica com gestores da indústria na feira de inovação Mercopar, organizada pelo Sebrae em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

O projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), implementado pela UNIDO, financiado pelo GEF e conta com o CIBiogás como principal entidade executora.


Especialistas da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e do projeto GEF Biogás Brasil participaram de duas palestras durante a feira de inovação Mercopar, dias 18 e 19 de outubro, em Caxias do Sul (RS).

O primeiro painel, no dia 18, teve o tema “Perspectivas e inovação na indústria mundial: uma visão da UNIDO”. O evento contou com a participação do gerente de projetos da Divisão de Descarbonização e Energia Sustentável da UNIDO, Luca Longo; da gerente de projetos da UNIDO no Brasil, Sérgia Oliveira; e do diretor técnico do Sebrae-RS, Ayrton Ramos.

“Fizemos uma apresentação sobre a visão da UNIDO a respeito da inovação. Foram destacados pontos que a UNIDO considera relevantes, como sustentabilidade na indústria, descarbonização, e colocar o bem-estar em primeiro lugar em todo o processo de inovação”, explicou Sérgia Oliveira, da UNIDO no Brasil.

Luca Longo, que veio diretamente da sede da UNIDO em Viena, na Áustria, para participar da feira no Brasil, representou a organização no evento:

“Tivemos a chance de discutir vários temas relacionados ao projeto GEF Biogás Brasil e, mais amplamente, ao desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável. Fizemos apresentações com nossos parceiros no Brasil, como MCTI, Sebrae e outros. Espero que as discussões que tivemos nesses dias abram caminho para maior cooperação no futuro”. 

Ayrton Ramos, do Sebrae-RS, participou do painel como mediador:

“O painel da UNIDO falou sobre desenvolvimento industrial, principalmente a partir dos programas vinculados à sustentabilidade. Houve uma especial ênfase ao trabalho da digitalização, e uma conexão grande entre vários projetos”. 

Sérgia Oliveira e Luca Longo também participaram do podcast “Plano de vôo”, produzido pelo Sebrae-RS. A gravação do episódio ocorreu em um estúdio montado na Mercopar. Os especialistas conversaram sobre descarbonização na indústria e caminhos para um desenvolvimento mais inclusivo. O episódio vai ao ar no dia 23 de novembro em plataformas de streaming.

Legenda: Segunda palestra focou na eficiência energética da indústria.
Foto: © UNIDO

Já o segundo painel, no dia 19, intitulado “Sustentabilidade e inovação: eficiência energética na indústria”, contou com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Sebrae, da UNIDO e do projeto GEF Biogás Brasil.

Participaram da palestra o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCTI, Gustavo Ramos; o especialista em Políticas Nacionais do projeto GEF Biogás Brasil e consultor da UNIDO, Tiago Quintela Giuliani; o gerente do Departamento de Agronegócios e Alimentos na FINEP, Jorge Luiz Jardim; e, na mediação, a gerente de projetos da UNIDO no Brasil, Sérgia Oliveira.

“Abordei as políticas públicas relacionadas à área de transição energética, e dei um enfoque bastante forte na atuação do MCTI na temática de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e no que nós temos feito ao longo dos anos para impulsionar os combustíveis sustentáveis e energias renováveis”, contou Gustavo Ramos, da SETEC/MCTI.

Além das duas palestras, consultores da UNIDO pelo projeto GEF Biogás Brasil participaram de uma reunião técnica com o Polo Sebrae de Indústria e gestores do setor, no escritório do Sebrae em Caxias do Sul. A reunião teve como foco as oportunidades de parcerias entre o Sebrae e a UNIDO. A discussão foi liderada pelo especialista em Cadeia de Valor do projeto GEF Biogás Brasil, Emilio Beltrami, e pelo especialista em Políticas Nacionais do projeto, Tiago Quintela Giuliani.

“Dialogamos sobre desafios da competitividade na indústria brasileira, e sobre uma interação internacional onde a UNIDO pode se colocar como elemento catalizador de novos conhecimentos. Trazendo boas práticas, inovações, novos modelos de desenvolvimento das cadeias produtivas, soluções de problemas que as empresas enfrentam no dia a dia, possibilidade de crescimento com aumento da produtividade e, portanto, crescimento econômico a nível nacional”, explicou Emilio Beltrami, da UNIDO no Brasil.

Tiago Quintela Giuliani, também consultor do escritório da UNIDO em Brasília, apresentou os resultados do projeto GEF Biogás Brasil aos gestores do setor industrial que participaram do encontro no Sebrae-RS:

“A reunião foi muito positiva. Conseguimos transmitir impactos e soluções que podem auxiliar o Sebrae no desenvolvimento das suas atividades e ações diárias. O próximo passo, agora, junto ao Sebrae, é o desenvolvimento de uma cooperação técnica entre as instituições, envolvendo a UNIDO e o próprio governo”. 

O projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo MCTI, implementado pela UNIDO, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e conta com o CIBiogás como principal entidade executora. O projeto converge ações e investimentos de organismos internacionais, setor privado, entidades setoriais e do Governo Federal pela diversificação da geração de energia renovável no Brasil por meio do biogás.

A Mercopar é uma feira de inovação e negócios organizada pelo Sebrae em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O tema da Mercopar deste ano foi o conceito de ESG, sigla em inglês que corresponde a práticas corporativas em torno de prioridades ambientais, sociais e de governança. A feira ocorreu entre os dias 17 e 20 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário