Belo Horizonte possui uma vocação natural para o comércio. As feiras representam uma característica importante desta vocação. A palavra feira tem origem no latim, significa "dia de festa". As feiras surgiram entre os séculos X e XI com as transformações da sociedade feudal, gerando um crescimento urbano, mudanças no sistema de produção e abastecimento alimentar.
Belo Horizonte possui um Patrimônio Cultural diferenciado porque abriga a maior feira livre aberta da América Latina : A Feira Hippie BH. Fundada em 1969 segundo o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de BH . Um grupo de artesãos, artistas, estudantes, professores se uniram para expor seus trabalhos com o objetivo de levar a arte para a população. Sendo um encontro de pessoas, expositores, feirantes de várias vertentes a Feira Hippie de BH é um espaço diferenciado de convivência que merece todo reconhecimento e valorização tanto do poder público como pela população.
O trabalho dos feirantes que chegam pela madrugada de domingo para organizar a exposição de seus produtos, os visitantes, turistas, a gastronomia, conferem um ar de muita diversidade cultural.
Um recente abaixo assinado da população propondo estender o horário de funcionamento até às 15 h, melhorar o cuidado com a limpeza, mais lixeiras aliados a um trabalho de conscientização da população para manter um meio ambiente sadio. Melhorar a segurança e a assistência a população em situação de rua pela prefeitura também durante a feira, e abrir novos espaços de manifestações culturais em toda a feira são propostas importantes para um salto de qualidade na Feira Hippie.
Todos os setores que fazem a Feira Hippie acontecer são importantes, desde o Corpo de Bombeiros, expositores, poder público, a limpeza urbana, visitantes. O diálogo entre feirantes, a população e o poder público é muito importante para que estas propostas possam ser encaminhadas e a Feira Hippie de BH siga sua história de proporcionar momentos de felicidade, de lazer e cultura para os visitantes e reconhecimento do importante trabalho desenvolvido pelos feirantes.