sábado, 16 de junho de 2012

RIO + 20 EM TEMPO REAL


  As Nações Unidas estão transmitindo ao vivo pela Internet (webcast) a Conferência oficial e alguns eventos paralelos. Haverá conteúdo ao vivo para até cinco eventos simultâneos, conforme descrito a seguir:

- A Plenária principal terá transmissões em inglês e na língua do orador.

- Mesas-redondas: transmissões em inglês e na língua do orador.

- Coletivas de imprensa (são 2 lugares): transmissões em inglês e na língua do orador.

- ‘Major Groups’: transmissões em inglês e na língua do orador.

- ‘Diálogos’ (16 a 19 de junho): Inglês e português.

    Por motivos técnicos, as Nações Unidas não transmitirão mais do que cinco eventos paralelos, e nunca em mais do que duas línguas. No local da Conferência, diversos eventos e reuniões serão traduzidas também para o português. O endereço é o www.un.org/webcast

   A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também realizará ampla cobertura. Acesse  a página especial da EBC em http://rio20.ebc.com.br/
 Informações diárias até o final do evento em www.onu.org.br/rio20 ; www.facebook.com/ONURioMais20 . www.twitter.com/ONU_RioMais20













quinta-feira, 7 de junho de 2012

RIO + 20 - PROGRAMAÇÃO


Eventos oficiais:

III Reunião do Comitê Preparatório para a Rio+20

13/06/2012 - 15/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Reunião preparatória


Desemprego, trabalho decente e migrações
16/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Debate


Desenvolvimento Sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras
16/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Debate


Desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza
16/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Debate


Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável
16/06/2012 - 19/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Reunião preparatória


A economia do Desenvolvimento Sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo
17/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Debate


Florestas
17/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Debate


Segurança alimentar e nutricional
17/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Debate


Cidades Sustentáveis e Inovação
18/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Debate


Água
18/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Debate


Energia Sustentável para todos
18/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Debate


Oceanos
19/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Debate


Segmento de Alto nível da Conferência
20/06/2012 - 22/06/2012 , Riocentro
Tipo de Evento: Reunião oficial

http://www.rio20.gov.br/eventos/listagem_eventos?&path_origem=None&origem=National&title=National
 
Eventos paralelos:
 
 TEDx RIO+20

11/06/2012 - 12/06/2012 , Forte de Copacabana
Tipo de Evento: Independente

Brasil Cerrado
12/06/2012 - 24/06/2012 , MAM Rio
Tipo de Evento: Evento

 Rio 92, para onde foi? Rio+20, para onde vai?.
13/06/2012 , Arena 2
Tipo de Evento: Arena da Barra/ Paralelo

Encontro Mundial de Juristas Ambientais
15/06/2012 - 17/06/2012 , Espaço Tom Jobim
Tipo de Evento: Independente
http://www.rio20.gov.br/eventos/listagem_eventos?&path_origem=None&origem=International&title=International

O QUE É A RIO + 20

   Seguem as informações do site oficial sobre a Rio + 20. Há que se levar em conta que a Cúpula dos Povos, organizada pela sociedade civil global vem questionando o tema "economia verde" . Existem enfoques diversos de como combater a pobreza no Brasil e no mundo e mesmo sobre os caminhos de construção da sustentabilidade.

   A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
   A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais:

• A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e

• A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

Os preparativos para a Conferência

   A Resolução 64/236 da Assembleia-Geral das Nações Unidas determinou a realização da Conferência, seu objetivo e seus temas, além de estabelecer a programação das reuniões do Comitê Preparatório (conhecidas como “PrepComs”). O Comitê vem realizando sessões anuais desde 2010, além de “reuniões intersessionais”, importantes para dar encaminhamento às negociações.

Além das “PrepComs”, diversos países têm realizado “encontros informais” para ampliar as oportunidades de discussão dos temas da Rio+20.



O processo preparatório é conduzido pelo Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais e Secretário-Geral da Conferência, Embaixador Sha Zukang, da China. O Secretariado da Conferência conta ainda com dois Coordenadores-Executivos, a Senhora Elizabeth Thompson, ex-Ministra de Energia e Meio Ambiente de Barbados, e o Senhor Brice Lalonde, ex-Ministro do Meio Ambiente da França. Os preparativos são complementados pela Mesa Diretora da Rio+20, que se reúne com regularidade em Nova York e decide sobre questões relativas à organização do evento. Fazem parte da Mesa Diretora representantes dos cinco grupos regionais da ONU, com a co-presidência do Embaixador Kim Sook, da Coréia do Sul, e do Embaixador John Ashe, de Antígua e Barbuda. O Brasil, na qualidade de país-sede da Conferência, também está representado na Mesa Diretora.
   Os Estados-membros, representantes da sociedade civil e organizações internacionais tiveram até o dia 1º de novembro para enviar ao Secretariado da Conferência propostas por escrito. A partir dessas contribuições, o Secretariado preparará um texto-base para a Rio+20, chamado “zero draft” (“minuta zero” em inglês), o qual será negociado em reuniões ao longo do primeiro semestre de 2012.
http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20

RIO + 20 - LOCAIS DA CONFERÊNCIA


Locais: Galpão da Cidadania, Mapas, Arena da Barra, Pier Mauá, Riocentro, Centro, Parque dos Atletas, Museu de Arte Moderna, Conferencia, Barra da Tijuca, Quinta da Boa Vista, Arena do MAM

   Da Barra da Tijuca ao centro, vários locais da cidade do Rio de Janeiro estarão envolvidos na realização da Conferência Rio+20 e eventos relacionados. Veja abaixo.


BARRA DA TIJUCA


Riocentro


   O Riocentro será, durante a Rio+20, perímetro das Nações Unidas. No local, serão realizadas as sessões plenárias e negociações oficiais da Conferência. Ademais, lá serão realizados os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, série de debates em que a sociedade civil discutirá temas prioritários da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável. Haverá ainda espaços para eventos paralelos da sociedade civil durante o período de negociações oficiais. O acesso ao local depende de credenciamento junto à ONU, responsável pela coordenação dos eventos oficiais da Conferência.
Avenida Salvador Allende, 6555. Barra da Tijuca.


Parque dos Atletas


   Essa grande área livre em frente ao Riocentro será dedicada a exposições governamentais e intergovernamentais. No local, serão montados pavilhões eexposições de países estrangeiros, de organizações internacionais e do Governo brasileiro, representado em suas diferentes instâncias (municipal, estadual e federal) e Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Destaca-se o Pavilhão Brasil, em que serão apresentados programas e projetos do Executivo Federal para a promoção do desenvolvimento sustentável. O Parque dos Atletas será ainda um espaço de debate, com a realização de seminários, palestras e mesas-redondas. Empresas parceiras também se farão presentes com demonstrações de inovação e gestão no campo da sustentabilidade.


Avenida Salvador Allende, s/n. Barra da Tijuca.


Arena da Barra


   A estrutura multifuncional da Arena da Barra será o grande espaço de concentração da sociedade civil nas proximidades do Riocentro. Suas salas, auditórios e ginásio abrigarão palestras, seminários e outras atividades da sociedade civil, bem como servirão de centro de retransmissão dos eventos do Riocentro e demais locais da Conferência.


Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401. Barra da Tijuca


CENTRO


Parque do Flamengo


   Local histórico por ter abrigado eventos da sociedade civil na Rio-92, o Parque do Flamengo será novamente utilizado para a realização da Cúpula dos Povos. A organização do evento está sob a responsabilidade do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20. Informações adicionais podem ser obtidas no endereço eletrônico da Cúpula dos Povos.


Museu de Arte Moderna (MAM)


   Durante a Conferência, as galerias do Museu abrigarão exposições temáticas de renomados artistas brasileiros e mostra da campanha “O Futuro Que Queremos”. A cinemateca receberá palestras e seminários organizados pela sociedade civil e mostra de filmes na temática do desenvolvimento sustentável. O Museu receberá ainda a Arena Socioambiental, série de eventos coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.


Arena do MAM


   Essa casa de espetáculos receberá durante a Rio+20 concertos e outros eventos culturais patrocinados pelos parceiros do evento, além de servir de área para debates da sociedade civil organizados no âmbito da Cúpula dos Povos.


Av. Infante Dom Henrique , 85 - Parque do Flamengo


Pier Mauá


   Localizado em área central e de fácil acesso, o Píer Mauá será destinado a apresentações sobre inovação, tecnologias sustentáveis e programas de sustentabilidade. Serão apresentados e divulgados projetos do Governo Federal, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da sociedade civil na seguinte disposição:

• Armazém 1: Sociedade Civil
• Armazém 2 : Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário, das Comunicações e da Integração Nacional
• Armazém 3: Finep
• Armazém 4: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


Avenida Rodriguez Alves, 10. Praça Mauá


Galpão da Cidadania


   Localizado nas proximidades do Píer Mauá, o Centro Cultural de Ação da Cidadania receberá uma série de eventos culturais organizados pelo Ministério da Cultura. Serão organizados seminários, apresentações musicais, exposições, oficinas, mostras de audiovisual e de gastronomia com enfoque na sustentabilidade, entre outros encontros nas mais diversas áreas culturais. A Cultura Rio+20 é um espaço para a reflexão e debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável. Confira a programação especial do Ministério da Cultura no endereço http://www.cultura.gov.br/riomais20/


Avenida Barão de Tefé 75, bairro da Saúde

http://www.rio20.gov.br/clientes/rio20/rio20/sobre_a_rio_mais_20/locais-da-conferencia/locais-da-conferencia

sábado, 2 de junho de 2012

RIO PARA TODOS - MINAS NA RIO + 20 - ENTREVISTA COM MILTON NOGUEIRA PARTE II

   Acompanhe a segunda parte da entrevista com Milton Nogueira – Engenheiro, especialista em mudanças climáticas e biodiversidade, consultor de meio ambiente em vários países, ex-funcionário da ONU, residiu em Viena – Áustria. Trabalhou na equipe no Programa Proálcool no Brasil. Concedeu esta entrevista exclusiva ao Jornal Oecoambiental, onde fala sobre a Conferência Rio + 20 e a Cúpula dos Povos.















JOEC: Como o senhor analisa a conjuntura de meio ambiente? Quais os principais problemas que teremos que enfrentar, hoje, no mundo, daqui para frente?


Milton: Os problemas do mundo hoje são econômicos, com uma causa ambiental. Não existe mais aquela preocupação só com a ecologia. Os problemas apontados na ecologia têm uma causa econômica. O principal problema planeta Terra, hoje, é o desperdício dos recursos naturais. A água, por exemplo. Ela é essencial a vida, mas é desperdiçada, por exemplo, na plantação de manga, é utilizada para lavar calçada. É desperdiçada para lavar coisas que poderia deixar com a natureza. A água potável, água doce, está sendo desperdiçada, cada vez mais. Este é um problema, que é o desperdício dos recursos naturais. Outro problema é o descontrole no ciclo de produção. A natureza tem os recursos, a indústria processa o que a gente compra, no supermercado ou na loja. Depois, este produto, quando vira lixo e é descartado, volta para a natureza, aqui, ou lá na Argentina. Se jogar na água, o lixo vai parar nas lagoas, nos rios ou, então, na atmosfera que circunda o planeta inteiro. Então, o fim do ciclo de produção está sem controle. Os produtos que a gente usa, mais cedo ou mais tarde, vão cair nos lixos, na atmosfera ou, então, nos rios. Não tem outro lugar. Então, este descontrole é um problema grave. Não é só da ecologia, mas também da economia. A forma econômica que nós temos que é a exploração, através da venda acelerada das coisas, já mostrou que há um limite imposto pela natureza.

JOEC: O que é o crédito de carbono e como implantá-lo em um município?

Milton: Esta pergunta é muito interessante. Primeiro, o crédito de carbono é um contrato comercial digital, virtual, entre duas entidades. Uma nos países da Europa, no Canadá e no Japão. E outra entidade produtiva em qualquer outro país. Este contrato virtual diz o seguinte: Se uma empresa, digamos, um shopping center da Bélgica está com excesso de emissões de gás carbônico, muita lâmpada, muito estacionamento. Usou, na construção, muito aço, muito vidro; está com excesso de emissões de carbono, então, ele tem débito de carbono. Mas suponha que uma empresa na Costa Rica, ou em Minas Gerais, consiga diminuir o consumo de energia fóssil: diesel, gasolina, óleo combustível. Se ela conseguir diminuir as emissões no seu padrão de produção, esta empresa tem um crédito de carbono. Crédito é compensado por um débito. Então, este comércio é o comércio de crédito de carbono. É um favorecimento financeiro, a qualquer entidade, por exemplo, uma empresa, um shopping center, um município de um país em desenvolvimento, que consiga diminuir as emissões e, com isso, proteger a atmosfera das emissões de gases; gás carbônico, por exemplo.

JOECO: E em um município?

Milton: Os municípios podem participar diretamente do crédito de carbono. Podem fazer um contrato em algumas áreas interessantes. Por exemplo, racionalizar a iluminação pública. Fazendo isso, diminui o consumo de eletricidade, da qual o Brasil tem 20% dela vinda de carvão mineral e de gás natural, combustíveis fósseis. Se você racionaliza iluminação pública de um município, você consegue diminuir as emissões, coletivamente no Brasil. Além disso, é resíduo urbano, tanto o sólido, quanto o orgânico. O resíduo orgânico, se for jogado no lixão ou no aterro sanitário, vira metano, que é um gás de efeito estufa. Toda matéria orgânica que apodrece sem a presença do oxigênio vira metano; um gás poderoso, de impacto na atmosfera. Então, se uma prefeitura consegue, por exemplo, fazer uma compostagem, que são aquelas pilhas de matéria orgânica, restos de comida que apodrecem, sem virar metano, então, ele tem uma compensação de crédito de carbono. Ainda, tem-se a possibidade da racionalização do transporte. É o que acontece se a prefeitura consegue implantar um sistema de transporte de ônibus, de coletivo, de metrô, o transporte solidário, a carona solidária, coisas que diminuem a emissão de gás carbônico, sem diminuir a mobilidade das pessoas. Não há nenhum motivo para as pessoas, em Belo Horizonte, irem para escola ou para o trabalho de automóvel. Aliás, o motivo que existe é a carência do sistema de transporte coletivo. Mas o dia que tiver um sistema de transporte coletivo rápido, seguro, decente e frequente, a cada “tantos” minutos, a população abandona o automóvel na garagem e vai utilizar estes sistemas. Em se fazendo isso, haverá uma redução das emissões coletivas das cidades e, aí, a prefeitura teria um exemplo de como fazer crédito de carbono. Então, existem algumas medidas deste tipo, a racionalização de energia nos escritórios da prefeitura, dos serviços públicos, das escolas, hospitais públicos. A racionalização de energia, não só de iluminação, mas no uso de energia para ar condicionado. Isso gera crédito de carbono. Portanto, qualquer município, grande ou pequeno, poderia conseguir créditos de carbono, se utilizasse esta racionalização.

JOECO: O Brasil tem uma grande reserva de florestas...

Milton: O Brasil tinha isso de forma gigantesca, na época do descobrimento. Nos últimos séculos, foi diminuindo e, nos últimos cinqüenta anos, da segunda guerra para cá, foram aceleradamente destruídas, as florestas. Isso, por causa da expansão da fronteira agrícola, a soja, o plantio de eucalipto, a cana de açúcar, ou para a pecuária. Corta-se o cerrado para plantar pasto. Reduz-se o cerrado, que é um estoque de carbono que vai para a atmosfera. O Brasil andou na contramão das coisas. De uns anos para cá, conseguiu diminuir drasticamente as emissões da floresta, embora ainda falte muita coisa para fazer. O Brasil conseguiu diminuir o desmatamento, que era escandalosamente alto. Nas demais áreas, em matéria de comportamento, perante a atmosfera, o Brasil vai bem. Por exemplo, por mais de trinta anos o Brasil usa etanol, que é um combustível renovável, e não a gasolina, que é feita de petróleo fóssil. Portanto, nas outras áreas, o Brasil vai bem. Porém, os índices de desmatamento ainda continuam vergonhosamente altos.

JOECO: O senhor participou da equipe do Programa Proálcool. Como foi esta participação?

Milton: Foi uma das fases mais extraordinárias do Brasil, naquela ocasião. Na minha carreira também, mas no Brasil, porque ele tinha recém saído de uma crise pavorosa de suprimento de petróleo, no mundo. Uma crise do petróleo árabe, pelo preço. O Brasil conseguiu formular, em poucos anos, uma estratégia nacional de energia renovável, que foi o etanol. Em três anos, nossa equipe estudou as terras, os processos das indústrias, as formas de distribuição, junto com dezenas de entidades nacionais. A Petrobrás, o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em Campinas. Então, foi um período glorioso do Brasil, por ter superado a crise. O único país que conseguiu, certamente, superar a dependência do petróleo, tanto que hoje, praticamente, não precisa nem importar. Consumimos o que está no país.

JOECO: O senhor acha que o Brasil pode se destacar na utilização de energias renováveis?

Milton: Pode. Primeiro, por fazer, por exemplo, para as outras fontes de energia renovável, o mesmo que já fez, há trinta anos, para o etanol. A mais óbvia é o sol, tanto em energia fotovoltaica, gerar eletricidade por um painel fotovoltaico, quanto pelo aquecimento da água, pelo sol, colocando placas no teto das casas. O Brasil já faz isso, agora, é hora de acelerar isso, em escala nacional. Na costa brasileira, os hotéis que estão à beira da praia não têm o teto solar. É o momento de utilizar, tanto para o aquecimento de água, quanto para gerar eletricidade. Mas não só na praia, veja, na Chapada Diamantina, em Minas Gerais, no Mato Grosso, no Rio... São regiões que possuem grande incidência solar. A tecnologia, hoje, já é desenvolvida no mundo inteiro. A China produz painéis de ótima qualidade a preços muito baixos, para serem instalados já como quite. Mas o Brasil ainda é um grande desperdiçador de energia. Alguns shoppings centers de Belo Horizonte têm cerca de quarenta mil lâmpadas acesas. Então, primeiro a arquitetura formula coisas de maneira obsoleta. Fecham-se as paredes, colocam-se cortinas, ar condicionado e lâmpadas. É desperdício. Nós somos, ainda, grandes desperdiçadores. Tanto nos automóveis, quanto nas fábricas, setor residencial. Neste desperdício, uma grande campanha nacional pode ser feita, para, coletivamente, se diminuir isso.

JOECO: A Conferência Rio + 20 é um grande acontecimento histórico ?

Milton: É porque a humanidade poderia optar pelo “cada um por si” e dispensar o coletivo. Já houve um momento da humanidade que isso ocorreu. A conferência pelo desarmamento nuclear está a 60 anos em operação e até hoje prevalece. Ela evitou a terceira grande guerra mundial. O que já é uma grande coisa. Mas ela não fez o desarmamento. A Conferência Rio + 20 tem um aspecto de espiritualidade. Primeiro, ela não será uma Conferência dominada pelo mundo empresarial, nem tão pouco pelo mundo político, apenas. Tanto na militância, quanto nas reuniões paralelas, esta espiritualidade trabalhará com as esperanças das pessoas do mundo. Mesmo aquelas que são contra os rumos que o mundo vem tomando. Então, ela vai trabalhar esta questão da espiritualidade que é interessante.
   Outro aspecto que é curioso é o aspecto das celebridades. Muitas celebridades da televisão, do cinema, dos esportes abraçaram causas de interesse coletivo. A Gisele Bündchen tem uma campanha; aproveita a carreira dela e faz campanha. O Ronaldo também tem a campanha dele. Então, essas pessoas têm uma presença importante, para se trabalhar estas coisas da espiritualidade. A presença delas, como Letícia Sabatella, Angelina Jolie, muitas outras celebridades, de todos os esportes... Brady Pitty, por exemplo, tem uma campanha. Tudo no sentido de atrair a atenção de pessoas que não estão nem aí para esta Conferência. É importante cuidar para que a imagem deles oriente as pessoas. “Olha, se o Brady Pitty está ali, é preciso prestar atenção”. Então, lá dentro, não vai ter BBB. Não vai haver celebridade lá dentro.

JOECO: A Rio + 20 vai tratar de questões de conteúdo para o mundo ?

Milton: Em termos de impacto, é uma forma de constituição virtual do mundo. Como constituição, ela traz mensagem para todas as pessoas. Mesmo para aqueles que não gostam. A Conferência poderá ter vários “filhotes”. Tratados específicos, por exemplo, para o transporte marítimo. Os oceanos não têm dono. Um navio pode sair do Japão e ir pescar no Chile. Fora das águas territoriais, é um bem da natureza, de acesso comum. Qualquer um, o Brasil, por exemplo, pode mandar barcos pesqueiros nestas águas. Ocorre que os bens de acesso comum, por exemplo, os cardumes estão se degradando pela própria ganância coletiva. Os países pensam em retirar o máximo possível de peixes. Então, o cardume entra em colapso. Caso que ocorreu no Chile. E agora está acontecendo na atmosfera. A atmosfera está entupida de gás carbônico. Está se aquecendo, mas quando ela aquece, provoca violências nos ecossistemas do planeta. As enchentes serão cada vez mais longas e simultâneas. Não só nas regiões serranas, mas em todas as regiões do Brasil. As ondas de calor são mais longas e mais quentes. E onda de calor é grave, porque quando ela ocorre, traz um impacto direto na produção de alimentos. Tanto no Brasil, quanto no Quênia, ou na Califórnia. Califórnia que já sofre com o gravíssimo problema da falta d’água. Vai precisar de mais água, para enfrentar este aquecimento e produzir a mesma quantidade de alimentos que eles já produzem. Então, não é porque é pobre que vai se sentir o aquecimento; é em todo sistema. A Áustria quase não tem mais esportes de inverno, pela falta de neve. Então, em todos os países, Suíça, França, Europa, há um colapso. E assim, não tendo neve, não tem o riacho da primavera.

JOECO: Isso tudo é monitorado? Não se vê divulgação sobre isso.

Milton: É monitorado tecnicamente, através de satélites metereológicos. O Brasil tem dois deles. E há um coletivo de dados. Estes dados usam um mesmo padrão de medida, na forma de interpretação; No período ou na semana que ocorre. Então, esta forma científica de monitoramento já é padrão. A interpretação delas vem sendo feita.

JOECO: Mas esta informação é restrita? Ela não está sendo divulgada?

Milton: Ela é aberta. O painel científico do clima, da ONU, IPCC em inglês, publica todas as pesquisas que eles fazem sobre o clima. Coletivos de pesquisas estão acessíveis em várias línguas. Não só em inglês, mas em várias línguas. Estas informações já existem. A interpretação delas, claro, exige ter certa preparação intelectual. Mas isso, também, já está avançando. O buraco que existe é entre a interpretação e a mídia convencional. Sobretudo as televisões do mundo, sobre o que é a realidade. As televisões do mundo, uns vinte jornais trabalhavam com duas maneiras de ver o mundo. Uma visão de Hollywood, da ficção, Ou, então, com a visão de conteúdo. Primeiro, analisando o que é o fenômeno, para depois se produzir a matéria. Mas como a televisão tem que produzir matérias contínuas e diárias, não tem tempo para isso. Elas querem índices de audiência. Então, a forma que a televisão, em todo mundo, se acostumou a ver a questão climática tem que ser mudada, porque ela acostumou a ver ficção, seja de Hollywood, seja de Wall Street. O dinheiro, taxa de câmbio, dólar. Se não existirem outras formas, estas mensagens de conferências ficam por aí; em forma de ficção. A ficção pode ser boa, mas, o tempo todo, levar a população a acreditar que isso é verdade é danoso, para a própria população.
   Outros “filhotes” interessantes, da Conferência, são os “repetecos” nos países. No ano seguinte, quase todos os países vão fazer sua conferência nacional sobre aqueles temas. Usar o coletivo do conhecimento da Conferência e, depois, trazer esse conteúdo para o seu país, para ser aplicado em temas como energia, água, migrações de populações, violência... É um “repeteco” importante. Provavelmente, ali vão se encontrar mais soluções práticas, do que nos três dias da conferência mundial. Este “repeteco” vai ser, portanto, a parte mais substancial da conferência.
   Outro resultado vai ser o de formação destes sistemas políticos, para a governança global. São propostas que vão se aperfeiçoando, ajustando-se ao sistema político atual que tem três níveis, que, aparentemente, não servem para muita coisa; a não ser para se manter o statusquo. Vão se buscar soluções que, talvez, aproveitem experiências locais, junto com a informação política que o sistema global teria. Por exemplo, a formação de grupos de países com um interesse coletivo. A bacia do rio Danúbio são sete países, da Alemanha até a Romênia. Eles já têm um tratado. Então, será que vai se formar, em matéria de bacias, coletivos suficientemente fortes, para se implementar medidas eficazes ? O Rio Amazonas tem oito países ribeirinhos. A Bacia Amazônica tem oito países. Só há um pequeno tratado, que é, praticamente, burocrático. Será que se produziriam coletivos para lidar com os problemas da Bacia, como a migração, exploração econômica e ambiental? Além de manutenção do ecossistema, já que é importante para a hidrografia dali. Então, a formação de grupos regionais entre países, talvez, seja um encaminhamento desta Conferência, para se melhorar a governança, no território de cada país. O deserto, por exemplo, passa por cima dos países, na medida em que a natureza e a atmosfera impõem isso. Problemas como a desertificação, a falta de alimentos, as migrações de maneira coletiva são questões para a governança.