quinta-feira, 27 de agosto de 2009

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL


AS CORES DA NATUREZA 7

- Recebemos de Tereza estas imanges.
Grande abraço Tereza.


1ª CONFERÊNCIA NACIONAL

DE SAÚDE AMBIENTAL – 1ª CNSA


- A ação humana sobre a natureza tem causado impactos cada vez mais graves sobre a saúde humana e os ecossistemas do planeta. Associada a um panorama de desigualdades sociais e econômicas, a degradação ambiental aponta para conseqüências que já vivemos no presente: o esgotamento dos recursos naturais; os processos acelerados de desertificação; a intensificação de eventos climáticos extremos; a crise urbana relacionada à carência de serviços de saneamento básico, habitação, transporte e segurança pública; poluição química de ambientes urbanos e rurais; e a emergência e reemergência de doenças.

- Estes problemas são interdependentes, seus impactos vão além das fronteiras locais e seus efeitos são produzidos e sentidos pelas populações. A busca de soluções para este quadro diversificado requer a formulação e gestão de políticas públicas interdisciplinares, integradas, intersetoriais, participativas e territorializadas. Neste sentido, surge a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, a ser realizada em três etapas (municipais, estaduais e nacional), tendo como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.

- A 1ª Conferência em Saúde Ambiental é uma iniciativa dos Conselhos Nacionais de Saúde, Cidades e Meio Ambiente atendendo às deliberações das Conferencias Nacional de Saúde (13ª), Cidades (3ª) e de Meio Ambiente (3ª). Instituída por meio de Decreto Presidencial, tem como lema: “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!“ e como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.

- As etapas municipais serão realizadas até o dia 30 de agosto e as estaduais e do Distrito Federal até 30 de outubro. A etapa nacional da 1ª CNSA ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, de 15 a 18 de dezembro de 2009.

- Este canal de comunicação visa disponibilizar informação atualizada de todo o material de interesse à organização e realização das Etapas Municipais (e ou Intermunicipais), Estaduais e do Distrito Federal e da Etapa Nacional da 1ª CNSA.

Maiores informações, favor entrar em contato: (61) 3213 8434 ou cnsa@saude.gov.br

Um comentário:

  1. Olá, sou integrante da COE-MG e informo que as datas foram atualizadas a municipal tem que acontecer ate dia 15 de outubro e a estadual 30 de outubro. A nacional é em dezembro. O que lamento é que nem todos os municipios ou não estão sabendo ou não se organizaram, aliás tem município que não tem nem sec de meio ambiente. Bom espero que esta seja uma chance bem aproveitada de decidir por políticas integradas funcionais!

    ResponderExcluir