sexta-feira, 4 de junho de 2010

III SEMINÁRIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE - PUC/MG


   No dia 24 de Maio o III Seminário O Cidadão e Meio Ambiente realizou na PUC/MG Coração Eucarístico um debate com o Tema: A construção da Sustentabilidade e a educação socioambiental. Este evento com o apoio dos Diretórios Acadêmicos das Ciências Sociais, Comunicação, Arquitetura, Ciências Biológicas, Geografia, História, Direito, além do SINDUTE, SINDAGUA e movimentos socioambientais tem como finalidade levar a população de forma gratuita informações que possam contribuir na melhoria das condições ambientais locais
   O tema contou com uma palestra de Mariana Mattos graduada em Administração pela UFMG, pós-graduada em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais pela mesma Instituição. Coordenadora Geral do Instituto Acesso, responsável por parceiras estratégicas em Sustentabilidade na AIESEC-BH, membro do Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel.
   Mariana que realizou uma ótima exposição, falou de sua experiência profissional na área de projetos socioambientais. Contextualizou o conceito de desenvolvimento sustentável criado pela ONU. Abordou temas como a agenda pública de gestão ambiental; o investimento em projetos ambientais que as empresas estão realizando; a questão do abate clandestino de gado na Amazônia. Lembrou como as parcerias são fundamentais para as instituições do terceiro setor para viabilizarem seus projetos ambientais. Um dado interessante é que as ONGs nacionais possuem em média 13 anos de existência, ou seja, são ainda quase embrionárias. Estão em boa parte se consolidando. Fez referência ao Instituto Akatu, que trabalha na defesa do consumo consciente. “`Precisamos estar mais atentos, refletirmos constantemente em que podemos melhorar nossas ações de consumo”, afirmou Mariana. Fez referência a um projeto de formação de professores através de uma parceria do Instituto Akatu, das Secretarias Estaduais de Educação para capacitação na área de educação ambiental.
   Ao final da palestra foi aberto debate onde os estudantes da PUC, principalmente da área de Ciências Sociais, manifestaram interesse na continuidade de ações na área socioambiental, através de projetos que podem ser encaminhados via o DA e curso de Ciências Sociais, o Projeto Oecoambiental e a PUC.


Mariana Mattos 

Estudantes da PUC/MG - Isadora, representantes DAs.


D. Maria, Adriana e Mariana
do grupo Ecovida São Miguel
Granja de Freitas - BH/MG

Exposição trabalho Grupo Ecovida
Mariana e Adriana

Adriana Grupo Ecovida, Paula e Adriana

      Agradecemos aos DAs da PUC, principalmente o DA Ciências Sociais, Comunicação e Ciências Biológicas da PUC/MG Coração Eucarístico.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário