domingo, 5 de junho de 2011

5 de junho de 2011 dia Mundial do Meio Ambiente e a visibilidade socioambiental

EDITORIAL

   Neste dia 5 de junho comemora-se o dia mundial do meio ambiente. Para nós que trabalhamos na difusão da informação e educação socioambiental, consideramos fundamental que não apenas no dia de hoje, mas em todos os dias possamos cuidar bem de nossa casa.  A palavra ecologia que tem origem no grego “oikos” que significa casa, “logos” estudo. O que significa estudo de nossa casa, ou do lugar onde se vive. Sendo a ecologia por definição a ciência que estuda os ecossistemas, ou estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam sua distribuição. Segundo a Wikipédia, essas interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente.
   Definido cientificamente o que é ecologia, poderíamos dizer que uma forma ética de tratar essa questão ecológica,  por Leonardo Boff está definida pelo cuidar. Este verbo que define nossa relação com o meio ambiente  diz respeito a um presente e futuro que está nas mãos de cada um de nós.
  O nosso trabalho de difusão da informação e comunicação socioambiental tem sentido na medida em que nós seres humanos nos fazemos sujeitos históricos. Temos divulgado em nossos jornais, no nosso site www.oecoambiental.com.br, em nosso blog: www.oecoambiental.blogspot.com, em nossos cursos de educação ambiental, nos seminários, feiras que organizamos as atitudes de pessoas, grupos e comunidades que estão fazendo a diferença. Agindo no sentido de defenderem a vida e todo o ambiente. 
   Nós seres humanos podemos agir  no sentido do cuidar de cada um de nós, de nossa casa, de nossa comunidade, de nosso país, do mundo que vivemos. A natureza não está como sabemos além de nós, ela está em nosso corpo, sais minerais, água, carbono, oxigênio. A mesma água que nos cerca. Somos a natureza. No entanto, somos uma massa de seres humanos que se alienam cada vez mais desta realidade na medida em que construímos um modo de produção de sociedade que está destruindo nossa humanidade e o mundo que nos cerca.
   Nesse dia mundial do meio ambiente, que possamos “arrumar”, cuidar de nossa casa. Mantê-la harmoniosa, limpa, ventilada, arejada. Que tenhamos lugares limpos, uma comunidade que não polua tanto a nós mesmos e ao meio ambiente. Que possamos ter nossas mentes limpas, despoluídas. Quanta coisa inútil vem sendo difundida pela mídia globalizada. Quanta omissão diante as reais condições de vida da maioria do povo brasileiro.
     Perceberam-se um rio aqui em BH como o Arrudas ou a Lagoa da Pampulha poluídos ou  em São Paulo, o Tietê, no Rio a Lagoa Rodrigo de Freitas, em todo país temos essa situação de rios, lagoas contaminados pelos dejetos humanos, antes é preciso que percebamos que nós seres humanos estamos nos degradando por isto agimos assim de forma predatória com relação ao ambiente que nos cerca.
  Nosso Jornal e Projeto Oecoambiental  dentro dessa realidade de que nós humanos somos a natureza, consideramos que precisamos unir cada vez mais pessoas, comunidades, países, para que deixemos de interferir nos ecossistemas de forma predatória.
   Aqui no Brasil precisamos nos conscientizar que a falta de qualidade da educação, saúde, pública é um problema ambiental. Que  a maioria do povo brasileiro, mais de 70% da população não receber o salário mínino necessário, em abril  de 2011 segundo o Dieese deveria ser R$ 2.225,00, contra os R$ 545,OO vigentes é um problema ambiental. Sem o salário necessário a qualidade da alimentação pública no Brasil, está assim ameaçando diariamente a vida de milhões de brasileiros isso é um problema.
  A péssima distribuição de renda que nega à maioria da população brasileira uma vida digna com um mínimo de qualidade de vida aceitável é mais que um problema ambiental é um crime ambiental.  Sem justiça ambiental em nosso país não há o que comemorar no dia 5 de junho. Somos um país megadiverso, rico em biodiversidade e o terceiro pior do mundo em distribuição de renda. Até quando vamos aceitar esse crime ambiental contra o nosso povo?  Quando o Brasil será de fato da maioria dos brasileiros e não apenas de uma minoria cada vez mais faminta de lucros a qualquer preço e que condena cerca de mais de 20 milhões de brasileiro a fome de pão.
   A corrupção que se vê no parlamento, nas esferas do executivo em todos os níveis no país é um crime ambiental. Um professor aqui em MG e em todo país receber os péssimos salários e as precárias condições para atuarem como educadores é um crime ambiental. Enquanto licenciam-se obras que destroem o meio ambiente na calada da noite, isentam-se de multas, quem desmata e degrada a biodiversidade nacional.
   A indústria da mídia globalizada e da comunicação comprada por grandes grupos econômicos que destroem o meio ambiente é um crime ambiental global. Global não é redundância, pois essa empresa que lidera o ranking do que seria o melhor da comunicação brasileira é patrocinada em grande parte por empresas que mais degradam os seres humanos e nosso todo ambiente. Ao abordarem os conflitos socioambientais, fica a população alienada de quem é a responsabilidade pelas vítimas das enchentes, das secas. As chuvas, o sol sempre são os responsáveis, nunca os governantes, os que desviam verbas públicas para pagarem espaço na mídia e financiarem suas campanhas. A população que fique nas encostas, nas vilas, se amontoando para produzirem e reproduzirem essa insustentabilidade das cidades brasileiras. A péssima qualidade em conteúdo da comunicação brasileira é um problema ambiental.
  O Brasil não pode aceitar a destruição do Xingu pela usina de Belo Monte, não pode aceitar que os produtores de gado que estão desmatando e destruindo a biodiversidade brasileira sejam, como votou o Congresso Nacional na pressão ruralista contra o Código Florestal,  isentados, anistiados de suas responsabilidades diante a ocupação do lucro mercadológico agro destruidor que toma conta das propriedades rurais do Brasil. O que fazer com essa população de gado que chega a mais de 205 milhões de cabeças, quase vinte milhões a mais que o total da população brasileira. Vale lembrar que um boi para se chegar ao ponto de abate consome cem mil litros de água. Será que o Congresso Nacional acredita que os bois vão governar o Brasil ?
   Onde está à ética humana diante tanta corrupção. O que fazer diante o crime ambiental do fisiologismo dos partidos políticos no Brasil? Realmente a estrutura partidária brasileira é um problema ambiental.
  Nesse dia do meio ambiente poderíamos seguir listando  os problemas socioambientais no Brasil e no mundo. Não nos esqueçamos das guerras patrocinadas pela indústria do petróleo, bélica, que comentem crimes ambientais e ainda são agraciados com prêmio Nobel. O mundo está mesmo perdendo o juízo ou os seres humanos estão abrindo mão de usarem o bom senso, a valorização de nossa espécie clama por justiça ambiental.
   Nesse dia 5 de junho que possamos nos unir em nosso país, em todo mundo, hoje e todos os dias do ano, conversando, dialogando, argumentando com pessoas, grupos, comunidades, cidades, estados, países de que a defesa da vida e de todo ambiente é o fundamental. É possível sim conquistarmos a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Basta agirmos seguindo este caminho, da valorização da pessoa humana e de todo ambiente sem hesitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário