quarta-feira, 20 de novembro de 2013

20 DE NOVEMBRO: O DIA EM QUE O BRASIL VAI CONQUISTANDO CONSCIÊNCIA

    VALEU ZUMBI...
  
                         A HISTÓRIA DO POVO BRASILEIRO É VITORIOSA ...

   A Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.   Ainda em Belo Horizonte não há o feriado municipal. Mesmo a obra de arte em Belo Horizonte: Zumbi – Liberdade e Resistência, precisam ser mais respeitadas. Retiraram a placa indicativa da escultura realizada por Jorge dos Anjos. E a iluminação em holofotes não funciona à noite como diz a descrição da obra:

 

             Escultura "Zumbi:Liberdade e Resistência" de Jorge dos Anjos _ Foto: Jornal O Ecoambiental

Jorge dos Anjos 


    Mineiro de Ouro Preto, o pintor e escultor Jorge Luis dos Anjos coleciona prêmios pelos salões nacionais de arte e se tornou ao longo da carreira um dos nomes mais expressivos da arte mineira contemporânea. Com obras espalhadas por todo o país, em espaços públicos, museus e galerias, também reunidas em periódicas exposições no exterior e integrantes de coleções particulares nacionais e internacionais, também recebe diariamente encomendas de trabalhos, que vão desde peças para compor a decoração interna de prédios e hotéis a pequenas esculturas de premiações. 

“Escultura Zumbi: Liberdade e Resistência”.

    A escultura em aço oxidado, medindo 5m de altura por 4,30m de largura e pesando 3 toneladas, foi inaugurada no dia 12 de novembro de 1995, na presença do vice-prefeito Célio de Castro e de Milton Nascimento, que cantou “A Missa dos Quilombos”.
   O monumento é uma homenagem ao tricentenário de Zumbi, símbolo da resistência contra a escravidão.

  A escultura simboliza, pelo formato de um tridente fincado no chão, as raízes da luta negra no Brasil. A obra de arte se transforma, então, em um pássaro, que, segundo o autor, Jorge dos Anjos, significa a liberdade dos negros no Brasil. A iluminação do monumento é subterrânea e feita por holofotes.”
  O dia 20 de novembro deveria ser homologado como feriado nacional.  A lembrança da história de Zumbi, dos Palmarinos e a referência a Consciência Negra diz respeito a todo o Brasil. O valor da cultura afrodescendente está nas raízes da história do Brasil.
   O Dia Nacional da Consciência Negra é o dia em que lembramos como a igualdade étnica é fundamental para que a pessoa humana possa evoluir na consciência de que a diferença faz parte da história de nossa espécie. Diferenças que nos unem na condição humana. 
   A lembrança de Zumbi de Palmares é motivo de orgulho para a história brasileira. Na história dos quilombos todos os brasileiros são livres. Livres de preconceitos e discriminações. Nos quilombos implantados e defendidos por Zumbi de Palmares, todas as etnias: negros, indígenas e brancos conviveram em harmonia.   Por isto os quilombos prosperaram e prosperam ainda hoje, como nas Escolas de Samba, nos grupos de Capoeira, nas manifestações culturais brasileiras como o carnaval, nos Congados de Minas que trazem o registro da felicidade de sermos brasileiros.  O Dia Nacional da Consciência Negra é o dia de todos os brasileiros, principalmente para os afrodescendentes. 
   É um dia para refletirmos quanto ainda é preciso ser feito para que haja universalização de qualidade de vida: na saúde, educação, trabalho, lazer, cultura, meio ambiente sadio para todos no Brasil.
 O Brasil e nossas etnias devem orgulhar todos os brasileiros. Nossa identidade cultural significa nossa possibilidade de sermos originais: é a singularidade de sermos brasileiros.
  O  Brasil  irá desenvolver-se plenamente sempre que valorizar nossa história. As diferenças étnicas fazem bem ao ser humano, pois possibilita que avancemos na diversidade de culturas. As culturas possibilitam nossa evolução humana, por isto o caminho da sustentabilidade brasileira é singular. Temos bagagem cultural para aprendermos a valorizar cada vez mais os seres humanos e nossa diversidade cultural. Uma coisa que o mundo precisa resgatar e quem sabe conquistar com o Brasil: o devido valor do ser humano e de todo meio ambiente.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário