domingo, 17 de novembro de 2013

A COP-19 E A CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

                                Manifestação dos jovens na COP-19 em Varsóvia - Polônia

  A Conferência das Partes (COP) é um foro internacional de negociação das regras e políticas referentes à implementação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (CQMC), em vigor desde 1994. A COP - 19 acontece nesta semana de 11 a 22 de novembro em Varsóvia, capital da Polônia, com representantes de mais de 190 países.

  A sustentabilidade é para todos. Na COP – 19 os países ditos do primeiro mundo continuam relutantes em reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Quando é dito “primeiro mundo” o que parece é que existiriam vários planetas Terra. Um para o “primeiro mundo” outros para o “segundo e terceiros mundos”. Sabemos que não existiriam países de “primeiro mundo” sem a exploração de bilhões de seres humanos neste mesmo mundo, que ainda vivem em péssimas condições de vida. Para os céticos que não acreditam na tese do aquecimento global, podemos lembrar que as desigualdades de acesso à qualidade de vida em cada país e entre as Nações do mundo são evidentes.  Os seres humanos precisam construir sociedades sustentáveis, caso contrário, fatos como o drama dos Filipinos continuarão se repetindo. Mesmo o caos que observamos nos grandes centros urbanos pelas cidades acumulando lixo, resíduos, sujando e contaminando os cursos de água, lagoas, rios, poluindo o ar.  Os conflitos socioambientais estão presentes no Brasil e em todo mundo. Precisamos valorizar as pessoas e o que de bom podemos construir através de nossa inteligência em defendermos cada ser humano como membro de nossa própria família. Todos estamos ligados a tudo. A Terra como já foi dito é um organismo vivo. 
    O que se constata é como as sociedades insustentáveis estão destruindo a saúde, educação pública, a qualidade de vida de todos seres humanos. Nós seres humanos estamos ambientalmente poluídos.   Os seres  humanos hoje são uma mercadoria como outra qualquer. As tecnologias deveriam existir para proteger e valorizar os seres humanos, mas o que temos hoje são tecnologias voltadas para o mercado.  O debate ou versão do que a ciência já provou ou não sobre o aquecimento global não pode negar como bilhões de seres humanos são tratados como seres inferiores, como se não fossem  da mesma espécie humana.  O que não perderemos nunca é a crença de que temos inteligência humana capaz de vencer esse caos global da insustentabilidade que o mundo atravessa. O caminho é nos unirmos cada vez mais em defesa da vida, através de ações concretas que resgatem o valor dos seres humanos ( seres  humanos... seres humanos... seres humanos...)  e de todo o meio ambiente.
    A  COP – 19 -  Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) teve um pronunciamento marcante do negociador- chefe das Filipinas – Yeb Saño, na plenária de abertura da COP-19, que tocou o coração de muitas pessoas em Varsóvia (Polônia). Ele reavivou a lembrança das pessoas que perderam suas vidas na passagem do mega tufão Haiyna que devastou seu país nos últimos dias.
   Segue o pronunciamento de Yeb Saño na COP - 19:

   Após a fala comovente na COP - 19, o presidente da mesa pediu um minuto de silêncio para demonstrar luto pelos afetados na tragédia. Do fundo da sala, membros da sociedade civil gritavam “Nós estamos com você”. Na saída, um grupo de jovens levantou cartazes de apoio. Entre as mensagens, a pergunta: “Quantas vidas mais?”. A faixa, entretanto, não possuía autorização e por isso os três jovens que a seguravam foram banidos da COP.
  Saño está em greve de fome desde o primeiro dia da conferência, e deve permanecer até que alguma ação efetiva seja tomada. Cerca de cem membros da sociedade civil já se juntaram a ele no jejum, em solidariedade ao povo filipino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário