terça-feira, 26 de novembro de 2013

ANÁLISES SOCIOAMBIENTAIS: OS SABERES E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

 O Projeto e Jornal O Ecoambiental foi fundado com o objetivo de contribuir na solução dos conflitos socioambientais da sociedade, sendo fundamentado no Artigo 225 da Constituição brasileira, na Agenda 21 e na Economia Solidária.
    Nosso trabalho teve início na prática de sociologia da UFMG, onde realizamos uma aula abordando o tema de sociologia e meio ambiente. Como este trabalho foi bem recebido, sintetizamos o conteúdo dos temas desta aula no Curso O Cidadão e o Meio Ambiente, que vem sendo ministrado para toda população jovem e adulta desde o ano 2000.
  Partindo-se da boa receptividade destas aulas, iniciamos uma participação nas Conferências, Seminários, Feiras, Cursos e eventos na área socioambiental.
  Em parceria com o Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho Humano, NESTH/UFMG, realizamos  os seminários: I, II, III  e IV Seminário O Cidadão e o Meio Ambiente, sendo um destes seminários realizado  na PUC/MG.
  Nestas ocasiões, organizamos simultaneamente com os Seminários,  feiras de divulgação e apoio à economia solidária, que intitulamos: Feiras de Sustentabilidade. Em meio a todo este trabalho fundamos o Jornal O Ecoambiental que editamos e aonde disponibilizamos informações socioambientais através deste blog: www.oecoambiental.blogspot.com.
   Acreditamos na solução dos conflitos socioambientais principalmente porque são conflitos intensificados nas sociedades atuais pelos seres humanos. Acreditamos na capacidade humana de compreender individual e coletivamente as causas e possíveis soluções a estes conflitos. Consideramos o que expõe a Lei de Educação Ambiental brasileira em que os problemas de meio ambiente devem ser tratados de forma multidisciplinar. Todos saberes e áreas do conhecimento humano são fundamentais para que os seres humanos conquistem o conhecimento necessário para vencermos os problemas e desafios que a crise ambiental vem colocando para a sociedade e todo o meio ambiente.
   A abordagem socioambiental que realizamos tem a sociologia como referência e busca compreender, analisar, estudar e contribuir na produção de conhecimentos e soluções aos problemas socioambientais locais. Concordamos com os princípios defendidos nas Conferências Ambientais do Brasil e do mundo de que é fundamental difundirmos o agir local e o pensar global. 
   Temos divulgado textos de autores que abordam temas de áreas do conhecimento humano tanto acadêmicos , quanto de culturas e povos tradicionais. Neste sentido compartilhamos do pensamento de que não existe saber superior na análise socioambiental, existem saberes que se complementam.  Toda educação é socioambiental na medida em que se refere às concepções de culturas, povos e áreas do conhecimento inseridas na estrutura da sociedade.
  Agradecemos aos nossos leitores e convidamos a todas as pessoas que acreditam na capacidade humana em defender a vida e valorizam todo o meio ambiente, para que nos unamos em atitudes que fazem à diferença. Envie-nos seus textos, matérias, artigos para juntos darmos nossa contribuição à construção da sustentabilidade. Participem de nossas campanhas de assinantes/apoiadores e do plantio de árvores que o Jornal O Ecoambiental vem realizando. Nosso muito obrigado pela atenção. 
 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário