quinta-feira, 21 de novembro de 2013

COP - 19 E AS AÇÕES DOS PAÍSES FRENTE AO AQUECIMENTO GLOBAL




"Estou muito preocupado, pois nossas ações são ainda insuficientes para limitar a alta da temperatura global abaixo dos 2 graus em relação aos níveis pré-industriais" – esta foi a declaração do secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon na COP – 19 diante os delegados de mais de 190 países na Conferência sobre mudanças climáticas em Varsóvia, Polônia.
   Segundo a rede de organizações da sociedade civil que atuam em mudanças climáticas no Brasil, uma das propostas brasileiras apresentadas pouco antes do começo da Conferência é que os países possam realizar processos amplos de consulta nacional, de forma que todos os setores do governo, da economia, da sociedade civil e da academia possam contribuir para a construção de uma visão unificada e representativa - o que, na visão da delegação brasileira, poderá injetar credibilidade e ambição no posicionamento dos países.
     É bom lembrar que o Brasil realizou a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente e perdeu uma boa oportunidade, sem realizar sequer um painel sobre as mudanças climáticas durante as conferências regionais e a nacional em Brasília. Ou seja, internamente o Brasil precisa melhorar a metodologia de diálogo com a população sobre as questões climáticas e ambientais de maneira geral, uma vez que todos os problemas socioambientais precisam ser enfrentados em todas áreas e atividades humanas. 
    Segundo esta rede climática brasileira,   outro ponto abordado foi “a polêmica proposta brasileira sobre responsabilidade histórica nas mudanças climáticas.” Esta consideramos ser uma boa proposta, só que vem sendo rejeitada pelas nações desenvolvidas, que não aceitaram sequer que os delegados consultassem formalmente um representante do IPCC sobre a possibilidade da entidade elaborar uma metodologia para que os países calculassem sua responsabilidade sobre o aumento da temperatura.
  Segundo esta rede climática, “para o Brasil a responsabilidade histórica é um ponto importante para ser considerado no cálculo das metas de cada país no novo acordo climático, sem deixar de considerar obviamente o perfil atual das emissões desses países. Mesmo com a falta de debates oficiais sobre a proposta, os países do G77 e a China encamparam-na, o que deve colocar pressão na agenda dos próximos encontros de negociação.”
   Apesar dos estudos do IPCC divulgados em que a ação humana vem causando alterações no clima do mundo, quando se trata de atitudes concretas, principalmente dos países que mais consomem energia, observamos muita morosidade.  A  mobilização da sociedade civil no Brasil e no mundo, continua sendo fundamental para que os países possam de fato tomar medidas mais eficazes e concretas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário