quinta-feira, 1 de maio de 2014

TRABALHAR PARA A CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE



















   O DIA DO TRABALHO  
E O TRABALHO SUSTENTÁVEL


   Desde o surgimento dos seres humanos na face da Terra temos trilhado caminhos que produziram culturas das mais diversas. Civilizações ergueram-se em todas as partes do mundo, com inúmeras alternativas na manutenção da vida em sociedade. Neste século XXI, após vários encontros nacionais e internacionais sobre o meio ambiente, temos o desafio de resolver os conflitos e problemas socioambientais gerados pela ação humana. A solução destes problemas passa não apenas pela atitude individual, mas da sociedade. Ainda é possível corrigirmos nossos erros na forma de produzir, distribuir riquezas, valorizar as pessoas e todo o meio ambiente. Sabemos que os seres humanos carregam consigo contradições pessoais e coletivas e o trabalho sustentável, de valorizar todo o meio ambiente faz com que sejamos melhores em nossa humanidade.
 Os rios e mares não estão poluídos "naturalmente", o desmatamento na Floresta Amazônica, ocorre através da ação humana. A poluição atmosférica presente na China, Europa e em grandes cidades do mundo são causadas pela queima de carvão e combustíveis fósseis. O mundo concentrando pessoas em cidades, metrópoles, congestiona trânsitos, estressa sua população em transportes públicos precários, como vem sofrendo a maioria da população. A saúde e educação públicas estão ainda muito precárias. A contaminação química elege o Brasil como o país que mais utiliza agrotóxicos na produção de alimentos no mundo. São Paulo está racionando água. Muitas pessoas em várias regiões sofrem com a falta de água potável não apenas no Brasil. A distribuição de renda em nosso país continua sendo uma das piores em todo o mundo. 
   As culturas e identidades dos povos sofrem com a aculturação do consumo pelo consumo. Os seres humanos estão sofrendo na solidão do consumo de uma grande mídia que valoriza o ter e não o ser.  A solução destes conflitos socioambientais está nas mãos da sociedade civil não só brasileira, mas mundial. Homens e mulheres podem se unir na construção da sustentabilidade: basta acreditarmos na força desta união. 
   Em tantos saberes produzidos em diversas culturas no mundo necessitamos encontrar o caminho da civilização sustentável. O desafio está colocado para todo o Planeta. Neste dia do trabalhador propomos uma reflexão na direção da conquista do trabalho sustentável. O trabalho que valoriza a pessoa humana e todo o meio ambiente. As empresas, instituições públicas e privadas, precisam instituir as Comissões de Meio Ambiente nos locais de trabalho. A sociedade civil precisa criar permanentemente grupos, associações, ONGs, unir pessoas e comunidades pela valorização do meio ambiente, pelo trabalho sustentável. 
   Nós seres humanos podemos agir no sentido de contribuirmos com nosso trabalho para uma qualidade de vida melhor para todos. Vencermos problemas socioambientais que o mundo continua produzindo como o racismo. Temos que agir no sentido do respeito às diferenças étnicas e na direção da igualdade da raça humana. Temos que promover uma valorização do que de bom as pessoas podem realizar em cada comunidade, cada ambiente de trabalho, na edificação de comunidades e cidades sustentáveis. Nós do Jornal O Ecoambiental acreditamos neste caminho de vencermos pela ação de construção da sustentabilidade os erros que individual e coletivamente as sociedades estão produzindo ao degradarem o meio ambiente.

  Acreditamos na conquista de melhores dias para todos com a valorização da identidade cultural de cada Nação, de cada espaço comunitário. É possível plantarmos mais do que desmatarmos. É possível despoluir rios, cursos d'água, produzir alimentos sem agrotóxicos, distribuir renda de forma mais justa, valorizar os saberes e culturas que defendem um meio ambiente saudável para todos. Convidamos as pessoas a agirem nesta direção do trabalho e da civilização sustentável que pela união todos nós podemos construir juntos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário