domingo, 15 de junho de 2014

O ESPETÁCULO DA COPA 2014: A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE


  O mascote da copa do mundo 2014: Fuleco (que simboliza a amizade e ecologia) foi criado para chamar a atenção do mundo sobre a importância do meio ambiente. O  "tatu-bola" que o Fuleco também faz alusão,  está ameaçado de extinção, assim como várias espécies, inclusive os seres humanos. Esta copa 2014 no Brasil pode significar um caminho de paz e amizade entre os povos para que nos unamos em defesa da vida e de todo meio ambiente. Faz-se necessário e urgente unir pessoas e culturas na defesa da valorização dos seres humanos e de todo meio ambiente. Enfrentamos problemas ambientais como a super valorização do consumo pelo consumo. A ideologia, na dialética Marxista, explicaria a cobertura da copa por vários meios de comunicação da grande midia como um show televisivo dos patrocinadores, em detrimento desta copa significar uma proposta de valorização de todo meio ambiente. Ou "coisificam" (em um "fato social Durkheimeano") jogadores, que sabemos, são tratados como mercadorias, assim como todos nós seres humanos nesta sociedade. O apelo a emoção da disputa dos jogos imediatamente é transmutada para a "emoção" de se consumir um produto x ou y. Pouca atenção as pessoas tem dado a outras pessoas, e muito menos aos outros seres vivos e ao cuidado que deveríamos ter com nossa espécie e toda biodiversidade. Somos parte do meio ambiente, não podemos nem temos direito de degradar os seres humanos e toda a beleza da natureza que nos cerca. Pela primeira vez na história das copas através do espetáculo dos campos de futebol somos convocados a ter uma melhor consciência socioambiental e um olhar para o espetáculo da natureza.
    Existe uma dialética também no futebol e as relações socioambientais. Mesmo existindo a tentativa de se privatizar a felicidade. O futebol promove a socialização humana porque é um esporte coletivo. Exige que o individualismo dê lugar ao espírito coletivo. Uma sociedade individualista ao extremo entra em conflito com a felicidade jogada e conquistada coletivamente. A sociedade atual tenta incutir na cabeça das pessoas que felicidade é sinônimo do ter. E o ter é para o capitalismo atual um "mérito" individual onde há a alienação da coletividade. Exige-se a especialização para a conquista do individualismo, mas sabemos que somos sociais por natureza. E nossa natureza é o meio ambiente do qual fazemos parte. Todo bem que formos capazes de promover ao meio ambiente será em benefício do próprio ser humano, ou seja, de nossa coletividade.
    É preciso mudar o olhar e não ficarmos focados apenas nas questões negativas que as sociedades estão produzindo. Se dedicarmos mais tempo e o olhar para as belezas de todo meio ambiente, poderemos ver também o que de bom os seres humanos podem realizar. 
   O Brasil pode vir a ser uma dos países que mais valorize os seres humanos e todo meio ambiente, pois temos bagagem cultural para isso e uma natureza exuberante. A convivência dos povos durante a copa, que simbolicamente elege um animal ameaçado de extinção como mascote, pode transformar este eixo de convivência. Há um aprendizado "do ouvir" culturas diversas. As contradições da sociedade que estressam e reduzem os seres humanos a mercadorias, podem ser vencidas pela redescoberta de que aumentar nossos momentos de felicidade é possível. Direcionar a vida para que sejamos mais felizes valorizando os seres humanos e todo o meio ambiente, favorece a conquista de uma melhor qualidade de vida para todos. Neste novo olhar podemos descobrir que apesar da imposição de que existem países e saberes "superiores" somos na verdade todos iguais. Não existem saberes superiores, pessoas, etnias superiores. Nossos saberes se completam em busca da felicidade e evolução de nossa espécie.  Diferentes etnicamente e iguais em humanidade. Mais do que ganhar ou perder, a alegria do futebol pode perfeitamente se harmonizar com a natureza, pois dedicar tempo e ter olhos para natureza também não nos transmite a mesma felicidade ? A conquista do "avanço tecnológico" de uma melhor convivência, pacífica, igualitária entre os seres humanos, as culturas, etnias e com todo meio ambiente: que seja este o grande legado da copa 2014 no Brasil. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário