segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O QUE É PERMACULTURA

ALGUMAS DEFINIÇÕES  DO QUE É PERMACULTURA

  O conceito foi criado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, nos anos 70. É uma reunião dos conhecimentos de sociedades tradicionais com técnicas inovadoras, com o objetivo de criar uma "cultura permanente", sustentável, baseada na cooperação entre os homens e a natureza.
Um dos princípios fundamentais da permacultura é o respeito pela sabedoria da natureza, que desenvolveu um sistema perfeito para cada lugar. Doprincípio vem a estratégia (observar e copiar a Natureza), da qual surgirão as inúmeras técnicas , que podem ser copiadas de situações similares ou criadas no local, para planejar a sustentabilidade de quintais, sítios, fazendas ou comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros e assentamentos.
   No planejamento destas comunidades, além do ambiente físico, é preciso considerar os aspectos: social, econômico, cultural e espiritual como parte imprescindível dos projetos porque, no novo paradigma, reconhece-se que a felicidade não se resume ao materialismo.
Permacultura é uma palavra formada pela união de ¨permanente¨ e ¨agricultura¨ e representa uma nova maneira de pensar e organizar as atividades produtivas, formando sistemas multifuncionais eficientes e duradouros. Vai além da agricultura ecológica, pois engloba também economia, aproveitamento de energias, ética, sistemas de captação e tratamento de águas e bioarquitetura.
  Desenvolvida no começo dos anos 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holgren, é uma metodologia agrícola que proporciona um desenvolvimento integrado da propriedade rural de maneira a manter os ecossistemas produtivos com diversidade, estabilidade e resistência.
   É um ecossistema agrícola completo, um sistema evolutivo integrado de espécies vegetais e animais perenes ou auto-perpetuantes úteis ao homem. A permacultura é baseada no respeito a todas as formas de vida, nos processos naturais e na sabedoria das culturas nativas." ( Fonte: UFPA)
- “ Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis. A palavra em si não é somente uma contração das palavras PERMAnente e agriCULTURA, mas também de Cultura Permanente, pois culturas não podem sobreviver muito sem uma base agricultural sustentável e uma ética do uso da terra.

   Permacultura (Permanente Agricultura) é o design e manutenção consciente de ecossistemas agrícolas produtivos que têm a diversidade, estabilidade e resiliência de ecossistemas naturais. É a integração harmoniosa da paisagem e das pessoas, provendo sua alimentação, energia, abrigo e outras necessidades materiais e não-materiais, de modo sustentável” Bill Mollison


- “ Permacultura é o design consciente de paisagens que imitam os padrões e relações encontradas  na natureza, produzindo uma abundância de alimentos, estruturas e energia para prover necessidades locais... Ela reúne diversas idéias, habilidades e modos de vida que precisam ser redescobertos e desenvolvidos de modo a nos empoderar para mudar da condição de consumidores dependentes para de cidadãos produtivos e responsáveis”   David Holmgren  ( Fonte: IPC – Ceará)




Nenhum comentário:

Postar um comentário