quinta-feira, 11 de setembro de 2014

JORNAL O ECOAMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE



















  O Jornal O Ecoambiental surgiu da prática de sociologia na sociedade belorizontina, mineira, brasileira. Propõe-se a contribuir na solução dos problemas locais e globais relacionados à construção da sustentabilidade.  O saber socioambiental é o saber compartilhado de vários saberes, onde acreditamos não existirem saberes superiores, mas saberes que se completam.  Fundamentamos nosso trabalho no Artigo 225 da Constituição brasileira, na economia solidária e Agenda 21.
    A sustentabilidade para nós dentro de nossa concepção holística é a valorização da pessoa humana, das etnias e culturas e todo o meio ambiente do qual fazemos parte.
    Neste sentido, nossa proposta é não nos restringirmos a uma visão corporativa da ciência, ou da própria sociologia. A cultura, o saber dos povos indígenas, populações tradicionais, quilombolas, aborígenes contribui para construirmos tecnologias sustentáveis tanto quanto as tecnologias de informação de todas as ciências, dos microchips, da robótica, da biotecnologia, dentre outros saberes.  Acreditamos que todos os saberes e conhecimentos que possam contribuir para esta construção da sustentabilidade são fundamentais para que possamos conquistar dias melhores para os seres humanos e todo o meio ambiente.
   Trabalhamos dentro de uma concepção de comunicação socioambiental. Buscando difundir informações, ações, projetos, atitudes individuais e coletivas que contribuam para nós seres humanos evoluirmos como espécie visando uma harmonização entre os seres humanos e todo o meio ambiente. Uma harmonização que se dá de forma dialética.  Os conflitos socioambientais podem ser compreendidos e vencidos pela constante busca do ser humano na direção de uma melhor qualidade de vida.
    Neste processo de produção de conhecimentos e saberes sustentáveis, definimos nosso trabalho como: trabalho sustentável, para que estas conquistas de qualidade de vida e meio ambiente saudável, que é direito da população, sejam de fato, direito de todos. Respeitando-se a diversidade cultural, étnica, de crenças que se fundamentem na edificação de sociedades sustentáveis neste século X XI.
    Convidamos a nossos leitores para compartilharmos informações dentro destes princípios, envie-nos seus comentários, matérias, artigos, reportagens. Inscrevam-se neste nosso blog do Jornal O Ecoambiental: www.oecoambiental.blogspot.com
   Nossas cordiais saudações.

                         JORNAL O ECOAMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário