sexta-feira, 5 de junho de 2015

DIA 5 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE













   Sociedades sustentáveis são aquelas que promovem as melhores qualidades humanas e valorizam todo meio ambiente.  São possibilidades de conquista de melhor qualidade de vida para toda nossa espécie.  O aprendizado desta vivência de evolução qualitativa humana em sociedade, em comunidades, culturas, nos orienta para um caminho  que pode harmonizar a presença de nossa espécie na Terra: a Mãe Gaia.  Aprender com os saberes, as culturas, crenças,  as civilizações que valorizem os seres humanos, amplia nossa possibilidade de vencermos os desafios dos conflitos socioambientais.
    Um grande problema ambiental hoje para o Planeta Terra é a própria espécie humana.  A ação humana está gerando conflitos entre nossa própria espécie e nossa relação com outras espécies de vida e toda biodiversidade.  Acredita-se que estes conflitos estão presentes na gênese humana que edificam sociedades.  Afinal nossa essência é boa ou má  ? Que valor damos aos seres humanos e ao meio ambiente  ?
   O dia mundial do meio ambiente é mais uma possibilidade de reflexão para a conquista de um caminho de felicidade, paz, amor, prosperidade. Pela beleza do Planeta Terra, somos uma espécie privilegiada no universo.  Contudo, se houvesse possibilidade de colocarmos as sociedades em frente a um espelho  o que veríamos ? Os conflitos socioambientais se agravando.
   A água potável que está escassa em várias partes do mundo contrasta com os rios e cursos d’água poluídos que governos não despoluem. Como temos comentado em nosso jornal o reflexo da condição humana na sociedade contemporânea são os rios poluídos. 
   Temos indicações de caminhos de como podemos agir com relação ao meio ambiente no Artigo 225 da Constituição, na Agenda 21, na Economia Solidária.
   Neste ano de 2015 a realização da COP21 em Paris é fundamental para o mundo enfrentar os desafios da construção da sustentabilidade. As mudanças climáticas e o aquecimento global são agravados pela ação predatória  humana sobre o meio ambiente. 
    Que as escolas, universidades, governos, a sociedade civil possam debater  e implementar soluções para determos o aquecimento global.   COP 21 pode contribuir para que possamos agir de forma urgente em nível local e global em defesa da vida humana. Plantar árvores é cuidar da pessoa humana, pois nossa vida está ligada a floresta.
   O Brasil tem um papel fundamental de acabar com as queimadas e o desmatamento. A valorização da Amazônia, o respeito a maior floresta tropical do mundo, aos povos indígenas, as populações tradicionais, que detêm conhecimento sobre a biodiversidade são fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitem a cura de várias doenças e pesquisas que contribuam na melhoria da qualidade de vida de toda população.   

  Que possamos unir pessoas, comunidades, populações, culturas na defesa da valorização da pessoa humana e de todo meio ambiente cada vez mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário