terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A PSICOLOGIA E O MEIO AMBIENTE

  Com a finalidade de argumentar de forma multidisciplinar com os saberes sobre a questão ambiental, estamos postando reflexões sobre a psicologia e o meio ambiente. O autor é Enrique Leff, doutor em Economia do Desenvolvimento pela Soborne, França, com especialização em Economia Política do Meio Ambiente e em Educação Ambiental. O que vem a seguir são trechos da Conferência apresentada no Primeiro Encontro Latino-Americano de Psicologia Ambiental, que está incluso no livro Saber Ambiental - Enrique Leff - Editora Vozes). 


  PSICANÁLISE E SABER AMBIENTAL 


     Enrique Leff 

   Ambientalizar a psicologia ou psicanalisar o ambiente: encontro de dois saberes frente à ciência

   "O saber ambiental, a partir das perspectivas do pensamento da complexidade, surge nos espaços de externalidade dos paradigmas dominantes do conhecimento, transformando os conceitos e métodos de diferentes disciplinas. Desta maneira, a economia, o direito, a antropologia e a sociologia vêm internalizando as condições ambientais que redefinem seus objetivos de conhecimento e seus campos de estudo.
   Também a psicologia vem se "ambientalizando". Desta maneira, analisa as formas como as condições ambientais afetam as capacidades cognitivas, mobilizam os comportamentos sociais e causam impacto à saúde mental. Também o campo emergente da psicologia ambiental contribui para a análise das percepções e interpretações das pessoas sobre seu meio ambiente, vinculando-se ao terreno da psicologia social no estudo da formação de uma consciência ambiental e seus efeitos na mobilização dos atores sociais do ambientalismo.
   Contudo, o encontro do saber ambiental com a psicanálise se apresenta num espaço que não é o da complementaridade nem da articulação de seus saberes, mas de seus paralelismos, suas solidariedades e suas disjunções. E talvez seja em relação com o saber que funda suas práticas e em sua cumplicidade na subversão do conhecimento científico que se encaram de frente esses saberes.
   O projeto científico da modernidade abre uma nova via à aventura do conhecimento a partir da constituição do sujeito de A Ciência que, a partir da certeza de seu pensamento tenta construir um conhecimento objetivo, livre de todo traço, de subjetividade e emotividade, para alcançar a verdade, a identidade do conhecimento com o real. Esse sujeito autoconsciente converte-se no princípio e ao mesmo tempo no maior obstáculo para alcançar o conhecimento objetivo." ...
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   "Perante a ótica do saber ambiental - que observa as falhas do iluminismo científico e do triunfalismo tecnológico - o progresso da ciência, empurrado pelo impulso de saber e por sua vontade de controlar e dominar o real, provocou a destuição da natureza, exilando-a de sua terra natal, acelerando a morte entrópica do planeta, subjugando as culturas forjadoras de sentidos e desconhecendo em sua passagem seus saberes. A objetividade da ciência deixou que he escorresse o real que hoje fala em nome da natureza violada, denunciando o poder dominador do conhecimento científico.

 A emergência do saber ambiental questiona as bases éticas e epistemológicas da racionalidade científica e econômica que fundam e mantêm o projeto de modernidade que desembocou na crise ecológica. Mas o que poderia a psicanálise trazer a esta iniciativa ? A pulsão epistemofilica reata a aventura do conhecimento a partir da perspectiva aberta pelo saber ambiental, como aquela falta de conhecimento que impulsiona um processo interminável de produção de conhecimentos." ...

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