Dia Mundial do Braille destaca importância de informação acessível
- As Nações Unidas celebram o Dia Mundial de Braille em 4 de janeiro, destacando a importância do sistema de comunicação tática universal para garantir a plena realização de direitos humanos para pessoas cegas ou com visão parcial.
- As pessoas com deficiência visual têm mais chances de sofrer com a pobreza, a negligência e a violência. A pandemia do coronavírus e suas consequências, como lockdowns, tem piorado os desafios por elas enfrentados, ampliando o isolamento.
- A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo tenham algum tipo de deficiência visual.
As Nações Unidas celebram o Dia Mundial de Braille em 4 de janeiro, destacando a importância do sistema de comunicação tática universal para garantir a plena realização de direitos humanos para pessoas cegas ou com visão parcial.
As pessoas com deficiência visual têm mais chances de sofrer com a pobreza, a negligência e a violência. A pandemia do coronavírus e suas consequências, como lockdowns, tem piorado os desafios por elas enfrentados, ampliando o isolamento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo tenham algum tipo de deficiência visual e a metade delas poderia ter prevenido o problema.
Braille e COVID-19 – A pandemia também evidenciou a importância de tornar a informação disponível em formatos acessíveis, incluindo Braille e formatos em áudio, para que todos possam ter informações vitais para se proteger e ajudar a reduzir o contágio da COVID-19.
A ONU tem implementado diversas boas práticas para promover uma resposta inclusiva na pandemia.
Em Malawi, por exemplo, o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) produziu 4.050 materiais em Braille sobre prevenção da COVID-19, enquanto na Etiópia o Escritório da ONU para Direitos Humanos disseminou informação em áudio e materiais de comunicação e educacionais para profissionais de mídia, além de desenvolver versões em Braille.
Da mesma maneira, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) produziu notas de orientação em múltiplos idiomas e formatos acessíveis, incluindo Braille, com recomendações de respostas para a COVID-19 para crianças e adultos com deficiência.
Dia Internacional – Observado anualmente no dia 4 de Janeiro, o Dia Mundial do Braille foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 2018. A data também marca o aniversário de nascimento de Louis Braille, que aos 15 anos inventou o sistema tátil de leitura e escrita para pessoas cegas ou com deficiência visual.
A leitura em Braille é feita com as pontas dos dedos sobre combinações de 1 a 6 pontos em relevo que representam letras, números e símbolos musicais e matemáticos.
A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências cita o sistema universal como um meio de comunicação e o considera essencial para educação, liberdade de expressão e opinião, acesso a informação e inclusão social de quem o utiliza.
Ele tem sido ajustado ao longo dos anos e em 1949 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) tomou a iniciativa de promover uma pesquisa sobre o sistema e estabeleceu uma uniformidade para o Braille
Nenhum comentário:
Postar um comentário