FONTE: ONU- BRASIL
Dia 5 de outubro, é celebrado mundialmente o Dia dos Professores. Para a data, os líderes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a instituição Education International (EI) publicaram uma mensagem conjunta.
No texto, eles pedem que governos reconheçam os professores como agentes de transformação em um mundo em crise e valorização destes profissionais como produtores de conhecimento.
Instituída em 1994, a data marca o aniversário da ampliação do Estatuto dos Professores de 1966.
Anualmente é celebrado em 5 de outubro o Dia Mundial dos Professores como forma de homenagear mundialmente estes profissionais. Instituída em 1994, a data marca o aniversário da ampliação do Estatuto dos Professores de 1966, proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). A recomendação feita por estas duas agências da ONU estabelece referências sobre os direitos e as responsabilidades dos professores, bem como padrões para sua formação inicial e educação continuada, treinamento, emprego e condições de ensino e aprendizagem.
Neste Dia, celebra-se a maneira pela qual os professores estão transformando a educação, mas também é uma ocasião para refletir sobre o apoio que necessitam para utilizar seu talento e sua vocação de forma plena, além de repensar em âmbito mundial novos caminhos para a profissão.
Além da UNESCO e OIT, as celebrações do Dia Mundial dos Professores são organizadas em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a instituição Education International (EI).
Em uma mensagem conjunta para marcar a data, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, a diretora executiva do UNICEF, Catherine Russell e o secretário-geral da EI, David Edwards lembraram que o recente relatório da Comissão Internacional sobre o Futuro da Educação, “Reimagining our futures together”, clama por um novo contrato social para a educação, no qual os professores estejam no centro.
“Apoiar e trazer professores qualificados e motivados para as salas de aula – e mantê-los lá – é a coisa mais importante que podemos fazer para melhorar a aprendizagem e o bem-estar dos alunos e das comunidades. O valioso trabalho que os professores fazem também deve ser traduzido em melhores condições de trabalho e remuneração”, escreveram os representantes. “No Dia Mundial dos Professores, celebramos o papel crítico destes profissionais na transformação do potencial dos alunos, garantindo que eles tenham as ferramentas necessárias para assumir a responsabilidade por si mesmos, pelos outros e pelo planeta. Apelamos aos países para confiar e reconhecer os professores como produtores de conhecimento, intelectuais e parceiros políticos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário