domingo, 13 de novembro de 2022

COP 27 - CULTURA E MEIO AMBIENTE - FARAÓ - MARGARETH MENEZES

Editorial 

O Jornal Oecoambiental faz votos de que a Conferência do Clima COP - 27 seja de fato uma Conferência que aprove ações de combate às mudanças climáticas, através da justiça socioambiental. Que os países em desenvolvimento consigam de fato financiamento para ações da sociedade civil que lutam pela melhoria da qualidade de vida, cultura e do meio ambiente. 

  O fato da COP 27 acontecer no Egito já é um marco  pela  importância deste pais na história da humanidade. O Continente Africano e o Brasil possuem laços históricos, de muita riqueza cultural.

  Postamos agora uma música que fez e ainda faz sucesso nos carnavais do Brasil, carnaval  que se aproxima, e uma representação musical destes laços históricos e fundamentais para que a população possa se reeducar culturalmente. Sabemos que há muitos preconceitos com relação à forma como a cultura africana ainda é vista no Brasil. Muitos sequer conseguem perceber que a multiplicidade de etnias, saberes e valores africanos estão presentes na vida e no dia a dia de todos nós brasileiros.

   Que possamos vencer a xenofobia e os preconceitos com relação a nossa afrodescendência e possamos resgatar  as nossas melhores ligações com a África, com nossas Raízes Ancestrais. Que o Brasil, a África e o mundo encontrem o caminho da justiça socioambiental, respeitando toda kms as culturas que contribuem para a valorização da vida, dos seres humanos,  do meio ambiente. Populações excluídas,  que clamam por um mundo que acabe com a fome, a miséria, as desigualdades, o racismo e a degradação socioambiental.

   Todos estamos acompanhando a COP 27 com expectativa de vitórias de dias melhores para os seres humanos, o meio ambiente, com a África, com nossas Raízes Ancestrais. Que o Brasil, a África e o mundo, encontrem o caminho da justiça socioambiental, respeitando todas as culturas que contribuem para a valorização da vida, dos seres humanos,  do meio ambiente. Populações excluídas,  que clamam por um mundo que acabe com a fome, a miséria, as desigualdades, o racismo e a degradação socioambiental.

    Que a COP 27 seja um avanço concreto em relação às outras Conferências Climáticas: sabemos que a união da sociedade civil é  determinante, protagonista na solução dos conflitos socioambientais. Seguimos com expectativa de vitórias de dias melhores para os seres humanos, o meio ambiente.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário