![]() |
Foto Jornal Oecoambiental |
As mudanças climáticas estão alterando a vida de várias comunidades no mundo. Os extremos climáticos de ondas de calor, furações, enchentes, secas, nevascas, tempestades colocam em cheque a capacidade de resiliência de cidades e populações em todo o mundo. É fundamental difundir ações de precaução a estes extremos. Como as pessoas, famílias podem agir para se proteger e se precaver de riscos e conflitos socioambientais em escala crescente.
Nosso Jornal Oecoambiental tem o compromisso de levar a população as resoluções das Conferências Ambientais e resoluções científicas que precisam ser democratizadas. Neste sentido uma primeira uma ação ou direito que todo ser humano tem é o de se informar para se proteger, se defender. A informação socioambiental salva vidas. Promove a dignidade humana e o respeito ao meio ambiente como valores éticos para as presentes e futuras gerações.
Outras medidas são a difusão de energias renováveis, a despoluição de águas, rios, lagos, oceanos, o plantio de árvores, o manejo adequado de Parques, áreas verdes, reservas florestais. Implantar tecnologias como permacultura, agroflorestas, produção de alimentos sem agrotóxicos, melhoria das condições sanitárias, de saúde pública, valorização da educação pública, abrir postos de trabalho na área da sustentabilidade, da economia circular, da reciclagem, redução e reutilização de resíduos sólidos, coletas seletivas. Valorização do trabalho das mulheres, respeito a diversidade étnica, de crença, gênero. Valorização e respeito aos Povos Originários, comunidades ribeirinhas, Quilombolas.
Aumento de áreas verdes nas comunidades, cidades, países. Promover a solidariedade entre os seres humanos que sofrem desabrigados ou refugiados de climas ou de guerras, redução de gases de efeito estufa, proteção da biodiversidade, ecossistemas, combate a pobreza. São inúmeras as ações que constroem a sustentabilidade. Que possamos agir em favor da vida, da cultura, do meio ambiente, da valorização da dignidade humana.