Quem já esteve nas Feiras da Agricultura Familiar do Movimento dos Sem Terra - MST percebe a força das famílias, das pessoas que cuidam da alimentação da população brasileira e mesmo a felicidade das pessoas que visitam as Feiras. São grupos de produção de alimentos de excelente qualidade, sem agrotóxicos, artesanatos, grupos culturais, plantas medicinais, grupos de produtores da agroecologia, que plantam árvores, realizam reposição de matas ciliares, há de fato uma preocupação com o plantio sem agrotóxicos e uma prática de construção da sustentabilidade.
Muito importante é informar a população sobre o que de bom podemos construir no Brasil que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. As Feiras da Agricultura Familiar MST são exemplo de que o Brasil pode ter uma alimentação de melhor qualidade para toda a população e vencer a fome, a miséria, a pobreza que exclui ainda grande parcela da população de uma vida digna e saudável.
Somos um país ainda de grandes contradições. Abrigamos em nosso território a maior floresta tropical do mundo, dividindo com outros países fronteiras da Amazônia que luta contra o desmatamento. Temos solos férteis privilegiados para produzir alimentos saudáveis, mas ainda precisamos enfrentar o problema do uso indiscriminado de agrotóxicos e nos defender das consequências das mudanças climáticas. Uma riqueza humana e de recursos naturais privilegiados e mesmo assim somos um país com uma das piores distribuições de renda do mundo. Abrigar contradições não significa que somos incapazes de vencê-las. Existem muitos movimentos socioambientais que abrem caminhos de um Brasil mais justo, fraterno na direção do "Bem Viver". Viver com sustentabilidade. O Brasil pode conquistar o merecido respeito as diversidades culturais, aos Povos Originários e territórios indígenas, quilombolas, projetos de grupos, associações culturais de ações socioambientais protagonizadas pela sociedade civil.
É muito bom poder conviver nas feiras com as famílias produtoras. Sabedores que em cada produto comercializado com a força do trabalho determinado existem as boas energias de felicidade e a presença de quem produz com qualidade. As Feiras da Agricultura Familiar do MST trazem lições em educação, organização e felicidade são muito bem vindas e essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna, com melhores condições de saúde e meio ambiente saudável para toda a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário