![]() |
| Foto: Fernando Donasci - MMA - Divulgação |
Na abertura da Aldeia COP, Funai ressalta importância da Conferência para promover participação, debate e protagonismo indígena
Que possamos colocar na mesa de debate a demarcação e proteção das terras indígenas. Proteger quem cuida da floresta, quem vive da biodiversidade e protege os recursos naturais
Joenia Wapichana, presidenta da Funai
“Que possamos colocar na mesa de debate da COP a demarcação e proteção das terras indígenas. Proteger principalmente quem cuida da floresta, quem vive da biodiversidade e protege os recursos naturais”, afirmou a presidenta, reforçando que a Aldeia COP é um espaço de promoção, debate e protagonismo indígena.
![]() |
| Foto: Mayra Wapichana - FUNAI - Divulgaçao |
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, também evidenciou a importância da programação para fortalecer a participação indígena. “Os povos indígenas chegam na COP30 para construir um espaço para que, juntos, possamos reforçar o protagonismo indígena, seja na área governamental ou em ambientes de debates do clima”, explicou.
A liderança indígena do povo Kayapó Raoni Metuktire pediu respeito aos povos indígenas e aos territórios. “Contem comigo para construirmos documentos de pedidos de defesa, demarcação dos territórios e respeito aos povos indígenas. Não podem mais continuar destruindo as florestas e nossos territórios”, afirmou.
Presença indigena
O espaço da Aldeia COP está recebendo cerca de 3 mil indígenas, de diferentes regiões e biomas do Brasil. O local está sediado na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Contem comigo para construirmos documentos de pedidos de defesa, demarcação dos territórios e respeito aos povos indígenas
Raoni Metuktire, líder indígena do povo Kayapo
Tupã Mirim Ju Yan Guarani, do povo Guarani, da Terra Indígena Tekoa Itakupe, do estado de São Paulo, afirmou que a Aldeia COP é um espaço legítimo para e dos povos indígenas. “Está sendo um espaço riquíssimo culturalmente; é uma forma de nós indígenas mostrarmos que podemos sim construir um espaço de debate em prol das vidas indígenas e da nossa biodiversidade. E estar aqui é representar todos os povos e nossos líderes e ancestrais, em uma grande aldeia”, concluiu.
Aldeia COP
A iniciativa busca promover a maior e melhor participação indígena da história das COPs e conta com uma ampla programação cultural e debates com importantes atores da pauta ambiental e social, reforçando o protagonismo indígena como parte fundamental da construção de soluções para a crise climática.
Somam-se a essa iniciativa a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), entre outros, no intuito de fortalecer a mobilização e a logística necessárias para garantir a presença indígena.
COP 30
A COP 30 é um evento internacional que acontece para discutir a ação climática, reunindo líderes mundiais e representantes da sociedade civil para debater a redução de emissões, adaptação às mudanças climáticas e financiamento para países em desenvolvimento.
Confira a participação da Funai na COP 30
Fonte: Coordenação de Comunicação Social/Funai

.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário