quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - EM DEFESA DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS



    Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente.   Uma das etnias que formam a identidade do povo brasileiro tem origem nos povos indígenas.  Os primeiros brasileiros de fato destas terras ao sul do equador.  Consideramos que é estranho ouvir da grande imprensa que os povos indígenas brasileiros “invadiram terras”. Como podem os povos indígenas “invadirem” terras aonde eles próprios e seus, nossos antepassados habitam há séculos ?  Mesmo após mais de 500 anos de história não apenas no Brasil, mas em várias regiões do mundo os argumentos para não se respeitarem os povos indígenas continuam os mesmos.

   A LUTA DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL É A LUTA DE TODOS OS BRASILEIROS E TODAS AS PESSOAS QUE LUTAM PELA DEFESA DO MEIO AMBIENTE SADIO, COM QUALIDADE  DE VIDA E PARA TODOS.

   A identidade cultural do Brasil passa pela valorização e respeito a todas as etnias que formam nossa cultura nacional. Os povos indígenas que lutam pela sua cultura, pela sua sabedoria de harmonia com o meio ambiente são fundamentais não apenas para a nossa auto-estima brasileira, mas para todo o mundo.   Ao questionarem a construção de Belo Monte, os povos indígenas lembram ao Governo que antes de construírem no território que estes povos sempre habitaram, hidrelétricas,  é preciso ouvir os argumentos destes povos que são contrários a estes projetos.

   A diferença de informação é gritante. O que pensam os povos indígenas?  O Brasil precisa ouvir os povos indígenas, porque o Brasil precisa se ouvir. Em um tempo como este em que as privatizações  destroem a saúde e educação públicas. Em que as telecomunicações do Brasil estão cada vez mais caras e de péssima qualidade. Nunca operadoras de celulares lucraram tanto enquanto o nosso país tem ainda uma das piores distribuições de renda do mundo.

    Publicamos no Dia Mundial do Meio Ambiente a Carta do Cacique Seattle, sempre atual, como forma de levar a sociedade brasileira a uma reflexão.  Naquela ocasião por volta de 1855, o Cacique  Seattle, chamou os não indígenas de irmãos.  E veja como estes irmãos vêm tratando as culturas que não são eurocêntricas há séculos?  É preciso que a sociedade compreenda que a relação dos povos indígenas com a terra não é a mesma que os não indígenas. Para os povos indígenas que lutam pela sua cultura a relação do homem (ser humano) com a terra, com o meio ambiente é antes de tudo espiritual.  Há uma harmonia que equilibra a vida dos seres humanos e de todas as formas de vida no planeta.

   Nosso Jornal O Ecoambiental conclama a todas as pessoas que buscam as energias do bem, da defesa da vida, da igualdade e respeito à diversidade de todos os seres humanos e formas de vida que se unam em defesa da Floresta Amazônica, em defesa e apoio aos povos indígenas do Brasil que travam uma luta pela defesa de todos os seres humanos deste planeta. Que possamos vencer através do bem viver, do pão repartido, da vida em abundância colocada neste planeta que é direito de todos e todas as formas de vida.

   Basta de tanta opressão, queremos ser respeitados como seres humanos.  Queremos uma sociedade ambientalmente mais justa e para todos.  Queremos um Brasil e um mundo sustentável para as  presentes e futuras gerações.    Queremos ouvir o que os povos indígenas no Brasil têm a dizer aos outros brasileiros e ao mundo. Por que afinal são contrários a construção da Usina de Belo Monte? Por que a grande imprensa não divulga as razões dos povos indígenas de lutarem para serem ouvidos?  Nossa solidariedade a estes bravos guerreiros que combatem pela vida e por todos nós. Chamam a atenção não apenas dos brasileiros, mas do mundo de que a Amazônia precisa sobreviver para que a vida no planeta sobreviva.

 
Em 1855, o cacique Seattle, da tribo Suquamish, do Estado de Washington, enviou esta carta ao presidente dos Estados Unidos (Francis Pierce), depois de o Governo haver dado a entender que pretendia comprar o território ocupado por aqueles índios.  A carta:

"Como podeis comprar ou vender o céu, a tepidez do chão? A idéia não tem sentido para nós.

   Se não possuímos o frescor do ar ou o brilho da água, como podeis querer comprá-los? Qualquer parte desta terra é sagrada para meu povo. Qualquer folha de pinheiro, qualquer praia, a neblina dos bosques sombrios, o brilhante e zumbidor inseto, tudo é sagrado na memória e na experiência de meu povo. A seiva que percorre o interior das árvores leva em si as memórias do homem vermelho.

    Os mortos do homem branco esquecem a terra de seu nascimento, quando vão pervagar entre as estrelas. Nossos mortos jamais esquecem esta terra maravilhosa, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs, os gamos, os cavalos a majestosa águia, todos nossos irmãos. Os picos rochosos, a fragrância dos bosques, a energia vital do pônei e do homem, tudo pertence a uma só família.

   Assim, quando o grande chefe em Washington manda dizer que deseja comprar nossas terras, ele está pedindo muito de nós. O grande Chefe manda dizer que nos reservará um sítio onde possamos viver confortavelmente por nós mesmos. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Se é assim, vamos considerar a sua proposta sobre a compra de nossa terra. Mas tal compra não será fácil, já que esta terra é sagrada para nós.

      A límpida água que percorre os regatos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos ancestrais. Se vos vendermos a terra, tereis de lembrar a nossos filhos que ela é sagrada, e que qualquer reflexo espectral sobre a superfície dos lagos evoca eventos e fases da vida do meu povo. O marulhar das águas é a voz dos nossos ancestrais.

   Os rios são nossos irmãos, eles nos saciam a sede. Levam as nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se vendermos nossa terra a vós, deveis vos lembrar e ensinar a nossas crianças que os rios são nossos irmãos, vossos irmãos também, e deveis a partir de então dispensar aos rios a mesma espécie de afeição que dispensais a um irmão.

    Nós mesmos sabemos que o homem branco não entende nosso modo de ser. Para ele um pedaço de terra não se distingue de outro qualquer, pois é um estranho que vem de noite e rouba da terra tudo de que precisa. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, depois que a submete a si, que a conquista, ele vai embora, à procura de outro lugar. Deixa atrás de si a sepultura de seus pais e não se importa. A cova de seus pais é a herança de seus filhos, ele os esquece. Trata a sua mãe, a terra, e seus irmãos, o céu como coisas a serrem comprados ou roubados, como se fossem peles de carneiro ou brilhantes contas sem valor. Seu apetite vai exaurir a terra, deixando atrás de si só desertos. Isso eu não compreendo. Nosso modo de ser é completamente diferente do vosso. A visão de vossas cidades faz doer aos olhos do homem vermelho.

    Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e como tal, nada possa compreender.

   Nas cidades do homem branco não há um só lugar onde haja silêncio, paz. Um só lugar onde ouvir o farfalhar das folhas na primavera, o zunir das asas de um inseto. Talvez seja porque sou um selvagem e não possa compreender.

   O barulho serve apenas para insultar os ouvidos. E que vida é essa onde o homem não pode ouvir o pio solitário da coruja ou o coaxar das rãs à margem dos charcos à noite? O índio prefere o suave sussurrar do vento esfrolando a superfície das águas do lago, ou a fragrância da brisa, purificada pela chuva do meio-dia ou aromatizada pelo perfume dos pinhos.

    O ar é precioso para o homem vermelho, pois dele todos se alimentam. Os animais, as árvores, o homem, todos respiram o mesmo ar. O homem branco parece não se importar com o ar que respira. Como um cadáver em decomposição, ele é insensível ao mau cheiro. Mas se vos vendermos nossa terra, deveis vos lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar insufla seu espírito em todas as coisas que dele vivem. O ar que vossos avós inspiraram ao primeiro vagido foi o mesmo que lhes recebeu o último suspiro.

    Se vendermos nossa terra a vós, deveis conservá-la à parte, como sagrada, como um lugar onde mesmo um homem branco possa ir sorver a brisa aromatizada pelas flores dos bosques.

   Assim consideraremos vossa proposta de comprar nossa terra. Se nos decidirmos a aceitá-la, farei uma condição: O homem branco terá que tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos.

    Sou um selvagem e não compreendo de outro modo. Tenho visto milhares de búfalos a apodrecerem nas pradarias, deixados pelo homem branco que neles atira de um trem em movimento.

   Sou um selvagem e não compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante que o búfalo, que nós caçamos apenas para nos mantermos vivos.

   Que será dos homens sem os animais? Se todos os animais desaparecem, o homem morreria de solidão espiritual. Porque tudo isso pode cada vez mais afetar os homens. Tudo está encaminhado.

   Deveis ensinar a vossos filhos que o chão onde pisam simboliza a as cinzas de nossos ancestrais. Para que eles respeitem a terra, ensinai a eles que ela é rica pela vida dos seres de todas as espécies. Ensinai a eles o que ensinamos aos nossos: Que a terra é a nossa mãe. Quando o homem cospe sobre a terra, está cuspindo sobre si mesmo. De uma coisa nós temos certeza: A terra não pertence ao homem branco; O homem branco é que pertence à terra. Disso nós temos certeza. Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está associado. O que fere a terra fere também aos filhos da terra.

   O homem não tece a teia da vida: É antes um dos seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio.

   Mesmo o homem branco, a quem Deus acompanha e com quem conversa como um amigo, não pode fugir a esse destino comum. Talvez, apesar de tudo, sejamos todos irmãos.

   Nós o veremos. De uma coisa sabemos, é que talvez o homem branco venha a descobrir um dia: Nosso Deus é o mesmo deus.

   Podeis pensar hoje que somente vós o possuis, como desejais possuir a terra, mas não podeis. Ele é o Deus do homem e sua compaixão é igual tanto para o homem branco, quanto para o homem vermelho.

   Esta terra é querida dele, e ofender a terra é insultar o seu criador. Os brancos também passarão talvez mais cedo do que todas as outras tribos. Contaminai a vossa cama, e vos sufocareis numa noite no meio de vossos próprios excrementos.

   Mas no nosso parecer, brilhareis alto, iluminado pela força do Deus que vos trouxe a esta terra e por algum favor especial vos outorgou domínio sobre ela e sobre o homem vermelho. Este destino é um mistério para nós, pois não compreendemos como será no dia em que o último búfalo for dizimado, os cavalos selvagens domesticados, os secretos recantos das florestas invadidos pelo odor do suor de muitos homens e a visão das brilhantes colinas bloqueada por fios falantes.

   Onde está o matagal? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. O fim do viver e o início do sobreviver."

quinta-feira, 23 de maio de 2013

SEMPRE UM PAPO EM BH COM FREI BETTO


O JORNAL O ECOAMBIENTAL NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, NA COPA DO MUNDO E NAS OLIMPÍADAS


Fuleco o mascote do Brasil na Copa das Confederações e Copa do Mundo



  O Jornal O Ecoambiental vai acompanhar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo e analisar como os torcedores estão avaliando a realização destes eventos internacionais no Brasil.  Uma das grandes paixões nacionais: o futebol é um dos exemplos da maestria e capacidade criativa dos brasileiros de reinventar jogadas que encantam torcedores em todo o mundo. Embora a maioria dos torcedores brasileiros,  pela condição econômica, estejam sendo excluídos dos estádios, pelo custo elevado dos ingressos, o futebol ainda apaixona e emociona multidões. Com os novos estádios e o dinheiro público investido nas construções, o acesso e utilização dos estádios tem que ser democratizado para toda população. A valorização da cultura brasileira tem que ter vez e voz nestas novas "arenas" construídas com o suor e vida dos trabalhadores brasileiros. 
  Como explicar o sucesso do Brasil no futebol ? O sociólogo italiano Domenico De Masi em uma de suas vindas ao país afirmou que " o ser humano é criativo quando ele se sente livre". Embora o país ainda concentre uma das piores distribuições de renda do mundo e a grande maioria da população sofra com precários serviços de atendimento públicos de saúde, educação, transporte, sem contar com a carência de valorização cultural e histórica para muitos artistas e para a cultura nacional,  ainda existem momentos de felicidade para todos nós brasileiros.  Poderíamos dizer que o brasileiro sabe saborear o que é ter momentos felizes na vida. 
   A forma como os jogadores brasileiros criam as jogadas entre as quatro linhas  transmite felicidade. A mesma felicidade que encontramos numa roda de capoeira, de samba e no carnaval. Só participando para sentir esta felicidade. Talvez Domenico De Masi esteja certo porque nestes espaços as pessoas sentem-se livres. Momentos de felicidade e liberdade. Nestes espaços todos são iguais na condição humana. Somos seres sociais e necessitamos de estar convivendo, interagindo com as pessoas e o meio ambiente para nos realizarmos plenamente. O que falta é a sociedade brasileira assimilar toda esta identidade cultural para a conquista de uma auto estima nacional em setores como a política, economia, cultura, na relações sociais do dia a dia e esta nova visão global da busca pela conquista de sociedades sustentáveis. O Brasil já é sustentável nas rodas de capoeira, nas rodas de samba e no sucesso dos jogadores no futebol, que possibilitaram a criação da maior festa popular do mundo: o carnaval.
   E pensar que nossas TVs e a grande imprensa dá um espaço imenso a notícias ruins e a uma ideologia de alienação sobre a beleza dos valores culturais que constituem a identidade brasileira. A violência fora dos gramados no Brasil e no mundo são mostras da opressão, do clamor humano para a ausência de felicidade. É preciso globalizarmos o índice humano de felicidade: "Sumak kawsay".

   E qual a relação do futebol, dos esportes com o meio ambiente ? A possibilidade de se valorizar as pessoas é a mesma de se valorizar todo o meio ambiente. O futebol brasileiro é tão livre nas quatro linhas que os povos indígenas há tempos organizam campeonatos nas aldeias pelo país. Fora das quatro linhas sabemos da crise socioambiental do Brasil e do mundo. Temos consciência  dos altos salários e discrepâncias econômicas entre o que se arrecada com uma pequena parcela de jogadores, equipes, patrocinadores, enquanto, por exemplo, faltam médicos no país. O futebol não perderia em qualidade havendo uma distribuição de renda com o que se arrecada nestes setores para a maioria da população brasileira e mundial. Não são apenas pequenas parcelas dentro do futebol brasileiro, mas em todo o mundo; enquanto há um desemprego crescente na Europa algumas pessoas e instituições ligadas ao futebol lucram de forma exorbitante.
   Foi uma grata satisfação acompanhar a escolha do mascote da copa brasileira: o "fuleco" representando o meio ambiente brasileiro. Poderia o mascote ser também uma criança dos morros, vilas e favelas que vencem pela genialidade criativa todas as barreiras da opressão para se tornarem craques mundialmente reconhecidos. O mascote: fuleco, o tatu bola é símbolo desta parte do planeta que ainda abriga o "ser humano" que "não tem medo de ser feliz" e acredita na valorização da humanidade e de todo meio ambiente. Nós humanos,  assim como o tatu-bola ainda podemos não ser extintos do planeta.  Existem caminhos políticos, econômicos, socioambientais que o nosso país e o mundo podem escolher de mais felicidade. Por que só alguns seres humanos podem tudo enquanto a maioria de nossa espécie humana no Brasil e em todo o mundo só querem ter o direito de serem livres, vivermos todos com dignidade, com qualidade de vida. 

                    
                          Tatu-bola a inspiração ambiental brasileira para o mundo

   A bola que vai rolar entre os jogadores e países nestes eventos é o "tatu-bola" a representação do meio ambiente. Todos os países já sabem que para vencermos esta crise socioambiental no mundo, com as mudanças climáticas e as consequências para todos os humanos e o meio ambiente que estamos presenciando é preciso tocar a bola com cuidado,  "saber cuidar" usando a criatividade, promovendo a igualdade, fraternidade, liberdade e união de pessoas e nações na defasa da vida e de todo meio ambiente.  Que estes eventos dos esportes no Brasil, façam nosso país e o mundo refletirem que se repartirmos o pão, não haverá mais fome no mundo de pão e felicidade. 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

SOCIOLOGIA E MEIO AMBIENTE

   Os fatos históricos que contribuíram para o surgimento da sociologia como a Revolução Francesa (1789) e a Revolução Industrial (1780 e 1860) evidenciavam um mundo em grandes transformações. Os principais pensadores das Ciências Sociais Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber buscaram explicações para as crises, os problemas do advento da sociedade capitalista. Estes problemas deste modo de produção de sociedade no século XXI estão ganhando uma perspectiva socioambiental em diálogo com a construção de sociedades sustentáveis, uma vez que os seres humanos começam a compreender que todos nós como espécie, estamos interferindo através das relações sociais em todo meio ambiente.
   A dimensão socioambiental dos problemas de meio ambiente das sociedades capitalistas ganham visibilidade na medida em que a busca de cidades e sociedades sustentáveis são vislumbradas, através de Conferências, estudos, pesquisas e ações concretas de pessoas e instituições em todo o mundo.
   Agir sobre os problemas da sociedade hoje é agir na busca da sustentabilidade. Os conflitos socioambientais estão expondo as contradições não apenas do individualismo valorizado pela sociedade de consumo, mas a insustentabilidade de modelos sócio-econômicos-políticos-culturais-ambientais. O advento de novos paradigmas estão em curso. As ações de indivíduos, grupos, comunidades, países em defesa da vida e de todo meio ambiente, podem reverter à crise socioambiental que o Brasil e o mundo enfrentam.
   O Brasil tem papel fundamental de reelaborar, aprofundar de forma teórica e prática os fundamentos da sociologia numa perspectiva socioambiental. Nosso trabalho no Jornal O Ecoambiental é dar uma pequena contribuição agindo sobre estes problemas das condições de vida dos seres humanos e de todo meio ambiente buscando novos caminhos na construção da sustentabilidade através da comunicação socioambiental.