quinta-feira, 23 de maio de 2013

SEMPRE UM PAPO EM BH COM FREI BETTO


O JORNAL O ECOAMBIENTAL NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, NA COPA DO MUNDO E NAS OLIMPÍADAS


Fuleco o mascote do Brasil na Copa das Confederações e Copa do Mundo



  O Jornal O Ecoambiental vai acompanhar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo e analisar como os torcedores estão avaliando a realização destes eventos internacionais no Brasil.  Uma das grandes paixões nacionais: o futebol é um dos exemplos da maestria e capacidade criativa dos brasileiros de reinventar jogadas que encantam torcedores em todo o mundo. Embora a maioria dos torcedores brasileiros,  pela condição econômica, estejam sendo excluídos dos estádios, pelo custo elevado dos ingressos, o futebol ainda apaixona e emociona multidões. Com os novos estádios e o dinheiro público investido nas construções, o acesso e utilização dos estádios tem que ser democratizado para toda população. A valorização da cultura brasileira tem que ter vez e voz nestas novas "arenas" construídas com o suor e vida dos trabalhadores brasileiros. 
  Como explicar o sucesso do Brasil no futebol ? O sociólogo italiano Domenico De Masi em uma de suas vindas ao país afirmou que " o ser humano é criativo quando ele se sente livre". Embora o país ainda concentre uma das piores distribuições de renda do mundo e a grande maioria da população sofra com precários serviços de atendimento públicos de saúde, educação, transporte, sem contar com a carência de valorização cultural e histórica para muitos artistas e para a cultura nacional,  ainda existem momentos de felicidade para todos nós brasileiros.  Poderíamos dizer que o brasileiro sabe saborear o que é ter momentos felizes na vida. 
   A forma como os jogadores brasileiros criam as jogadas entre as quatro linhas  transmite felicidade. A mesma felicidade que encontramos numa roda de capoeira, de samba e no carnaval. Só participando para sentir esta felicidade. Talvez Domenico De Masi esteja certo porque nestes espaços as pessoas sentem-se livres. Momentos de felicidade e liberdade. Nestes espaços todos são iguais na condição humana. Somos seres sociais e necessitamos de estar convivendo, interagindo com as pessoas e o meio ambiente para nos realizarmos plenamente. O que falta é a sociedade brasileira assimilar toda esta identidade cultural para a conquista de uma auto estima nacional em setores como a política, economia, cultura, na relações sociais do dia a dia e esta nova visão global da busca pela conquista de sociedades sustentáveis. O Brasil já é sustentável nas rodas de capoeira, nas rodas de samba e no sucesso dos jogadores no futebol, que possibilitaram a criação da maior festa popular do mundo: o carnaval.
   E pensar que nossas TVs e a grande imprensa dá um espaço imenso a notícias ruins e a uma ideologia de alienação sobre a beleza dos valores culturais que constituem a identidade brasileira. A violência fora dos gramados no Brasil e no mundo são mostras da opressão, do clamor humano para a ausência de felicidade. É preciso globalizarmos o índice humano de felicidade: "Sumak kawsay".

   E qual a relação do futebol, dos esportes com o meio ambiente ? A possibilidade de se valorizar as pessoas é a mesma de se valorizar todo o meio ambiente. O futebol brasileiro é tão livre nas quatro linhas que os povos indígenas há tempos organizam campeonatos nas aldeias pelo país. Fora das quatro linhas sabemos da crise socioambiental do Brasil e do mundo. Temos consciência  dos altos salários e discrepâncias econômicas entre o que se arrecada com uma pequena parcela de jogadores, equipes, patrocinadores, enquanto, por exemplo, faltam médicos no país. O futebol não perderia em qualidade havendo uma distribuição de renda com o que se arrecada nestes setores para a maioria da população brasileira e mundial. Não são apenas pequenas parcelas dentro do futebol brasileiro, mas em todo o mundo; enquanto há um desemprego crescente na Europa algumas pessoas e instituições ligadas ao futebol lucram de forma exorbitante.
   Foi uma grata satisfação acompanhar a escolha do mascote da copa brasileira: o "fuleco" representando o meio ambiente brasileiro. Poderia o mascote ser também uma criança dos morros, vilas e favelas que vencem pela genialidade criativa todas as barreiras da opressão para se tornarem craques mundialmente reconhecidos. O mascote: fuleco, o tatu bola é símbolo desta parte do planeta que ainda abriga o "ser humano" que "não tem medo de ser feliz" e acredita na valorização da humanidade e de todo meio ambiente. Nós humanos,  assim como o tatu-bola ainda podemos não ser extintos do planeta.  Existem caminhos políticos, econômicos, socioambientais que o nosso país e o mundo podem escolher de mais felicidade. Por que só alguns seres humanos podem tudo enquanto a maioria de nossa espécie humana no Brasil e em todo o mundo só querem ter o direito de serem livres, vivermos todos com dignidade, com qualidade de vida. 

                    
                          Tatu-bola a inspiração ambiental brasileira para o mundo

   A bola que vai rolar entre os jogadores e países nestes eventos é o "tatu-bola" a representação do meio ambiente. Todos os países já sabem que para vencermos esta crise socioambiental no mundo, com as mudanças climáticas e as consequências para todos os humanos e o meio ambiente que estamos presenciando é preciso tocar a bola com cuidado,  "saber cuidar" usando a criatividade, promovendo a igualdade, fraternidade, liberdade e união de pessoas e nações na defasa da vida e de todo meio ambiente.  Que estes eventos dos esportes no Brasil, façam nosso país e o mundo refletirem que se repartirmos o pão, não haverá mais fome no mundo de pão e felicidade. 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

SOCIOLOGIA E MEIO AMBIENTE

   Os fatos históricos que contribuíram para o surgimento da sociologia como a Revolução Francesa (1789) e a Revolução Industrial (1780 e 1860) evidenciavam um mundo em grandes transformações. Os principais pensadores das Ciências Sociais Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber buscaram explicações para as crises, os problemas do advento da sociedade capitalista. Estes problemas deste modo de produção de sociedade no século XXI estão ganhando uma perspectiva socioambiental em diálogo com a construção de sociedades sustentáveis, uma vez que os seres humanos começam a compreender que todos nós como espécie, estamos interferindo através das relações sociais em todo meio ambiente.
   A dimensão socioambiental dos problemas de meio ambiente das sociedades capitalistas ganham visibilidade na medida em que a busca de cidades e sociedades sustentáveis são vislumbradas, através de Conferências, estudos, pesquisas e ações concretas de pessoas e instituições em todo o mundo.
   Agir sobre os problemas da sociedade hoje é agir na busca da sustentabilidade. Os conflitos socioambientais estão expondo as contradições não apenas do individualismo valorizado pela sociedade de consumo, mas a insustentabilidade de modelos sócio-econômicos-políticos-culturais-ambientais. O advento de novos paradigmas estão em curso. As ações de indivíduos, grupos, comunidades, países em defesa da vida e de todo meio ambiente, podem reverter à crise socioambiental que o Brasil e o mundo enfrentam.
   O Brasil tem papel fundamental de reelaborar, aprofundar de forma teórica e prática os fundamentos da sociologia numa perspectiva socioambiental. Nosso trabalho no Jornal O Ecoambiental é dar uma pequena contribuição agindo sobre estes problemas das condições de vida dos seres humanos e de todo meio ambiente buscando novos caminhos na construção da sustentabilidade através da comunicação socioambiental.

COMO COMPRAR PRODUTOS ORGÂNICOS

    O Jornal O Ecoambiental divulga a seguir a informação de uma rede de compras orgânicas. Temos constatado como é fundamental trabalharmos unidos pela valorização da agricultura familiar voltada para a agroecologia e estimular o aumento da oferta de orgânicos para que os preços dos produtos sejam mais acessíveis para toda a população.  Segue as informações do  Grupo de Compras da Rede Terra Viva. Saudações a nossos leitores, amigos e colaboradores.

"O Grupo de Compras da Rede Terra Viva é uma forma alternativa de organização que possibilita a aquisição de produtos certificados por preços em média 30% mais baixos do que no mercado formal.

Funcionamento:

- Preencha a planilha (abaixo) com seu pedido e envie para terravivavirtual@gmail.com, com o assunto Pedido Grupo de Compras, até o dia 27 de maio.
- Aguarde nosso contato para confirmação dos itens, informação sobre valor do frete e conta bancária para pagamento.
- Deposite o valor de sua compra em nossa conta bancária e guarde o comprovante.
- A retirada dos produtos será realizada entre os dias 17 e 23 de junho (à confirmar), mediante a apresentação do comprovante de depósito, nos seguintes locais:

1) Casa ManGaia: Rua Capitão Procópio, 18, bairro Santa Tereza, Belo Horizonte;
2) Verde Folhas Espaço de Aventuras: Rua Alameda Jacarandá, 170, Casa Branca, Brumadinho.

   Todos os produtos ofertados são orgânicos, certificados e com expressiva aceitação no mercado. Sugerimos que acesse o site das empresas fornecedoras para conhecer mais detalhes sobre a qualidade do produtos.
   Mais informações com CaroLina de Moura no telefone: 3575-3244

A união faz a força. Junte-se a nós!

Rede Terra Viva - Grupo de Compras"