segunda-feira, 17 de outubro de 2022

RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS PNUMA - ESPÉCIES SALVAS


FONTE: ONU - BRASIL

  Sob o guarda-chuva da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, celebrada de 2021 a 2030, estão em andamento esforços ao redor do mundo para reavivar os habitats terrestres e marinhos danificados pelo homem, que colocaram o planeta à beira de uma sexta extinção em massa.

Aqui está uma lista do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) de seis mamíferos, répteis e aves que se salvaram da extinção com a ajuda dessa restauração de ecossistemas, desde gorilas-da-montanha até onças-pintadas.

Um bezerro de antílope saiga no Cazaquistão. Após uma chocante morte em massa em 2015, as saigas sofreram um boom de bebês nos últimos anos
Legenda: Um bezerro de antílope saiga no Cazaquistão. Após uma chocante morte em massa em 2015, as saigas sofreram um boom de bebês nos últimos anos
Foto: © Dasha Urvachova/Unsplash

Ao redor do mundo, tanto em terra quanto nos oceanos, populações de plantas, animais e insetos que caem em colapso provocam temores de que o planeta Terra esteja entrando em sua sexta extinção em massa, com consequências catastróficas tanto para as pessoas, quanto para a natureza.

Estima-se que um milhão das oito milhões de espécies do mundo estejam sob ameaça de extinção. Os recursos dos ecossistemas essenciais para o bem-estar humano, incluindo o fornecimento de alimentos e água doce e a proteção contra desastres e doenças, também estão em declínio em muitos lugares.

Mas a esperança não está perdida. Sob o guarda-chuva da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, esforços estão em andamento para reavivar os habitats terrestres e marinhos danificados, desde montanhas e mangues até florestas e terras agrícolas.

Além de fornecer benefícios críticos para as pessoas, os ecossistemas restaurados são um refúgio para muitas espécies ameaçadas de extinção. Aqui está uma lista do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) de seis mamíferos, répteis e aves que se salvaram da extinção com a ajuda da restauração.

Saiga - Antílope do tamanho de uma cabra com um nariz comicamente grande, Saiga uma vez perambulou por milhões de pradarias da Europa até a China. Mas a caça excessiva, a perda do habitat e das rotas de migração, e os surtos de doenças os reduziram a populações remanescentes no Cazaquistão, na Rússia e na Mongólia.

Os esforços de restauração, incluindo a Iniciativa de Conservação Altyn Dala no Cazaquistão, estão protegendo e revitalizando cerca de 7,5 milhões de hectares de estepe, semi-deserto e deserto e já estão vendo resultados. Apesar da morte em massa de 200 mil saigas em 2015, a população cazaque saltou de menos de 50 mil animais em 2006 para mais de 1,3 milhões hoje.

Graças ao aumento das ações de conservação, restauração e saúde animal, o número de gorilas duplicou ao longo dos últimos 30 anos
Legenda: Graças ao aumento das ações de conservação, restauração e saúde animal, o número de gorilas duplicou ao longo dos últimos 30 anos
Foto: © PNUMA

Gorila-da-montanha - Confinados a duas florestas nebulosas na África central, existem apenas cerca de mil gorilas-da-montanha na natureza. No entanto, esse número representa um aumento constante desde os anos 80 e uma recompensa pelos consequentes trabalhos de proteção e restauração que estão resultando em renda turística para as autoridades e comunidades das áreas protegidas.

Metade dos gorilas restantes habita o maciço vulcânico-dotado Virunga, cuja área tripartite protegida atravessa as fronteiras de Uganda, Ruanda e a República Democrática do Congo. As ameaças, incluindo a insegurança, bem como as mudanças climáticas e as doenças, significam que os grandes macacos continuam ameaçados.

O trabalho de restauração na região incluiu a reabilitação de mais de mil hectares no Parque Nacional Mgahinga Gorilla de Uganda com a remoção de árvores exóticas para que as espécies florestais nativas possam retornar, e há planos para restaurar muito mais na região.

Onças-pintadas brincam em um centro de reintrodução na Argentina.
Legenda: Onças-pintadas brincam em um centro de reintrodução na Argentina.
Foto: © Rafael Abuin

Onça-pintada - Enquanto a necessidade de preservar a Amazônia atrai uma atenção merecida, um foco de restauração recai sobre seu vizinho menos conhecido, a Mata Atlântica. Mais de 80% da vasta floresta que se estendia ao longo da costa do Brasil e do Paraguai e Argentina foi perdida para coisas como agricultura, exploração madeireira e infraestrutura.

Amplos esforços de restauração estão em andamento para combater a grave fragmentação deste hotspot de biodiversidade. Eles incluem a regeneração da floresta em terras abandonadas e a criação de corredores de vida selvagem entre áreas protegidas, estratégias que estão ajudando a preservar predadores como a onça-pintada e gato-maracajá que quase são consideradas espécies ameaçadas.

A população de onças-pintadas que vive mais ao sul percorre a região do Alto Paraná da Mata Atlântica, que faz fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Aqui, a redução do desmatamento e a restauração de milhares de hectares de antigas terras florestais ajudaram a população de onças-pintadas a aumentar em cerca de 160% desde 2005.

O Dugongo se alimenta de  ervas marinhas, a principal fonte de nutrição do animal
Legenda: O Dugongo se alimenta de ervas marinhas, a principal fonte de nutrição do animal.
Foto: © Ray Aucott/Unsplash

Dugongo - A restauração de ecossistemas é tão importante no meio aquático quanto na terra. No oceano, habitats vitais que sofreram destruição e degradação incluem prados de ervas marinhas, que são essenciais para as espécies marinhas, incluindo o dugongo, assim como os peixes que sustentam as comunidades costeiras ao redor do globo.

Os Dugongos, que são semelhantes a golfinhos, cuja expressão gentil e gosto por águas rasas pode estar por trás de velhos contos de sereias, desapareceram de grande parte de sua outrora vasta área de distribuição devido à caça, ao enredamento em equipamentos de pesca e à perda das ervas marinhas das quais se alimentam.

Mas a restauração e a proteção nos últimos redutos - que incluem a Austrália, Moçambique e o Golfo Arábico - oferecem esperança de que o único mamífero herbívoro do oceano possa evitar a extinção. Nos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, Abu Dhabi planeja restaurar outros 12 mil hectares de mangues, recifes de coral e prados de ervas marinhas em cima de 7,5 mil hectares já reavivados.

A Antiguan Racer, outrora a cobra mais rara do mundo, fez um incrível retorno.
Legenda: A Antiguan Racer, outrora a cobra mais rara do mundo, fez um incrível retorno.
Foto: © Wikimedia

Cobra Antiguan racer - Animais e plantas exclusivos de ilhas e arquipélagos são especialmente vulneráveis à extinção, como os gigantescos moas sem asas da Nova Zelândia ou a raposa voadora escura das Ilhas Maurício e Reunião. Mas as ilhas também são terreno fértil para a restauração ecológica de espécies ameaçadas de extinção.

A Antiguan racer é uma cobra inofensiva endêmica da nação de Antígua e Barbuda, que é uma das duas ilhas. Mangus não nativos foram introduzidos na década de 1890 para controlar ratos e presas de cobras, resultando que, em 1995, apenas cerca de cinquenta Antiguan racers sobreviveram em uma única ilhota fora da costa.

Desde então, os esforços de restauração eliminaram predadores invasores de várias ilhas, trazendo seus ecossistemas de volta a um estado natural, e os Antiguan racers contam agora com mais de 1,1 mil indivíduos espalhados por quatro locais. As colônias de aves nas ilhas também fizeram recuperações espetaculares graças à remoção dos predadores.

O icônico abetouro, camuflado em seu habitat de zonas úmidas
Legenda: O icônico abetouro, camuflado em seu habitat de zonas úmidas.
Foto: © Royal Society for the Protection of Birds (RSPB)

Abetouro - No Reino Unido, a restauração de processos naturais em áreas úmidas degradadas e em antigas paisagens industriais reviveu uma ave aquática icônica, além de proporcionar oportunidades de descanso e recreação às pessoas nos centros urbanos próximos.

A vocalização do Abetouro soa através dos lagos e canaviais de muitas zonas úmidas da Inglaterra, inclusive em antigas minas de carvão e poços de cascalho convertidos em reservas naturais. É uma grande reviravolta para um pássaro que há vinte anos atrás estava à beira da extinção no Reino Unido.

Mundialmente, as zonas úmidas são o tipo de ecossistema mais degradado. Outros 35% das zonas úmidas naturais foram perdidas desde 1970 e das 18 mil espécies terrestres que dependem das zonas úmidas avaliadas para a Lista Vermelha da IUCN estão globalmente ameaçadas.

sábado, 8 de outubro de 2022

PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS - IPCC

 



O Jornal Oecoambiental vem divulgando informações sobre as mudanças climáticas que podem esclarecer a população sobre a próxima Conferência do Clima - COP 27, que será realizada em novembro no Egito.

   O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)] foi estabelecido em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para fornecer aos governos informações científicas que eles podem usar para desenvolver políticas climáticas. Os relatórios do IPCC também são insumos importantes para as negociações internacionais sobre mudanças climáticas no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

  Milhares de pessoas em todo o mundo contribuem para o trabalho do IPCC. O IPCC não realiza novas pesquisas nem monitora dados relacionados ao clima. Em vez disso, realiza avaliações do estado do conhecimento sobre mudanças climáticas com base na literatura científica e técnica publicada e revisada por pares. Os cientistas disponibilizam seu tempo para avaliar os milhares de artigos científicos publicados a cada ano para fornecer um resumo abrangente do que se sabe sobre os impulsionadores das mudanças climáticas, impactos e riscos futuros, e como a adaptação e a mitigação podem reduzir esses riscos. Os relatórios de avaliação do IPCC pretendem ser relevantes para as políticas, mas não prescritivos das políticas. O primeiro relatório de avaliação do IPCC foi divulgado em 1990. (Fonte: IISD)



24º FESTIVAL DE CURTAS DE BH - 14 A 23 DE OUTUBRO DE 2022

24º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte  - FestCurtasBH

   O FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte segue há mais de 20 edições a passos firmes e vigorosos. As edições se sucedem numa trajetória que não é – nem pretende ser – linear: a multiplicidade de colaboradores, filmes e proposições são parte fundamental da pujança do Festival, que foi criado em 1994, com uma pausa de cinco anos entre a segunda e terceira edição. A linha invisível que alinhava sua história é a aposta inabalável na força e na liberdade potencialmente implícitas ao curta-metragem em sua condição singular de cinema. Aberto a todos os gêneros e formatos, o FestCurtasBH se volta com particular interesse à experimentação e às formas fílmicas engajadas e inventivas. Por certo, o renomado cineasta francês Emmanuel Lefrant integrará a programação presencial do 24º FestCurtas. ​Além da exibição de filmes contemporâneos (que concorrem a diferentes categorias do troféu Capivara) e históricos, o FestCurtasBH apresenta seminários, debates, cursos, eventos especiais e, após o término da edição, uma programação itinerante que percorre mais de 30 cidades no interior de Minas Gerais. ​ 24º FestCurtasBH - Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte será realizado de 14 a 23 de outubro de 2022. Siga o FestCurtasBH nas redes sociais e acompanhe o lançamento da programação completa em breve: https://www.festcurtasbh.com.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

THE TRANSFORMATION OF EDUCATION BEGINS WITH TEACHERS



SOURCE: UNESCO

Joint Message from
Ms Audrey Azoulay, Director-General of UNESCO,

Mr Gilbert F. Houngbo, Director-General, International Labour Organization,
Ms Catherine Russell, Executive Director, UNICEF,
Mr David Edwards, General Secretary, Education International

for World Teachers’ Day

5 October 2022

The transformation of education begins with teachers

“You cannot teach today the same way you did yesterday
to prepare students for tomorrow”

John Dewey

The world has committed to transform education and to address the main obstacles that prevent teachers from leading this transformation.

The recent report from the International Commission on the Futures of Education, Reimagining our futures together, calls for a new social contract for education, one in which teachers are at the centre and their profession revalued and reimagined.

The COVID-19 crisis revealed that teachers are the engines at the heart of our education systems. Without their work, it is impossible to provide inclusive, equitable and quality education to every learner. They are also essential to pandemic recovery and preparing learners for the future. Yet unless we transform conditions for teachers, the promise of that education will remain out of reach for those who need it most.

As reaffirmed at the recent Transforming Education Summit, this requires the right number of empowered, motivated and qualified teachers and education personnel in the right place with the right skills. However, in many parts of the world, classrooms are overcrowded, and teachers are too few, on top of being overworked, demotivated and unsupported. As a result, we are seeing an unprecedented number of teachers leaving the profession and a significant drop in those studying to become teachers. If these issues are not addressed, the loss of a professional teaching corps could be a fatal blow to the realization of Sustainable Development Goal 4.

Alongside the educational disruption of the COVID-19 pandemic, teacher loss disproportionately affects learners in remote or poor areas, as well as women and girls and vulnerable and marginalized populations.

Therefore, bringing qualified, supported and motivated teachers into classrooms – and keeping them there – is the single most important thing we can do to improve the learning and wellbeing of students and communities. The valuable work that teachers do must also be translated into better working conditions and pay. 

Recent estimates point to the need for an additional 24.4 million teachers in primary education and some 44.4 million teachers for secondary education if we are to achieve universal basic education by 2030. In sub-Saharan Africa and Southern Asia alone, an additional 24 million teachers are required, accounting for about half of the need for new teachers in developing countries.

With some of the most overcrowded classrooms in the world, sub-Saharan Africa is also home to the most overburdened teachers and understaffed systems, with 90% of secondary schools facing serious teaching shortages. Globally, 81% of primary school instructors and 78% of secondary school instructors are trained teachers. Yet in sub-Saharan Africa – with few country exceptions – these figures are 65% and 51% respectively.

DIA DOS PROFESSORES; ONU PEDE POR VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO

 

FONTE: ONU- BRASIL 

   Dia 5 de outubro, é celebrado mundialmente o Dia dos Professores. Para a data, os líderes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Organização Internacional do Trabalho (OIT),  Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a instituição Education International (EI) publicaram uma mensagem conjunta.

No texto, eles pedem que governos reconheçam os professores como agentes de transformação em um mundo em crise e valorização destes profissionais como produtores de conhecimento. 

Instituída em 1994, a data marca o aniversário da ampliação do Estatuto dos Professores de 1966.

 

A professora refugiada Hassanie Ahmad Hussein dá uma aula ao ar livre na escola no campo de refugiados de Kouchaguine-Moura, no leste do Chade.
Legenda: A professora refugiada Hassanie Ahmad Hussein dá uma aula ao ar livre na escola no campo de refugiados de Kouchaguine-Moura, no leste do Chade.
Foto: © Colin Delfosse/ACNUR

Anualmente é celebrado em 5 de outubro o Dia Mundial dos Professores como forma de homenagear mundialmente estes profissionais. Instituída em 1994, a data marca o aniversário da ampliação do Estatuto dos Professores de 1966, proposta pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). A recomendação feita por estas duas agências da ONU estabelece referências sobre os direitos e as responsabilidades dos professores, bem como padrões para sua formação inicial e educação continuada, treinamento, emprego e condições de ensino e aprendizagem. 

Neste Dia, celebra-se a maneira pela qual os professores estão transformando a educação, mas também é uma ocasião para refletir sobre o apoio que necessitam para utilizar seu talento e sua vocação de forma plena, além de repensar em âmbito mundial novos caminhos para a profissão.

Além da UNESCO e OIT, as celebrações do Dia Mundial dos Professores são organizadas em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a instituição Education International (EI).

Em uma mensagem conjunta para marcar a data, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, a diretora executiva do UNICEF, Catherine Russell e o secretário-geral da EI, David Edwards lembraram que o recente relatório da Comissão Internacional sobre o Futuro da Educação, “Reimagining our futures together”, clama por um novo contrato social para a educação, no qual os professores estejam no centro.

“Apoiar e trazer professores qualificados e motivados para as salas de aula – e mantê-los lá – é a coisa mais importante que podemos fazer para melhorar a aprendizagem e o bem-estar dos alunos e das comunidades. O valioso trabalho que os professores fazem também deve ser traduzido em melhores condições de trabalho e remuneração”, escreveram os representantes. “No Dia Mundial dos Professores, celebramos o papel crítico destes profissionais na transformação do potencial dos alunos, garantindo que eles tenham as ferramentas necessárias para assumir a responsabilidade por si mesmos, pelos outros e pelo planeta. Apelamos aos países para confiar ​​e reconhecer os professores como produtores de conhecimento, intelectuais e parceiros políticos”.