quinta-feira, 10 de março de 2011

DEFESA DO MEIO AMBIENTE UNE CULTURAS - EDITORIAL

   Nosso Jornal Oecoambiental nasceu de uma atitude de cidadania socioambiental. É urgente uma mudança de atitude de cada um de nós. Buscarmos melhorar a cada dia a nossa convivência como espécie e com todo o ambiente que nos cerca. Mesmo a maioria da população não tendo acesso aos documentos divulgados pela ONU sobre as alterações do clima do planeta, todos nós seres humanos estamos sentindo como o clima vem se alterando, assim como os conflitos socioambientais. Isso vem exigindo que a educação ambiental esteja difundida amplamente para toda sociedade civil, em todo mundo.
   Nosso país, que nos carnavais sai às ruas em felicidade, em comunidades que se unem para divulgarem sua cultura, vem dando demonstração de que a defesa do meio ambiente é a questão ecopolítica primordial em todo mundo. Vale citar aqui em Minas neste carnaval o Bloco da Gandarela – que convoca a população para nos unirmos na conquista da criação e implantação do Parque Nacional da Serra da Gandarela. Em Curitiba as crianças saindo às ruas dando uma lição no carnaval aos adultos na defesa dos pampas, do meio ambiente.
   Em nossos cursos e eventos socioambientais do Projeto Oecoambiental trabalhamos de forma holística, procurando respeitar e ouvir os vários saberes, culturas, de forma multidisciplinar, ecumênica.
   Consideramos um bom sinal quando a Igreja Católica lança uma Campanha da Fraternidade em 2011 tendo como tema a defesa do meio ambiente. Fazemos votos que todas as culturas, religiões e crenças possam sensibilizar os seres humanos cada vez mais nessa dimensão do amor universal em defesa da vida e de todo ambiente.
   Ações, implantação de projetos socioambientais são urgentes. Estamos trabalhando incansavelmente na difusão da informação socioambiental que salva vidas. Cada pessoa está convidada a inscrever-se no blog do Jornal Oecoambiental: www.oecoambiental.blogspot.com, convidando novas pessoas a unirem-se conosco, enviando seus comentários, textos, matérias, artigos. Queremos unir forças com todas as pessoas, grupos e redes socioambientais que fazem a diferença. Agir, mobilizar, construir uma sociedade sustentável é nossa tarefa fundamental. É necessária cada vez mais uma união de esforços em defesa da vida, da valorização da pessoa humana e de todo ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário