segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TUFÃO HAIYAN, OS SERES HUMANOS E O MEIO AMBIENTE

  


   Mais de 10 milhões de pessoas são atingidas pelo Tufão Haiyan no Continente Asiático, segundo a ONU. O que significa duas vezes a população da região metropolitana de BH. Só nas Filipinas estima-se mais de 10 mil mortos e 2 mil pessoas desaparecidas. Com ventos de mais de 300 km por hora, o diâmetro da tempestade ultrapassou  1.000 quilômetros. É indescritível o sofrimento das populações atingidas pelo Tufão. O sofrimento de milhares de seres humanos é um alerta mundial para os efeitos das mudanças climáticas ou do aquecimento global que vem sendo debatido por especialistas em todo o mundo. O que nos chama a atenção é o que estas mudanças climáticas estão causando em poucos minutos ou horas de devastação. Esta é mais uma catástrofe anunciada ? Esta região ainda que esteja no que se chama de “rota de furações” é uma das regiões que seriam afetadas pela elevação dos oceanos como vem denunciando especialistas e o IPCC/ONU.  Se não há relação do Haiyan com o aquecimento global ou mudanças climáticas provocadas pelos seres humanos, o fato é que existem milhares de mortos e regiões devastadas. A defesa de vidas humanas é o que deve unir as pessoas. E sabemos que não há neutralidade científica. Enquanto se debate se há aquecimento global ou não, bilhões de pessoas no mundo ainda estão sofrendo com a desigualdade socioambiental, com precárias condições de saúde, educação, moradia, transporte e qualidade de vida ruim. Por que não se desenvolvem tecnologias   para salvar vidas, para anteciparmos a chegada de furacões, tufões, tsunamis, tempestades, ou até mesmo a seca, o calor além da média em muitas regiões ?
   Aqui no Brasil, sentimos estas mudanças, não apenas com as ondas de calor ou tempestades que de repente acontecem alagando ruas e cidades.  A perda de vidas, milhares, a desestruturação de famílias, cidades, regiões, países é evidente. É preciso que os grupos de meio ambiente em todo o mundo se unam para vencermos estes desafios. Qualquer cidadão no mundo pode monitorar estas mudanças climáticas ou os efeitos do aquecimento global em várias regiões do Brasil e do mundo. Não há um dia sequer que as manchetes da imprensa não evidenciem alguma alteração climática que desaloja pessoas, ceifam vidas e  afeta a infra-estrutura de cidades e países. No Vietnã  os ventos do Haiyan chegaram a mais de 120 km e a região sofre as consequências do que ocorreu nas Filipinas, hoje considerado um dos maiores tufões da história.

  Assista no youtube a passagem do tufão pelo Vietnã:
 http://www.youtube.com/watch?v=d034KgnIueI&feature=player_embedded

  A natureza vem alertando os seres humanos desde antes dos tsunamis, este trágico acontecimento do Tufão Haiyan ocorre justamente durante a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas a COP 19 que foi aberta hoje em Varsóvia, Polônia.
  A responsável da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Clima, Christiana Figueres, na abertura da Conferência de Varsóvia, capital polonesa, afirmou:
“O que acontece aqui, neste estádio, não é um jogo. Não há duas equipes, mas toda a humanidade. Não há vencedores nem vencidos, todos vamos vencer ou ser vencidos consoante com o futuro que construirmos”, ressaltou Figueres na abertura da Conferência Mundial sobre Alterações climáticas.
“Reunimo-nos hoje sob o peso de muitas realidades graves”, acrescentou, referindo-se ao recorde batido no início deste ano de 400 partes por milhão de dióxido de carbono emitidos na atmosfera.
   A segunda é o impacto devastador do Tufão Haiyan, um dos mais poderosos tufões”, disse. “Os nossos pensamentos e as nossas orações estão com as populações das Filipinas, do Vietnã e de todo o Sudeste asiático”, acrescentou Christiana Figueres.

   Esta situação é o que nosso Jornal O Ecoambiental vem acompanhando há anos, reafirmando-se na Rio + 20, Cúpula dos Povos e agora na IV Conferência Nacional de Meio Ambiente em outubro: a sociedade civil tem papel determinante para vencermos os conflitos socioambientais locais e globais. A morosidade de governos em todo o mundo exige que nós cidadãos nos unamos a fim de trabalharmos para a implantação da Agenda 21, na defesa de todo o meio ambiente, de toda biodiversidade, da Floresta Amazônica, dos saberes locais das populações tradicionais, povos indígenas, na conquista de melhores condições socioambientais em nossas comunidades e cidades. Por isto nossa avaliação de que os problemas ambientais devem ser enfrentados sempre se congregando todas as áreas da atividade humana. É preciso unirmos saberes, culturas que defendam a vida como prioridade absoluta.
   Cada um de nós pode fazer algo em defesa dos seres humanos e de todo o meio ambiente. É preciso nos unirmos em todas as frentes possíveis. Demonstrarmos através de ações concretas que existem soluções para estes problemas. E a solução está ainda nas mãos de todos nós seres humanos. Este sentido para a vida é fundamental para nossa espécie, para os adultos e jovens.
    Nossa solidariedade ao povo Filipino e as populações atingidas por mais este aviso dramático da natureza de que temos que mudar com urgência e construirmos a sustentabilidade. As palavras já não confortam estas populações em que as ações deveriam ter defendido as vidas perdidas. Onde está a tecnologia que poderia ter protegido e defendido estas vidas ? A tecnologia da sustentabilidade é urgente para a defesa dos seres humanos e todo o meio ambiente.
   Que nossas ações melhorem de qualidade a cada dia e nos unamos decididamente em defesa da vida que precisa ser valorizada em meio a sociedades que idolatram o mercado, o consumo além do limite, a desvalorização das pessoas e do todo meio ambiente. A saída para a crise socioambiental no mundo vai além do mercado. Precisamos resgatar as boas ações que cada um de nós pode realizar. Assim vencemos nossas limitações pessoais, acreditando na força da união em busca de dias melhores e de um meio ambiente como está previsto na nossa Constituição brasileira no Artigo 225. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário