quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SECA, AR SECO - AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AS CIDADES SUSTENTÁVEIS



   As chuvas fortes, segundo metereologistas, no Sudeste e Centro Oeste, só devem chegar em outubro. Enquanto isso o que presenciamos são mudanças climáticas que levam regiões em SP, MG e o nordeste do País a escassez de água e a crises de produção de alimentos. Mais de mil municípios nordestinos se encontram em estado de emergência, reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, devido à seca. Com 202 cidades em situação de risco, o Piauí lidera essa estatística.



  A produção agrícola e pecuária sofre com a seca em MG
     Os agricultores estão preocupados no estado de Minas Gerais. O café é um dos principais fatores de renda em várias áreas do estado e os estoques estão menores que no ano passado por conta da estiagem. Em Campo Grande a temperatura na estação automática do Inmet chegou a 35,8ºC e a umidade do ar chegou a apenas 14%. Assim como em Palmas, essa também é a segunda maior temperatura do ano em Campo Grande, ficando atrás dos 36,3ºC registrados no dia 12 de setembro. No aeroporto de Cuiabá a temperatura chegou a 39ºC e a umidade a 19%.  (Climatempo). 
   O Rio São Francisco sofre com uma das maiores secas dos últimos 100 anos. Pescadores dizem que ficou perigoso navegar na região. Um dos símbolos do rio, o vapor Benjamim Guimarães, não deixa o porto desde o fim de julho. Os turistas não chegam à região, como em Três Marias. Pescadores e comerciantes sofrem e enfrentam muitas dificuldades para sustentarem suas famílias. 

Seca em trecho do Rio São Francisco - Foto: divulgação

  Cerca de 103 cidades mineiras estão sofrendo pela falta de chuvas em suas lavouras, com prejuízos à pecuária e à produção leiteira, que representa 27% da oferta nacional. - Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, o mês de setembro tende a ser seco como agosto, que registrou 3,3 mm de chuva em Belo Horizonte - 76% abaixo da média de precipitação. "A tendência é que a segunda semana deste mês seja marcada por quase ou nenhuma chuva, voltando às condições de tempo seco e quente em Minas Gerais.

   Em São Paulo, capital e interior,  enfrentam  uma das piores secas dos últimos oitenta anos. Muitas regiões estão com racionamento de água e são abastecidas com caminhões pipa, como no interior de MG e no nordeste do País. O sistema Cantareira em SP vem mostrando queda em seu reservatório desde o meio de 2013 e, com o verão extremamente quente e seco, ele não conseguiu repor a água que normalmente viria com as pancadas de chuva nos meses de dezembro e janeiro.
Sistema Cantareira em SP - Foto: Divulgação
    No início de fevereiro, um grupo de cientistas do IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da ONU) divulgou mais um relatório que mostra que o planeta está cada vez mais quente. O aquecimento da Terra, contudo, não será homogêneo: a temperatura subirá mais nos continentes do que nas áreas oceânicas e mais no hemisfério norte do que aqui no sul. O aquecimento por aqui deve ser de 4 a 5,5 ºC na região tropical. O Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia serão as regiões mais afetadas", diz o meteorologista José Marengo, coordenador de estudos de mudanças climáticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Seca no nordeste do Brasil - Foto:divulgação

  O aquecimento global está mudando as diferenças entre as quatro estações,  tornando os veranicos - períodos secos em estações tipicamente chuvosas - mais freqüentes. Com isso, safras inteiras podem ser perdidas por causa do calor e de chuva em excesso na hora errada.
   O ar, quente e seco,  ficará mais difícil de respirar. Como verão e inverno terão temperaturas parecidas, insetos transmissores de doenças como malária e dengue terão mais tempo para se reproduzir.
   Estas são algumas das previsões sobre as consequências do aquecimento global, além de problemas como o avanço do mar em áreas costeiras em todo mundo.
   Os seres humanos,  estão contribuindo através da poluição,  com o modo de produção de sociedades insustentáveis atuais,  para as mudanças climáticas e é uma das espécies,  de toda biodiversidade,  das mais atingidas e ameaçadas.  As ações de prevenção ou precaução aos problemas socioambientais devem fazer parte imediata da educação ambiental da população em todos os níveis.
Poluição Rio Tietê - SP - Foto: Divulgação
   O que temos que perceber como sociedade é que precisamos internalizar uma visão holística sobre a qualidade de vida da população. 
Poluição do Rio Arrudas em BH - Foto: divulgação

   O que afinal é ter qualidade de vida  ? Apenas consumir sem limites    ? E as condições de manutenção da vida humana, ?  


As condições de saúde e educação públicas, moradia, transporte, locomoção, a qualidade de vida das cidades, comunidades, clima, água.

 É fundamentar garantir uma alimentação  de qualidade sem tantos produtos químicos. Famílias que puderam plantar seus próprios alimentos sem agrotóxicos devem fazê-lo.
Feiras orgânicas - Foto:divulgação

 As feiras orgânicas, agroecológicas precisam ser estimuladas e os produtores agroecológicos precisam de incentivos para produzirem alimentos, apoio e informação sobre o plantio sem agrotóxicos. 
Energia solar - Foto: divulgação

 A utilização sustentável dos recursos naturais e das energias renováveis é fundamental para todos os seres humanos. 
Agroecologia em casa - Foto: divulgação

 Precisamos ter acesso às informações de precaução aos problemas ambientais e como podemos enfrentar e buscar nos defender destes problemas coletivamente.
Plantio de alimentos orgânicos em terraços de edifícios - Foto: divulgação

 Ações, projetos e políticas públicas que sejam implantadas visando à gestão de cidades e comunidades sustentáveis devem  ser uma prioridade imediata: de curto, médio e longo prazos.
Plantio de hortas em terraço de edifícios em Nova York - Foto: divulgação

    Economia eficiente deve ser sinônimo  de economia sustentável. Ações políticas, sociais, econômicas, culturais devem visar cada vez mais à defesa dos seres humanos e a valorização dos recursos naturais, de todo o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário