sexta-feira, 7 de agosto de 2020

CURSOS ONLINE PARA EMPREGABILIDADE DE JOVENS



 As informações detalhadas sobre os treinamentos disponíveis serão compartilhadas com os 250 Centros UNESCO-UNEVOC, em mais de 160 Estados-membros. Foto: UNESCOAs informações detalhadas sobre os treinamentos disponíveis serão compartilhadas com os 250 Centros UNESCO-UNEVOC, em mais de 160 Estados-membros. Foto: UNESCO

     As informações detalhadas sobre os treinamentos disponíveis serão compartilhadas com os 250 Centros UNESCO-UNEVOC, em mais de 160 Estados-membros. Foto: UNESCO

Fonte: ONU - BRASIL



UNESCO lança cursos online para 

apoiar empregabilidade

 de 1 milhão de jovens no mundo


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou no mês passado a Academia Mundial de Habilidades, cujo objetivo é apoiar a empregabilidade e as habilidades de resiliência de 1 milhão de jovens no mundo todo.

Os cursos online também visam ajudá-los a encontrar trabalho durante a recessão iminente, quando as perspectivas de emprego dos jovens parecem sombrias.

Os membros da Coalizão Global de Educação da UNESCO, lançada em março para apoiar os países a desenvolver soluções inclusivas de aprendizagem, estão se unindo para oferecer aos jovens oportunidades de adquirir habilidades digitais e outras competências por meio do acesso gratuito a programas de desenvolvimento de habilidades online.

As ofertas dos parceiros serão agrupadas na Academia Mundial de Habilidades, de modo a fornecer um acesso único às oportunidades de treinamento.

Contribuirão para o projeto os parceiros fundadores, incluindo Coursera, Dior, Festo, Huawei, IBM, Microsoft, Orange Digital Centers e PIX, além de organizações internacionais e outros parceiros, como Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Torneio Internacional de Educação Profissional.

A Academia funcionará por meio de um processo de correspondência coordenado pelo Centro UNESCO-UNEVOC, a rede mundial da UNESCO para instituições especializadas em educação técnica e vocacional.

As informações detalhadas sobre os treinamentos disponíveis serão compartilhadas com os 250 Centros UNESCO-UNEVOC, em mais de 160 Estados-membros.

Os Centros identificarão os participantes interessados e os conectarão às plataformas de treinamento dos membros da Coalizão. Uma prioridade será alcançar os estudantes desfavorecidos.

“A crise destacou a urgência de dotar os jovens com as habilidades certas para acelerar a transição para economias mais inclusivas, sustentáveis e resilientes”, disse Stefania Giannini, diretora-geral adjunta de Educação da UNESCO.

“Isso requer um investimento maciço em educação e capacitação, bem como parcerias ampliadas com os empregadores para reduzir a distância entre a demanda por habilidades e os locais de trabalho.”

O impacto da pandemia na educação e no emprego tem sido dramático. Os estudantes matriculados em instituições de treinamento e os aprendizes foram particularmente afetados pelo fechamento dessas instituições, pois são mais dependentes do treinamento prático e do acesso a máquinas e equipamentos (hardware), disponíveis apenas em centros de treinamento e locais de trabalho.

Habilidades em áreas como análise de dados, computação em nuvem, inteligência artificial e aprendizado de máquina são procuradas nos mercados de trabalho em todo o mundo, mas muitos sistemas de educação e treinamento carecem das capacidades necessárias para preparar os jovens para o emprego nessas áreas.

As contribuições dos parceiros fundadores são as seguintes:

Coursera: Iniciativa de Recuperação da Força de Trabalho (Workforce Recovery Initiative), curso online para recapacitar trabalhadores desempregados para que sejam capazes de entrar novamente no mercado de trabalho.
Dior: programa Women@Dior, um programa de liderança educacional em torno de quatro valores fundamentais: autonomia, inclusão, criatividade e desenvolvimento sustentável.
Huawei: programa Tech4All, um treinamento de habilidades digitais e MOOCS, que cobre áreas como inteligência artificial, big data e internet das coisas.
Festo: módulos de e-learning em tecnologia hídrica e gestão de águas residuais.
IBM: acesso gratuito a plataformas que fornecem treinamento sobre tecnologias emergentes, aprimoramento e capacitação de jovens e adultos.
Microsoft: cursos online e ferramentas do mundo real, ambos gratuitos, para desenvolver habilidades em tecnologias que ajudam estudantes e candidatos a emprego a terem sucesso em um mundo pós-COVID.
Orange: Centros Digitais Orange para o desenvolvimento de habilidades digitais e o Orange Campus Services, que permite acesso gratuito a cursos online, na África e no Oriente Médio.
PIX: plataforma para avaliar, desenvolver e certificar habilidades digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário