SEMANA DO CLIMA DA ÁFRICA
Notícias das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
As datas e o local da Semana do Clima da África deste ano (ACW 2022) foram anunciados – de 29 de agosto a 1º de setembro em Libreville, Gabão. A Semana do Clima da África é uma plataforma para as partes interessadas discutirem soluções regionais de ação climática e estabelecerem parcerias regionais. É também um passo importante no caminho para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP27 no Egito em novembro.
A reunião reunirá as partes interessadas para a colaboração regional, abrindo espaço para abordar riscos compartilhados e aproveitar oportunidades compartilhadas. Trabalhando juntos, governos, líderes do setor privado, organizações de desenvolvimento, jovens e sociedade civil podem encontrar um terreno comum e agir com propósito comum. A Semana do Clima também contará com um Hub de Ação para compartilhar ações que estão acontecendo agora para reduzir os impactos climáticos e construir comunidades resilientes.
O vice-secretário-executivo das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Ovais Sarmad, disse: “No ano passado, mais de 12.000 partes interessadas colaboraram em três Semanas Climáticas Regionais virtuais. Juntos, firmamos parcerias, fortalecemos os planos nacionais de ação climática e construímos impulso para resultados fortes na COP26. Isso colocou o poderoso potencial da colaboração regional sob os holofotes.”
O apelo à colaboração regional foi reiterado por Tanguy Gahouma, Assessor Especial do Presidente do Gabão e Secretário Permanente do Conselho Nacional do Clima. Ele disse: “A mudança climática continua sendo para todos nós uma emergência global que afeta todas as nações e constituintes. É o nosso maior desafio coletivo. Para o Gabão, esta Semana do Clima de África é uma oportunidade para avançar ainda mais na implementação do Pacto Climático de Glasgow e do Acordo de Paris e posicionar os países africanos como líderes na resposta global às alterações climáticas. Esta Semana do Clima da África pode emergir como um catalisador para a ação climática global, à medida que os governos e as partes interessadas abordam as questões climáticas em conjunto.”
O ACW 2022 é organizado pelo Governo do Gabão e organizado pela ONU Mudanças Climáticas em colaboração com parceiros globais Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Grupo Banco Mundial. Os parceiros na região incluem a União Africana, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA).
Sobre a UNFCCC
Com 197 Partes, a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
(UNFCCC) tem adesão quase universal e é o tratado pai do Acordo de Mudanças
Climáticas de Paris COP 2015.
O principal objetivo do Acordo de Paris é manter o aumento da temperatura média global
neste século bem abaixo de 2 graus Celsius e impulsionar os esforços para
limitar o aumento da temperatura ainda mais a 1,5 graus Celsius acima dos níveis
pre-industriais, A UNFCCC também é o
tratado pai do Protocolo de Kyoto de 1997.
O objetivo final de todos os acordos sob a UNFCCC é estabilizar as concentrações de
gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que evite interferência humana perigosa no sistema climático, em um prazo
que permita que os ecossistemas se adaptem naturalmente e possibilite o
desenvolvimento sustentável. (Fonte: UNFCCC – ONU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário