quarta-feira, 31 de agosto de 2022

MILHÕES DE PESSOAS VÍTIMAS DE ENCHENTES NO PAQUISTÃO

 FONTE; ONU -BRASIL

Cerca de 30 milhões de pessoas estão sofrendo com as consequências de chuvas torrenciais e inundações no Paquistão. Mais de mil pessoas morreram em decorrência do fenômeno climático até o momento.

A Organização das Nações Unidas, através da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), está fazendo um apelo para que os valores de ajuda emergencial aumentem. Serão necessários cerca de 160 milhões de dólares para ajudar mais de cinco milhões de pessoas nas áreas mais afetadas com comida, educação, abrigo e proteção, entre outras coisas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, fará uma visita de solidariedade ao país na próxima semana. Ele deve chegar em Islamabad na sexta-feira, 9 de setembro.

 

Uma criança segura seus pertences após inundações na província de Balochistan, no Paquistão.
Legenda: Uma criança segura seus pertences após inundações na província de Balochistan, no Paquistão.
Foto: © Sami Malik/UNICEF

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), pediu hoje (30) um aumento maciço na ajuda emergencial para milhões de pessoas no Paquistão atingidas por tempestades e inundações que já mataram mais de mil pessoas.Cerca de 30 milhões de pessoas no país foram afetadas pelas chuvas torrenciais, sendo que 6,4 milhões delas precisam de apoio imediatamente. 

Desde junho, milhares de famílias foram deslocadas pelas enchentes e agora vivem em acampamentos ou provisoriamente com anfitriões.

“As chuvas e inundações foram catastróficas para milhões de pessoas. Precisamos urgentemente de apoio global e solidariedade para com o Paquistão nestes tempos difíceis”, disse o alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi.

O governo do Paquistão iniciou uma resposta e pediu apoio internacional, uma vez que as inundações devastaram muitas partes do país. “A comunidade internacional deve intensificar seu apoio e ajudar a resposta do Paquistão a esta catástrofe”, disse Grandi.

Refugiados - O Paquistão abriga cerca de 1,3 milhão de refugiados afegãos registrados e tem sido um generoso anfitrião nos últimos 40 anos. Como parte de uma resposta coordenada sob a liderança do Comitê Nacional de Gestão de Desastres do Paquistão (NDMA) e com outros parceiros, o ACNUR entregou itens de socorro nas áreas mais atingidas das províncias de Baluchistão e Khyber Paktunkhwa.

Até agora, o ACNUR forneceu às aldeias de refugiados, bem como às comunidades anfitriãs, mais de 71 mil itens de ajuda de emergência, incluindo tendas, lonas plásticas, produtos sanitários, fogões, cobertores, lâmpadas solares e colchonetes. Além disso, o ACNUR entregou dez mil sacos para ajudar as famílias a construir defesas em torno de suas casas. Até o momento, essa assistência chega a aproximadamente 1,5 milhão de dólares, mas muito mais é necessário.

Um apelo de financiamento da ONU emitido em apoio à resposta liderada pelo governo hoje está buscando cerca de 160 milhões de dólares para ajudar mais de cinco milhões de pessoas nas áreas mais afetadas com comida, educação, abrigo e proteção, entre outras coisas.

Guterres - Com a situação trágica enfrentada por milhares de homens, mulheres e crianças impactadas pelas enchentes históricas no Paquistão, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fará uma visita de solidariedade ao país na próxima semana. Ele deve chegar em Islamabad na sexta-feira, 9 de setembro, e viajará para as áreas mais impactadas pela  catástrofe climática sem precedentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário