Artigo de Maria Auxiliadora Pereira
Neste artigo vou tentar, em palavras, fotografias e vídeos, reproduzir um pouco do que foi a viagem que estou realizando por alguns países do Continente Africano.
Antes de começar o relato, destaco que era um sonho antigo desde que, ainda na adolescência, comecei a minha militância no Movimento Negro do Vale do Aço e hoje, residindo em Brasília, continuo na mesma militância junto ao movimento negro e demais movimentos sociais e políticos.
Na semana que antecedeu à viagem, tive a honra de participar, no dia 25/11/2025, da Caminhada das Mulheres Negras por reparação e bem viver. Foi uma momento de muita emoção e alegria por fazer parte desse grande momento da caminhada do movimento das mulheres negras do Brasil, junto a outras lideranças do movimento negro internacional.
A chegada pela África do Sul, onde viveu Mandela, foi o ponto inicial. Visitei a casa onde Mandela viveu alguns anos antes da sua prisão e também a própria prisão onde ficou alguns anos, por causa da sua incessante luta contra o Apartheid.
Seguindo a viagem, passamos por Eswatini, antiga Suazilândia (parte da África que foi colonizada pelo Reino Unido), depois Tanzânia, passando pelas cidades de Stone Town, Arusha e Moshi. Em Arusha visitei os povos de etnia denominada Massai e Visitei também os Parques Florestais, as famosas savanas. Mostro abaixo fotografias que fiz ao longo dessa viagem.
Ainda pretendo visitar outros países africanos antes da minha volta ao Brasil. Assim este relato deverá ter uma segunda parte.
Maria Auxiliadora Pereira
20/01/2026
Nenhum comentário:
Postar um comentário