segunda-feira, 2 de setembro de 2013

TEORIAS SOBRE A SOCIOLOGIA E O MEIO AMBIENTE


  
SOCIOLOGIA DO MEIO AMBIENTE
 
  Um grande foco de análise para a sociologia na sociedade pós-industrial, pós-moderna ou contemporânea em que vivemos neste início de século XXI são os conflitos socioambientais. Partindo-se de uma análise metodológica  da sociologia do meio ambiente ou socioambiental, a implantação e o trabalho do Jornal O Ecoambiental busca argumentar e dar visibilidade aos caminhos possíveis de construção da sustentabilidade.
 
   O Brasil pela nossa singularidade e diversidade cultural vem trilhando um caminho original, verde e amarelo, pluri etnico de cidadania socioambietal. Estaremos recapitulando parte da história de construção do saber sociológico como forma de contribuir com outras ciências, saberes e culturas para a construção do Brasil sustentável que queremos. Esta proposta de teorização vem de encontro a fazermos uma retrospectiva histórica de conceitos, teorias, saberes que podem ganhar significação se agirmos, construirmos uma práxis visando a resolução dos problemas socioambientais que se agravam em nossa sociedade.
 
   Uma questão básica, inicial é a conceituação do que é sociologia, sociologia ambiental. Como existem várias propostas metodológicas dentro da sociologia vamos argumentar sobre algumas.
 
O QUE É SOCIOLOGIA
 
  
   "A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.
   Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos(as). Cobrindo todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —, a sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber. Entretanto, os maiores interessados na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente são o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica, e a sociedade civil organizada (movimentos sociais por exemplo).
    Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da sociologia transformar as malhas da rede com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações sociais e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais. 
 
   A sociologia ocupa-se, ao mesmo tempo, das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizações teóricas; e também se interessa por eventos únicos sujeitos à inferência sociológica (como, por exemplo, o surgimento do capitalismo ou a gênese do Estado Moderno), procurando explicá-los no seu significado e importância singulares).” (Wikipédia)
 
O QUE É A SOCIOLOGIA AMBIENTAL
 
 
“Sociologia Ambiental é um ramo da sociologia que se dedica ao estudo sociológico da vida social e das interações ambientais. Teve um grande desenvolvimento da década de 70, com o crescente das preocupações ambientais." ( Wikipédia )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário