domingo, 10 de janeiro de 2010

ARTIGO DE ÂNGELA REGINA PILON VIVARELLI

    A norueguesa Gro Brundtland era presidente da Comissão para o Meio ambiente da ONU em 1987 quando usou o termo sustentabilidade em um relatório intitulado “Nosso Futuro Comum”.
  Se, inicialmente suas palavras soaram ingênuas e utópicas parecendo contrariar a lógica do lucro, hoje vemos muitas empresas conscientes de que não sobreviverão se não tiverem condutas sustentáveis.
  Sendo a sustentabilidade um conceito sistêmico que integra e correlaciona diversos aspectos, podemos antever que seu maior desafio será manter o equilíbrio ao longo do tempo.
  Observando a natureza, podemos constatar que seu poder de perpetuação está em grande parte na recriação e na renovação:
- Existe algo mais vulnerável e delicado do que uma flor? No entanto ela guarda o segredo da semente.
 Com o conceito de resistência Pacífica Gandhi influenciou quase todos os movimentos mundiais pela Paz. Sua “semente ” de um novo conceito sobre paz percebia além dos paradoxos quando aliava o silêncio de uma prece ao discurso de mobilização e afirmava a liberdade demonstrando a interdependência entre as pessoas.
   Muitas pessoas e instituições bem intencionadas acabam fracassando quando a linha do tempo se mostra inexorável. Muitas ONGs e redes sociais conscientes se extinguem pelas mesmas causas que buscavam transformar:
- Fragmentam a realidade na medida em que valorizam só o que seus olhos vêem e passam a atribuir valores baseados nesta percepção precária. Não conseguem suportar os paradoxos, a ética mais profunda das escolhas, sacrifícios e a visão do outro “diferente” (as vezes diametralmente...)
  Quando nos tornamos mais generosos em nossos julgamentos percebemos que o outro é o espelho pelo qual podemos nos enxergar e que ele se torna mais fosco quanto mais nos relacionamos em termos de dicotomias, hierarquizações e exclusões.
   Sugiro que nos enriqueçamos com o diferente, estabelecendo uma aliança de participação de sua realidade diversa, só assim se abrirá espaço de humilde sabedoria onde a convivência harmoniosa será possivel.
   Estudando o equilíbrio ecológico do planeta, vemos uma grande fraternidade onde harmoniosamente estão unidas as diferentes formas de vida, devemos nos inspirar nesse mesmo sentimento de fraternidade para termos a possibilidade de um futuro mais justo e feliz.


Angela Regina Pilon Vivarelli

Um comentário:

  1. Angela
    Parabéns pelo texto.
    Bom ver nossas ideias disseminadas, não é?
    Bj

    ResponderExcluir