quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL



Depois de duas edições bem-sucedidas como projeto-piloto, o NAS ONDAS DO AMBIENTE amadureceu e se transformou num ousado programa de política pública de Educomunicação* Socioambiental, o primeiro a ser implementado no estado do Rio de Janeiro.  Nesta nova etapa de vida, o programa desenvolverá três novos projetos - além de dar continuidade ao precursor Radio@Escola.Com . O objetivo é dar oportunidade a mais pessoas de terem acesso democrático à produção e difusão de informações, utilizando de forma criativa os meios de comunicação.
     O programa  NAS ONDAS DO AMBIENTE começa a ser gerado em 2007, ainda como projeto-piloto Radio@Escola.Com,  para atender 183 escolas da rede pública estadual,  contempladas com equipamentos de rádio do Ministério da Educação, através do Programa de Ensino Médio (PROMED).  Entre 2007 e 2008 o Radio@Escola.Com  passou por 48 Unidades Escolares (UEs), somente na capital, totalizando 360 participantes (professores, estudantes e comunicadores comunitários) de oficinas de técnicas radiofônicas e temas socioambientais. (Veja o histórico)
  O Radio@Escola.Com atenderá um público três vezes maior e chegará a 136 escolas espalhadas por todos os municípios do estado.  A meta é capacitar diretamente mais de 1.200 pessoas (estudantes e professores do Ensino Médio, comunicadores comunitários e lideranças locais). O alcance indireto do projeto, no entanto, é inimaginável: uma estimativa de 1,2 milhão de pessoas, levando-se em conta todos os alunos que escutarão os programas gerados pela rádios das UEs,  além dos ouvintes das rádios comunitárias, localizadas no entorno das escolas.
    O programa lança ainda três novos projetos que consolidarão a proposta de  Educomunicação Socioambiental:
- Animação de Rede: acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas rádios escolares e comunitárias, ligadas ao projeto Rádio@Escola.Com, com o objetivo de esclarecer dúvidas e favorecer a troca de experiência entre estudantes, professores, comunicadores comunitários e lideranças locais.  Este projeto fortalece a formação da Rede de comunicadores ‘Nas Ondas do Ambiente’, estimulando os participantes do Radio@Escola.Com, inseridos em suas comunidades, a continuarem produzindo e editando programas com sua própria perspectiva, a respeito de tudo que acontece no dia a dia da região, seja positivo ou negativo. A veiculação deste material nas rádios das escolas e nas rádios comunitárias propicia uma comunicação ativa, promove o diálogo e dá voz às comunidades.
- Nas Ondas da Mata Atlântica: em 2009, o projeto chegou à região da serra da Bocaina (Angra dos Reis e Paraty), envolvendo comunidades tradicionais da Costa Verde (quilombolas, caiçaras, indígenas e caipiras) e unidades de conservação. O objetivo é facilitar a comunicação e o diálogo entre integrantes dessas comunidades, por meio de técnicas de radiodifusão e de audiovisual, priorizando conteúdos relacionados à Mata Atlântica, e incentivando a gestão participativa no local. No próximo ano, o projeto será estendido às unidades de conservação dos mosaicos da Mata Atlântica Central Fluminense, da Serra da Mantiqueira e da região metropolitana do Rio.
- Rádio Quintal: Comunicação Limpa e Despertar Ecológico – o projeto prevê a produção de programas de rádio, desenvolvidos por profissionais de Comunicação, com uma abordagem inovadora e divertida (radionovela) dos temas que envolvem as questões socioambientais e a vida prática de uma comunidade. Prevê, ainda, a produção de entrevistas com profissionais da área Ambiental. O material será distribuído nas rádios em atividade nas escolas e  rádios comunitárias,  além de ser veiculado em sites.
   O programa NAS ONDAS DO AMBIENTE - resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado do Ambiente (SEA), de Educação (SEEDUC), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e do Viva Rio - é financiado pelo Fundo Estadual de Conservação e Desenvolvimento Urbano- FECAM. ( Por  SEAM -  RJ ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário