quarta-feira, 17 de março de 2021

A ÁRVORE QUE DEU ORIGEM AO NOME BRASIL


  A identidade do Brasil está ligada inexoravelmente ao meio ambiente, pelas belezas naturais que aqui são encontradas e ainda pelo fato do nome do País estar ligado a uma arvore o "pau-brasil"  Saber valorizar as árvores, os recursos naturais, os seres humanos que habitam o Brasil é uma tarefa de educação socioambiental permanente. Plantar e cuidar de árvores educa. Religa cada brasileiro e brasileira a uma  identidade de proximidade com a natureza. 
 A campanha de plantio de árvores do Jornal Oecoambiental é permanente. Convidamos a todas as pessoas a valorizarem e cuidarem melhor dos recursos naturais, das árvores.



Árvore "pau-brasil - Paubrasilia echinata" - Praça Floriano Peixoto - BH - MG
Foto: Jornal Oecoambiental

   O pau-brasil é uma árvore típica da Mata Atlântica (Paubrasilia echinata) e que no século XVI era conhecida pelos índios tupis de ibirapitanga. É uma árvore que pode alcançar até 15 metros e possui galhos com espinhos. 

  A origem do nome é controversa, porém há um certo consenso entre historiadores de que a resina que se encontra no interior da madeira, que possui um tom avermelhado, faz referência a "brasil". O termo "brasil" e suas variações tem origem no termo latino "brasília" cujo significado é "cor de brasa", ou "vermelho"..  Esta resina gerada pela árvore pau-brasil era utilizada para produzir um corante para tingir tecidos.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário