quarta-feira, 21 de setembro de 2022

DIA DA ÁRVORE - 21 DE SETEMBRO

 

DIA DA ÁRVORE


 

   As árvores: protetoras da humanidade, da biodiversidade, do equilíbrio e harmonia ambiental da Terra. Diante os desafios da crise climática, as árvores necessitam de mais cuidados por parte da humanidade. O desmatamento, queimadas e ações predatórias contra o meio ambiente colocam em risco este bem natural que traz beleza, sombreamento;  as árvores evitam erosões, aumentam a umidade do ar, reduzindo temperaturas, produzem frutos, possuem propriedades medicinais,  melhoram a qualidade de vida dos seres humanos e propiciam inúmeros benefícios para  todo o planeta.



   O Jornal Oecoambiental, através do Projeto Replantar, vem trabalhando no plantio de árvores, na conscientização da população sobre a importância de plantarmos mais árvores e cuidarmos para que possam ser mais valorizadas no meio urbano e rural.



   A Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, clama pelo fim do desmatamento predatório. Todos os biomas brasileiros merecem projetos e ações de valorização das árvores e de uma educação socioambiental que conscientize toda à população de que plantar árvores, além de contribuir para o combate ao aquecimento global, a desertificação, assoreamento dos rios, secas, melhora a qualidade de vida nos centros urbanos, uma vez que a maior parte da população vem se concentrando em áreas urbanas. As presentes e futuras gerações necessitam incluir as árvores como um dos pilares da construção da sustentabilidade,  que nos conectam à nossa melhor essência humana, que busca se harmonizar com a  natureza.  É necessário replantar árvores que estão sendo suprimidas pela expansão urbana desordenada, sem respeito ao meio ambiente. Cada vez mais cidades ficam cercadas de concreto com poucas áreas verdes e parques que estão sem manutenção adequada.  Conter a mineração predatória nas proximidades de cidades, que  colocam em risco a população pelo constante pesadelo de barragens esgotadas e podem, em curto espaço de tempo, levar a escassez hídrica, em cidades como Belo Horizonte. No meio rural, a agrofloresta é um excelente  caminho de construção da sustentabilidade. 

   Plantar árvores é sinônimo de valorização da vida, da biodiversidade, de resgate de nossa essência de espécie humana,  parte da natureza, que deve saber cuidar e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário