Em dia mundial, ONU-Habitat estimula
debate sobre como melhorar a vida nas cidades
- O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) celebra nesta segunda-feira (5) o Dia Mundial do Habitat, uma das datas-chave dentro do Outubro Urbano, cujo objetivo é estimular o debate entre diversos setores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos.
- O Dia Mundial do Habitat 2020 é uma oportunidade de ampla participação em uma discussão global sobre o impacto transformador da COVID-19 no setor de habitação e de como explorar melhores formas de construir nossas sociedades, potencializando o papel da habitação como catalisador para a progressiva garantia dos direitos humanos e como uma base para o bem-estar das pessoas.
Fonte: ONU - Brasil
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) celebra nesta segunda-feira (5) o Dia Mundial do Habitat, uma das datas-chave dentro do Outubro Urbano, cujo objetivo é estimular o debate entre diversos setores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos.
Este ano, em comemoração ao dia, foi realizado o evento “Aula Magna: habitação para todas e todos”, cujo vídeo está disponível no canal Circuito Urbano no YouTube.
O objetivo do Dia Mundial do Habitat é refletir sobre o estado de nossas cidades e sobre o direito básico de todos a uma moradia adequada. A data também se destina a lembrar o mundo de que todos nós temos o poder e a responsabilidade de moldar o futuro de nossas cidades.
O Dia Mundial do Habitat foi estabelecido em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas por meio da Resolução 40/202, e foi celebrado pela primeira vez em 1986. Ele ocorre todos os anos na primeira segunda-feira de outubro.
O The Global Observance, evento global organizado por uma cidade diferente a cada ano, é o foco da celebração da data. Este ano, o evento organizado pelo ONU Habitat em parceria com o governo da Indonésia será sediado na cidade de Surabaya, na Indonésia, e terá duração de dois dias. A programação completa pode ser encontrada na site www.urbanoctober.unhabitat.org/whd.
O Dia Mundial do Habitat 2020 é uma oportunidade de ampla participação em uma discussão global sobre o impacto transformador da COVID-19 no setor de habitação e de como explorar melhores formas de construir nossas sociedades, potencializando o papel da habitação como catalisador para a progressiva garantia dos direitos humanos e como uma base para o bem-estar das pessoas.
As questões relativas à habitação devem estar no centro do desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. A atual pandemia trouxe à tona o paradoxo da habitação: em uma época em que as pessoas precisam urgentemente de moradia, milhões de apartamentos e casas permanecem vazios.
O objetivo geral da Aula Magna foi apresentar o panorama global da habitação no mundo lusófono, seus principais desafios, e conceitos sobre habitação inclusiva, acessível e adequadas, além de proporcionar um debate entre especialistas sobre o tema dos países lusófonos do Sul Global (Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).
As informações sobre o Dia Mundial do Habitat Brasil e sobre os demais eventos do Circuito Urbano estão no site www.circuitourbano.org. Todos os eventos são abertos ao público e transmitidos online no canal do Youtube.
Circuito Urbano
O Circuito Urbano é uma iniciativa do ONU-Habitat no Brasil para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores que abordem temas urbanos no âmbito do Outubro Urbano.
Este ano, o Circuito Urbano se centrará no tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona” e os eventos poderão abordar como subtemas as questões trazidas pelo Dia Mundial do Habitat e o Dia Mundial das Cidades. Serão mais de 180 eventos com mais de 1000 panelistas participantes.
Sobre o ONU-Habitat
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável e promove a moradia adequada para todas e todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário