quinta-feira, 22 de outubro de 2020

VINHOS ORGÂNICOS - VINÍCOLA EMILIANA

 OS VINHOS ORGÂNICOS ESTÃO EM SEU MELHOR MOMENTO DEVIDO AO SURGIMENTO DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

    Estes tipos de vinhos detêm atualmente 3,5% do mercado vitivinícola. Espera-se que 1 bilhão de garrafas sejam vendidas em 2023



   Uma das tendências de consumo que vem se consolidando fortemente, há alguns anos, é a de produtos orgânicos, e o vinho não foge à regra.



  Embora esta categoria detenha apenas 3,5% do mercado mundial de vinhos, o seu consumo tem vindo a aumentar, e a prova disso é que, em 2013, foram comercializadas 441 milhões de garrafas de vinhos biológicos, mas prevê-se que em 2023 o número aumente para um trilhão.

    Embora tenha começado na Europa, onde os consumidores são mais exigentes em relação às condições de produção e às práticas de sustentabilidade das empresas, essa tendência vem ganhando força nos países da América Latina.

“Começamos na Europa, que ainda é o nosso mercado mais consolidado, mas a Ásia e a América Latina têm crescido 20% ao ano, a ponto de a América Latina ser o continente com maior crescimento para nós”, explica Alejandro Smith, gerente de exportação para Latam da Emiliana Organic Vineyards, a maior vinha orgânica do mundo.

  E é que apesar de existirem muitas falsas crenças que associam orgânico ao hippie ou a uma moda da elite urbana, esses produtos são sinônimos de processos de fabricação rigorosos, exigidos pelos requisitos de acesso às certificações de produtos , e o mito de que os vinhos, por serem orgânicos, são mais caros ou de qualidade inferior que os tradicionais, desmoronou.

“Começamos a migração para o orgânico em 1998 por preocupação com a saúde de nossos trabalhadores, estaria mentindo se dissesse que havia uma visão empresarial naquela época. Porém, quando vimos que ganhamos o prêmio de melhor vinho chileno em uma degustação às cegas com nossa primeira safra, entendemos que era possível fazer um produto orgânico de excelente qualidade, e o próximo desafio era diminuir os custos de produção. Hoje conseguimos equilibrar o campo e competir em igualdade de preços em todas as categorias e nossa linha Adobe, com a qual queremos democratizar o vinho orgânico, já possui 11 variedades e representa 80% da nossa produção ”, disse Smith. Isto representa um volume importante, considerando que a vinha tem 1.200 hectares plantados e produz entre 10.000 e 12.

OS CONTRASTES

“O mercado de vinhos orgânicos vem crescendo a uma taxa anual de 20% na América Latina, é o continente que mais cresce no mundo.” Alejandro Smith Gerente de Exportação Latam de Emiliana.

Agora, com a pandemia, a demanda por produtos saudáveis, limpos e certificados, feitos sob as mais rígidas práticas de sustentabilidade ambiental, está aumentando, então os produtores de vinho orgânico esperam que a demanda por seus produtos continue a crescer de forma constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário